sábado, abril 25, 2009

A única seleção que interessa


Quentin Tarantino, com Bastardos Inglórios, Pedro Almodóvar, com Los Abrazos Rotos, Lars Von Trier, com Antichrist, Park Chan-Wook, com Thirst, Jane Campion, com Bright Star, Alain Resnais, com Les Herbes Folles, Michael Haneke, com The White Ribbon, e Ang Lee, com Taking Woodstock, estão na lista de convocados para a disputa da Palma de Ouro na 62ª edição do Festival de Cannes, que começa dia 13 de maio. Oui, essa é a seleção mais importante do momento.

Entre os títulos fora de competição, destaque para Agora, de Alejandro Amenábar, The Imaginarium of Doctor Parnassus, de Terry Gilliam, Arraste-me Pro Inferno, de Sam Raimi, e Tetro, do sumido Francis Ford Coppola, mais conhecido hoje como o pai de Sofia. Na mostra paralela Um Certo Olhar, temos a presença do diretor brasileiro Heitor Dhalia, do ótimo O Cheiro do Ralo, com seu mais novo trabalho, À Deriva. E a produção é de Fernando Meirelles. Já o filme que terá a honra de abrir o festival é Up, a nova animação da Pixar.

No ano passado, o júri presidido por Sean Penn deu a Palma de Ouro ao francês Entre os Muros da Escola. Desta vez, a atriz Isabelle Huppert comanda os jurados do festival que termina dia 24 de maio.

Particularmente, achei a seleção oficial excelente. Ver Quentin Tarantino disputando novamente o prêmio que ganhou, em 1994, por Pulp Fiction, e que colocou seu nome na boca de qualquer fã de cinema, é um delírio à parte. Também estou muito curioso para saber como Park Chan-Wook tratou seu filme de vampiros, e como Penélope Cruz de Oscar na mão se sai sob a batuta de seu diretor favorito, Pedro Almodóvar.

Obs: Não perca a melhor cobertura diária do Festival de Cannes no blog do meu amigo Vinicius Pereira.

8 Comments:

At 4:18 PM, abril 25, 2009, Anonymous Anônimo said...

Ultimamente perdi um pouco de confiança no Festival de Cannes porque já vimos filmes muito discutíveis levando a Palma. Ano passado, felizmente, as escolhas foram super acertadas, desde o prêmio de atriz para a nossa Sandra Corveloni até a Palma para o excepcional Entre os Muros da Escola, na minha opinião o melhor filme a estrear no Brasil esse ano até então. O equívoco foi o prêmio de Direção para o pavoroso 3 Macacos. Fico feliz por ver Huppert à frente do Júri. Ela é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores atrizes que temos hoje.

Abraço.

 
At 6:39 PM, abril 25, 2009, Blogger Flávia said...

Esse pôster tá lindo!

Bjs

 
At 10:18 AM, abril 26, 2009, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Tarantino e Chan Wook Park ...

É PRA INFARTÁ!

E é bom ficar de olho por que vai aparecer ai nego pro Oscar ...












Tó falando cedo demais ... ehehehe

 
At 11:53 AM, abril 26, 2009, Blogger Gustavo H.R. said...

O Haneke ficou de fora!?

 
At 12:17 PM, abril 26, 2009, Anonymous Anônimo said...

Então, expectativa muito grande pra Inglorious Basterds!

O festival desse ano promete.

 
At 5:22 PM, abril 26, 2009, Anonymous Kamila said...

Eu adorei a seleção de Cannes, deste ano, e acho que o festival promete! Beijos!

 
At 9:22 PM, abril 26, 2009, Blogger Unknown said...

Eu gostei muito da seleção - com destaque para "Inglorious Bastards", "Taking Woodstock", "Los Abrajos Rotos" e "Antichrist" (que apesar de eu estar jurando ser furada há alguns dias, ando revendo meus conceitos).

Um abraço!

 
At 1:05 AM, abril 28, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Antes de mais nada valeu pelo comentário! A seleção de Cannes nesse ano está ótima como de costume, espero que os filmes mais aguardados correspondam às expectativas.

 

Postar um comentário

<< Home