quarta-feira, outubro 11, 2006

Conflitos Internos

Antes tarde do que nunca! Acabei de conferir o elogiado policial chinês Conflitos Internos (2002) em DVD. Às vésperas da estréia de Os Infiltrados (2006), a versão americana de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson, não seria justo deixar de lado a fonte original.

É duro admitir, mas com a hegemonia americana nas salas de cinema de todo o mundo, filmes como Conflitos Internos não recebem o público que merecem. Basta dizer que o longa de Andrew Lau e Alan Mak é um dos melhores policiais dos últimos anos. E isso não é pouca coisa! Talvez o último grande filme do gênero seja Fogo Contra Fogo (1995), de Michael Mann, que recentemente decepcionou com Miami Vice (2006).

Lançado em DVD no Brasil pela Buena Vista Home Entertainment, Conflitos Internos precisa ser descoberto nas locadoras! O filme trata com perfeição o conceito de bem e mal na história de dois homens em lados opostos da lei. Chan (Tony Leung) é um policial infiltrado no perigoso círculo criminoso da Tríade, enquanto Lau (Andy Lau) é um espião da gangue em ascensão no Departamento de Polícia. Ambos são consumidos por seus disfarces e lidam com suas personalidades entre a ética e o dever. Não demora muito para um ser obrigado a caçar o outro.

Os diretores tratam o tema como se o bem e o mal fossem apenas pontos de vista diferentes – nada de lados bem definidos. Quem trilha o mau (ou o bom) caminho, acredita que está do lado certo. Sendo uma visão correta ou não, os diretores conseguem fazer você acreditar nela. Além de bons contadores de história, eles sabem montar um filme como poucos. A edição favorece o clima tenso de uma produção clássica do gênero e alia isso ao estilo dos tempos atuais – sem deixar cair na fácil tentação de transformar o filme em um verdadeiro videoclipe. Ou seja, em cada frame dá para entender a admiração de Scorsese pelo longa. A montagem de Conflitos Internos remete ao trabalho do diretor lá atrás em plena década de 70. Todo esse cuidado de Andrew Lau e Alan Mak faz de Conflitos Internos, um filme ousado e direto como Hollywood apresentava naquela época.

Será interessante ver o que Scorsese vai aprontar com esse material. Com estréia marcada para o dia 10 de novembro nos cinemas brasileiros, Os Infiltrados pode ser superior (ou não) ao original, mas é um crime para qualquer cinéfilo deixar esse DVD pegar poeira nas locadoras.

Conflitos Internos (Infernal Affairs/Mou gaan dou, Hong Kong, 2002)
Direção: Andrew Lau e Alan Mak

Elenco: Tony Leung, Andy Lau, Eric Tsang e Anthony Wong

4 Comments:

At 8:45 PM, outubro 12, 2006, Anonymous Anônimo said...

Adorei o texto! Parece que esse filme do Scorcese promete... E eu queria ir ao cinema nas férias, mas os filmes que eu queria ver saíram todos! :(
Bjussssss!

 
At 1:49 PM, outubro 16, 2006, Anonymous Anônimo said...

Martin Scorsese não viu "Conflitos Internos". Aceitou fazer "Os Infiltrados" como projeto de encomenda, sob o jugo de um estúdio (Warner), que com o roteiro já pronto, saiu por aí e catou alguém que quisesse dirigí-lo.

 
At 3:34 PM, outubro 26, 2006, Anonymous Anônimo said...

É incrível como os filmes chineses-japoneses-coreanos-do resto do mundo só chegam a nós quando são refilmados por americanos. É a força da máquina, né.. já dizia o Alckmin. rs

 
At 3:34 PM, outubro 26, 2006, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 

Postar um comentário

<< Home