sexta-feira, novembro 09, 2007

Hollywood ataca Guerra do Iraque nas estréias do mês


Hoje é a estréia mundial de Leões e Cordeiros, primeiro filme da United Artists comandada por Tom Cruise. A direção é de Robert Redford, que sempre foi melhor como astro do que cineasta. Seu filme mais interessante como diretor é Quiz Show - talvez o único que mereça elogios. Mas Redford sempre foi um crítico feroz das grandes presepadas americanas. Com a Guerra do Iraque em andamento, ele não poderia ficar calado.

A principal estréia do final de semana vale pela reunião dos grandes nomes Robert Redford (o ator), Meryl Streep e Tom Cruise. Em Leões e Cordeiros, o diretor tenta compreender a guerra dos EUA contra o terrorismo. Ao lado de outro filme em cartaz, O Preço da Coragem, o espectador pode começar a analisar o que Hollywood pensa sobre o tema. Um ponto interessante em Leões e Cordeiros é o roteiro de Matthew Michael Carnahan, que também assina O Reino, mais uma produção a discutir a Guerra do Iraque que chega aos cinemas ainda este mês.

Está prevista para novembro, a estréia de No Vale das Sombras, belo filme de Paul Haggis sobre um pai que investiga o desaparecimento do filho, que acabou de retornar do Iraque. Novembro é o mês desse pacote, que não pára aqui.

Outros filmes a abordar o conflito no Oriente Médio são Charlie Wilson's War, de Mike Nichols, e Rendition, de Gavin Hood. Mas esses só devem chegar ao Brasil no ano que vem. Sem falar em O Caçador de Pipas, que não é sobre a guerra, mas que também pode ser encaixado nesse cenário.

Perguntinha sobre Leões e Cordeiros: A atuação de Tom Cruise no momento do trailer em que ele fala "Yes or No? Yes or No?" não parece o mesmo Tom Cruise de Questão de Honra gritando "I want the truth!"?

22 Comments:

At 3:53 PM, novembro 09, 2007, Blogger Romeika said...

Não vi "Questão de Honra" e não gosto muito do Cruise, mas isso foi só uma comparação inofensiva ou uma ironia?

De qualquer maneira, o filme não estreou aqui:-( Bleh.

 
At 3:55 PM, novembro 09, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Ent�o n�o � estr�ia mundial????

Bom, eu gosto dos filmes que o Tom Cruise costuma escolher. Mas n�o acho que a Academia deve um Oscar pra ele. Admito que fui ir�nico.

Bjs!

 
At 5:01 PM, novembro 09, 2007, Anonymous Anônimo said...

Hehehe, gostei da ironia. O Tom Cruise se repete muito mesmo, mas não somente acho que a Academia lhe deve um Oscar, como acredito que deveria ter ganho em duas oportunidades: "Jerry Maguire" e "Magnólia". "Leões e Cordeiros" está tendo péssimas críticas, não esperava por isso. Tem mínimas chances nas premiações. Já "O Preço da Coragem" vale pela Angelina Jolie. Enfim, resta agora alguma expectativa por "No Vale das Sombras" e "O Caçador de Pipas".

Abraço!

 
At 5:04 PM, novembro 09, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Mas, Vinicius, vc não concordou com a vitória de Geoffrey Rush, por SHINE?

Abs!

 
At 5:30 PM, novembro 09, 2007, Anonymous Anônimo said...

Não, não concordo, aliás considero um filme mediano e só - a atuação dele é ótima, pode até ter merecido o Oscar, mas preferia bem mais o Tom Cruise...

Abraço!

 
At 6:24 PM, novembro 09, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Bom, eu te confesso que adoro "Jerry Maguire". Aliás, foi um ano esquisito nas premiações. E eu concordo com vc. O Oscar poderia ser do Tom Cruise naquele ano. Meu voto foi pra ele. Só não fico com a sensação de que cometeram uma grande injustiça. Os candidatos eram bons.

Gosto da atuação do Geoffrey Rush e do Woody Harrelson, de "O Povo Contra Larry Flynt". Aliás, fiquei muito bravo pq o filme do Milos Forman não foi indicado. Foi o meu favorito daquele ano. E acho "O Paciente Inglês" um saco. Meu segundo favorito era "Jerry Maguire" e, depois, "Fargo".

Abs!

 
At 8:32 PM, novembro 09, 2007, Blogger Kamila said...

É o cinema fazendo o seu papel de ajudar-nos a entender o mundo em que vivemos.

Quero assistir a todos os filmes citados no post. Pena que, nem sempre, os cinemas natalenses colaboram.

Bom final de semana!

 
At 10:24 PM, novembro 09, 2007, Anonymous Anônimo said...

Bom post, realmente interessante. São todos filmes que me chamam atenção e quero ver todos. Dos que mais quero ver, estão No Vale das Sombras e O Caçador de Pipas. Leões e Cordeiros vejo esse fim de semana e espero que o filme de Jolie chegue por aqui, pois não chegou em nenhum lugar ainda no estado. Rendition e Charlie Wilson War também parecem ser fantásticos.

Ciao!

 
At 12:03 AM, novembro 10, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

O melhor filme do ano!

 
At 3:20 AM, novembro 10, 2007, Blogger Alexsandro Vasconcelos said...

Eis um filme que estou apostando minhas fichas. Creio que será a estréia do ano. Vou procurar assistir esse fim de semana.

Não assisti Questão de Honra, então não posso falar da atuação do Cruise. Se bem que ele não varia muito de um papel para o outro. É como se fosse um Nicolas Cage evoluído. hehe

Faltou O Cheiro do Ralo na enquete!

Abraço

 
At 8:18 AM, novembro 10, 2007, Blogger Romeika said...

Acho que é estréia mundial, sim, Otávio, pq estreou em quase todo o resto do país menos aqui na vila onde eu moro rsrsrs..

 
At 10:26 AM, novembro 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Kamila, espero que os filmes cheguem logo a Natal. Já estreou O PREÇO DA CORAGEM?

Obrigado, Wally! Eu vi NO VALE DAS SOMBRAS e gostei muito. Para mim, esse grupo de filmes começou bem.

Cassiano, parece que vc adorou o filme. Espero gostar também.

Alexsandro, acho que o Nicolas Cage não escolhe bons roteiros como o Tom Cruise. É só ver a lista de diretores com quem Cruise andou trabalhando nos últimos anos e comparar com a do Nicolas Cage. A coisa está feia pra ele :)

Romeika, espero que o filme chegue logo aí. Putz! Escrevi a mesma coisa que escrevi pra Kamila...

 
At 10:37 AM, novembro 10, 2007, Blogger Diego Almeida said...

Olá Otávio!

Cara, adorei seu blog. Sou fã de cinema também, mas acabei de lançar um blog sobre séries, o Prime Time (http://primetimebr.blogspot.com/) e gostaria de saber como faço para divulgar meu blog no seu. É só trocar links para fazer a parceria? Aguardo resposta.

Abraços,

Diego.

 
At 6:33 PM, novembro 10, 2007, Blogger Victor said...

Eu espero que "Leões e Cordeiros" seja sim um bom filme, porém não espero mais que isso realmente.

Aguardo muito mais por "Charlie Wilson War" e "O Caçador de Pipas".

E eu gosto do Tom Cruise, mas parece que só exite um tipo de papel pra ele, e não é o de um drama como esse, ele tá mais pra "Minority Report"...hehe


Abs!!

 
At 8:52 AM, novembro 11, 2007, Blogger Chart Smart said...

Nice Blog :)

 
At 11:39 AM, novembro 11, 2007, Blogger Wiliam Domingos said...

Eu apostei muita confiança nesse filme...mas não sabia das péssimas críticas que começou a receber!
Mesmo assim não vou deixar de conferir...gostei do clima entre Streep e Cruise, pelo trailer!
Abraço! (Mr. Mestre Pedro Almodóvar no Eco Social!)

 
At 4:15 PM, novembro 11, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

De todos os filmes do pacote, o que realmente gostaria de assistir é "No Vale das Sombras" e "Redacted" - que deve chegar no próximo ano por aqui.

Acho interessante ver que o cinema internacional ande abordando este tema, mas espero que nenhum dos filmes caia na monotonia que o gênero, de vez em quando, costuma derrapar.

E Tom Cruise é um bom ator!

 
At 6:29 PM, novembro 11, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, também não achei grande injustiça o Geoffrey Rush ganhar - como disse, ele tem uma ótima atuação, só acho que era o momento do Tom Cruise. E ainda tinha o Woody Harrelson, bem lembrado! Aliás, "O Povo Contra Larry Flynt" é maravilhoso e merecia muito mais a indicação do que "O Paciente Inglês"...

Abraço!

 
At 9:20 AM, novembro 12, 2007, Blogger Kamila said...

Ainda não estreou "O Preço de uma Coragem" por aqui. Infelizmente... Assim como "Piaf - Um Hino ao Amor".

 
At 10:22 AM, novembro 12, 2007, Blogger Heloísa said...

Eu gostei do filme. Achei algumas coisas clichê demais, mas daria umas 3 estrelas... E o Tom.. bom, sabe aquela sensação de que eu já vi esse papel em algum outro filme? Talvez ele esteja interpretando ele mesmo.... Bjs

 
At 2:34 PM, novembro 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Diego, seja bem-vindo! Vou colocar seu link ali do lado direito.

Victor, William e Heloisa, eu vi o filme e não gostei. A crítica está aí no alto.

Kamila, não desista.

Alex, o Tom Cruise é um grande astro. Espero que ele salve a United Artists.

Vinicius, O POVO CONTRA LARRY FLYNT foi o melhor filme daquele ano.

Teri, thanks! And welcome!

 
At 7:35 PM, novembro 12, 2007, Blogger Kamila said...

Otavio, isso está parecendo aquela propaganda: sou brasileira e não desisto nunca!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Beijos.

 

Postar um comentário

<< Home