quinta-feira, julho 16, 2009

Primeiros pitacos no Emmy Awards

As indicações ao Emmy foram anunciadas nesta quinta-feira (veja aqui). 30 Rock lidera em 22 categorias, incluindo Melhor Série de Comédia, Atriz (Tina Fey) e Ator (Alec Baldwin). É recorde para o gênero - batendo a marca alcançada também por 30 Rock no ano passado, quando conquistou 17 indicações. Somando tudo isso à vitória na edição de 2008 na categoria principal, 30 Rock é (sem exageros) a série de comédia favorita dos americanos.

E olha que há um concorrente de peso: The Office. Ricky Gervais é genial, mas Tina Fey também é. Difícil afirmar qual é a melhor série, embora 30 Rock deva ganhar novamente. Aliás, Tina chegou à sua 12ª indicação ao Emmy, graças ao seu trabalho como Liz Lemon, em 30 Rock, e sua dedicação à Saturday Night Live, a eterna série de variedades, que coleciona 114 indicações desde 1975.

Ainda em Melhor Comédia, temos um fato curioso neste ano: A ácida Family Guy é a segunda série de animação a concorrer na categoria principal. A primeira? Os Flintstones! Sim, nem mesmo Os Simpsons chegou lá!

Em Melhor Atriz de Comédia, não vejo Tina Fey (30 Rock) perdendo esse prêmio. Ela merece, mas também gosto muito de Mary-Louise Parker, em Weeds. No mesmo gênero, mas entre os atores, destaque para o ótimo Jim Parsons, da adorável The Big Bang Theory, que foi lembrado. Mas acho que a estatueta sai de uma decisão óbvia entre Steve Carell (The Office), que é o meu favorito, e Alec Baldwin (30 Rock). Em Ator Coadjuvante de comédias, torço por
Jack McBrayer e Tracy Morgan, ambos de 30 Rock, mas a presença de Neil Patrick Harris, de How I Met Your Mother, nesta categoria é bizarra, afinal o cara será o apresentador da festa do dia 20 de setembro no Nokia Theatre, em Los Angeles. Entre as coadjuvantes mais engraçadas do ano, espero uma vitória de Jane Krakowski (30 Rock), fantástica desde os tempos de Ally McBeal, mas aposto em Vanessa Williams, por Ugly Betty.

Em Melhor Drama, com 16 indicações (mesmo número de 2008), o favorito é Mad Men. Deve ganhar, embora a presença de Lost, em sua melhor temporada em muito tempo seja irresistível. E não deixa de ser um apelo para capturar mais espectadores para a festa de entrega dos Emmys. Entre os atores dramáticos, a indicação de Simon Baker, de The Mentalist, parece piada. O sujeito só faz pose de comercial de perfume importado e termina no Emmy Awards. Fico feliz, no entanto, em ver Michael C. Hall (Dexter) e Hugh Laurie (House) entre os indicados. Mas gostaria de ver o excelente Gabriel Byrne (In Treatment) levando a estatueta. E um espacinho para Josh Holloway (Lost), entre os indicados, não faria mal a ninguém. É só lembrar da última cena de Sawyer na temporada. A sensação é de cortar o coração e é correto admitir que ele evoluiu como ator. Entre os coadjuvantes em drama, Michael Emerson, o Ben, de Lost, precisa ganhar. Ponto.

As favoritas ao prêmio de Melhor Atriz Dramática são Glenn Close (Damages), Sally Field (Brothers & Sisters) e Kyra Sedgewick (The Closer). Se não são, deveriam ser, afinal são as melhores. Entre as coadjuvantes em drama, Dianne Wiest (In Treatment) é a minha escolha. Mas fique de olho em Chandra Wilson, de Grey's Anatomy, e Cherry Jones, a Madam President, de 24 Horas.


Agora, vamos às esnobadas. Não entendi o desaparecimento de True Blood. Não tenho explicações para isso. Sorry. Mas as ausências nas principais categorias de 24 Horas, Grey's Anatomy, Desperate Housewives, Ugly Betty, assim como os cortes a Kiefer Sutherland, Katherine Heigl, Jeremy Piven, David Duchovny e America Ferrera mostram que o Emmy está pensando em séries novas. As pouquíssimas indicações a Lost também entram neste grupo. Concorde ou não, a Academia parece acreditar que chegou a hora de mudar (ou remodelar) a TV. E você? Está acompanhando?

6 Comments:

At 5:04 AM, julho 17, 2009, Blogger Jesse Custer said...

É a primeira vez que eu comento.
Você esqueceu de mencionar o ótimo Bryan Cranston. EU adoro Gabriel Byrne, vi todos os episodios de In Treatment. Mas Bryan Cranston merece de novo esse ano, se você visse Breaking Bad iria concordar.
Na categoria de coadjuvante de drama, você mal falou de Aaron Paul (Breaking Bad) e William Hurt(excelente como sempre) em Damages.
Pra mim, Glenn Close deveria ganhar. SUa atuação em Damages é unica. Veja a segunda temporada, o episodio em que ela bota o marido pra fora de casa. Olhe a reação dela e depois logo em seguida ela quebrando o copo na parede.
Cherry Jones é uma forte candidata. Kiefer Sutherland não estando concorrendo é literalmente uma piada.
Por mais q eu goste de Michael C. Hall e de Dexter, o Emmy não irá premiá-lo.
Eles deviam tirar do Emmy o Boston Legal, deixar espaço para os atores de Lost e Mad Men.

Parabenizando o blog mais uma vez pelas boas criticas, entro sempre e ja li todas mas nunca comento.Vou começar a mudar isso.Abraços...

PS:Dificil de acreditar, mais eu não vou com a cara de 30 Rock.Mesmo tendo Tina Fey.

 
At 9:26 PM, julho 17, 2009, Anonymous Kamila said...

Otavio, Tina Fey pode e deve perder. Muita gente aposta na vitória de Toni Collette. Eu discordo de tal previsão, mas tudo pode acontecer. O Emmy é imprevisível!

Beijos! Bom final de semana!

 
At 9:27 PM, julho 17, 2009, Blogger Bruno Soares said...

SNL é disparado o meu programa de TV predileto! Espero que vá além das indicações esse ano.

 
At 12:20 AM, julho 18, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Pois é. Um ano se passou e "30 Rock" continua a favorita absoluta. Tenho impressão que deve bater o recorde de vitórias para uma série de comédia por uma única temporada, veremos...

"Mad Men" é mesmo imbatível entre os dramas, apesar de "Lost" ter alguma chance.

Quanto ao esquema de votação, continuo achando que eles não gostam de séries estreantes e tem dificuldade de perdoar séries que deram uma escorregada em temporadas passadas (caso dessas que você citou).

 
At 3:17 PM, julho 19, 2009, Blogger fichagas said...

Josh Hartnett em Lost? Não seria Josh HOLLOWAY? rs

 
At 11:35 AM, julho 20, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

Verdaaaaade! Valeu, Filipe! Já corrigi!

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home