segunda-feira, dezembro 25, 2006

O Amor Não Tira Férias

Há tempos que a roteirista e diretora Nancy Meyers tenta resgatar o cinema romântico. Não como em qualquer comédia do gênero que serve de veículo para Meg Ryans ou Sandra Bullocks, mas filmes feitos com o coração - algo cada vez mais em falta nessa Hollywood moderna.

Responsável por pérolas como Do que as Mulheres Gostam e, principalmente, Alguém tem que Ceder, Nancy Meyers entrega outro adorável presente para cinéfilos que, como ela, sentem que a sétima arte já não é mais a mesma. Em um mundo cínico, muitos pensam que o cinema também tem a obrigação de ser um espelho da realidade - chega de romantismo exagerado e viva a ironia. Hoje em dia, uma pitada a mais de sentimento é sinônimo de pieguice. Viva Nancy Meyers, que encara o cinismo com as armas perfeitas: o romantismo e a nostalgia.

Seu novo trabalho, O Amor Não Tira Férias, não é somente uma homenagem a um gênero que se perdeu, mas também relembra uma Hollywood que se foi - a figura do personagem do veterano roteirista interpretado com garra por Eli Wallach, que rende a cena mais emocionante do filme, comprova essa teoria. Nancy aproveita para homenagear esses mitos que fizeram do cinema o que ele é. A diretora se volta, principalmente, para grandes compositores como Ennio Morricone - citado por Jack Black no filme, tive a impressão de que Nancy permitiu que o compositor Hans Zimmer tocasse trechos de Era uma Vez na América (um dos mais belos trabalhos de Morricone) durante muitos momentos de O Amor Não Tira Férias. Posso estar enganado, mas a música parece estar lá. Outro ponto para Nancy.

Embora Cameron Diaz esteja em um território onde ela é perfeita - a moça não tem jeito em dramas - e Jude Law faça um homem que só existe em filmes de Frank Capra, O Amor Não Tira Férias pertence a talentosíssima Kate Winslet. Sua caracterização mostra ser impossível não se identificar com sua personagem - seja você homem ou mulher.

Por muitas vezes, o cinema pode ser sério, mas também pode ser romântico e divertido. Basta ser feito pela pessoa certa (e Nancy Meyers está no caminho certo). Claro que há clichês, mas o importante em O Amor Não Tira Férias é fazer o cinéfilo viajar na nostalgia, curtir um filme romântico da velha Hollywood e deixar qualquer um sair do cinema com um sorriso de orelha a orelha.

2 Comments:

At 5:21 PM, dezembro 31, 2006, Blogger Flávia said...

Amei esse filme! Divertido, romântico, meigo, emocionante. O elenco é ótimo e adorei a brincadeira com os trailers...
Jack Black é o máximo, Kate Winslet está ótima e Jude Law... que charme!

 
At 6:48 AM, março 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

Prazeroso e charmoso. Bom filme.

2.5/4 estrelas

 

Postar um comentário

<< Home