quinta-feira, abril 26, 2007

O maior vilão do cinema

Especial 30 Anos de Star Wars

Darth Vader é quase uma resposta unânime entre os cinéfilos quando surge a pergunta: “Qual é o maior vilão da história do cinema?”. Por muito tempo, George Lucas manteve um delicioso mistério sobre o homem por trás da máscara. Os fãs de Star Wars adoravam discutir o que teria levado o Jedi Anakin Skywalker a trair os amigos e abraçar o poder do Lado Negro da Força – peço desculpas, mas não consigo dizer ou escrever “Lado Sombrio”, afinal essa não era a tradução na minha época.

Em Guerra nas Estrelas (ou Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança), sabia-se que Vader exterminou os cavaleiros Jedi. Seu ex-mestre, Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) sobreviveu. No filme, ele se reencontra com Vader e morre durante um duelo travado com muito respeito entre os dois. Aos poucos, George revelou na tela a sua inspiração em Joseph Campbell, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal. Em O Império Contra-Ataca, George escancarou a verdadeira face de Star Wars. Não se tratava de uma simples aventura entre o bem e o mal, mas de mitologia. Para Campbell, "O vilão Darth Vader representa uma figura arquetípica. Ele é um monstro porque não desenvolveu a própria humanidade. Quando ele retira a sua máscara, o que vemos é um rosto informe, de alguém que não se desenvolveu como indivíduo humano. Ele é um robô. É um burocrata, vive não nos seus próprios termos, mas nos termos de um sistema imposto".


O mestre de Vader, o Imperador Palpatine (Ian McDiarmid), sabia que Luke Skywalker (Mark Hamill), o jovem aprendiz de Jedi deveria ser destruído ou, melhor, convertido ao Lado Negro. Em uma das revelações mais impactantes do cinema, Vader confessa a Luke que é seu pai. Mas por que? Ainda havia uma fagulha do velho Anakin escondida naquele traje negro? Ou Vader queria mesmo se unir a Luke para destruir o Imperador e dar seqüência a sua eterna ambição por poder? O momento assustou os fãs e transbordou mitologia na velha história do filho que destronaria o pai - como Zeus fez com Cronos, por exemplo.

Mas antes da confissão, Vader decepa a mão do próprio filho em um duelo impiedoso. Ele pode personificar o mal, mas os filhos também representam a redenção dos pais. Luke faz de tudo para que Vader volte a ser Anakin Skywalker em O Retorno de Jedi. Em 1999, George lançou A Ameaça Fantasma, o Episódio I. Não era mais a saga do herói, mas a do vilão. Sabíamos que Anakin era um homem bom, antes de se tornar o desfigurado Darth Vader. Mas ali começava a jornada do jovem aprendiz de Jedi (função que ganhou o nome de Padawan) rumo ao Lado Negro da Força, quando ele seria mais máquina do que humano e dono de uma respiração ininterrupta de gelar o sangue. Ali a imaginação de milhares de fãs sucumbiu à única versão de George Lucas para esse fato. Para o cineasta realmente é difícil agradar a todos os fãs de uma saga que virou domínio público. A tal Guerra nas Estrelas não foi somente um confronto entre dois lados definidos, mas principalmente a extensão de uma discordância política. Como esperávamos, Anakin é vencido por desejos de ganância e a busca pelo poder supremo. Mas o principal passo para o mal foi dado por causa do medo de perder quem ele ama. Coisas que acontecem no dia-a-dia. É uma pena que alguns conheçam a figura de Darth Vader somente pelos episódios I, II e III.

13 Comments:

At 7:13 PM, abril 26, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

"Mas antes da confissão, Vader decepa a mão do próprio filho em um duelo impiedoso."

Vale a pena mesmo conhecer TODOS os filmes da série - acho a trilogia original é infinitamente melhor que a moderna.

Otavio, fazendo uma comparação entre dois grandes vilões do cinema, Darth Vader e Hannibal Lecter, percebi que ambos foram apresentados ao público com a personalidade malvada já formada - e ambos serviram de fonte para que seus criadores (Lucas e Harris) voltassem nas histórias de suas origens.

abs!

 
At 7:37 PM, abril 26, 2007, Blogger Wiliam Domingos said...

É vergonhoso o que irei confessar pra você, mas eu infelizmente não vi a nenhum "Star Wars", na verdade não terminei de ver o primeiro...quase vi um!
O desinteresse veem do fato de eu não gostar de filmes espaciais, apesar de ter algumas exceções, além disso, comecei a sentir paixão pelo cinema há uns 5 anos atrás, portanto estes mais clássicos não conheco muito!
Mas preciso conferir a série completa de Star Wars, por ser um filme que serve de referência a todo momento!
Abraço
http://eco-social.blogspot.com/

 
At 8:09 PM, abril 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Aquela cena da revelacao fica na memoria mesmo... E como eu jah disse..eu morria de medo do Darth Vader quando eu era crianca rsrsrs.. (Eu jah tive medo ateh da cuca do sitio do pica-pau amarelo *lol* mas isso foi ha seculos atras..)

Vi no blog do Cassiano que vc vai ao encontro internacional de musica no RJ, jah comprou a passagem? Tomara que sim, nao soh o Morricone, mas o Santaolla e outros estarao lah, imperdivel! Depois vc escreve um texto aqui sobre tudo isso..

^^
Abs,

 
At 9:46 PM, abril 26, 2007, Blogger Flávia said...

Gosto muito da série, principalmente pelo uso que George Lucas fez de referências à mitologia na história. Fiquei curiosa com o livro do Joseph Campbell, parece muito interessante.

Bjs

 
At 9:03 AM, abril 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Darth Vader realmente detona! Gostei do teu blogue! Abraços!

 
At 10:03 AM, abril 27, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

O QUE É ISSO, QUEM ANDA VOTANDO NESSAS ENQUETES???

MONICA BELLUCCI NÃO É A ATRIZ MAIS SEXY DO CINEMA???

Scarlett Johansson não sobrevive até a mídia apagar em cima dela.

VOCÊS ESTÃO LOUCOS! VÃO ASSISTIR CLUBE DA LUTA!

 
At 10:40 AM, abril 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Vota nela aí, Cassiano!!!!

Obrigado, Ronald!

Pessoal, STAR WARS é mesmo fantástico! É como o Tulio disse, não se tratas apenas de filmes para se guardar em DVD. É para o coração.

E para quem aprecia ficção científica, mitologia, aventura, ação, e mais do que tudo, quem é aberto a todos os gêneros do cinema!

Abs a todos! E bom final de semana!

 
At 12:50 PM, abril 27, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Nem dá Otávio, a coitadinha tá em último, vou entrar com processo para anulação dessa enquete no STJ.

 
At 1:34 PM, abril 27, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, belo texto.

Não sei se Darth Vader é o maior vilão da história do cinema. Mas, com certeza, é um dos personagens mais importantes de todos os tempos.

Acho que, grande parte da mitologia em torno de "Guerra nas Estrelas", vem dele.

Bom final de semana!

 
At 6:44 PM, abril 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ah, eu votei no Darth Vader, que bom que ele venceu a enquete (também gosto muito do Hannibal Lecter). Quanto à atriz mais sexy, a Johansson deixa as outras no chinelo, hehehehe. Té mais!

 
At 7:28 PM, abril 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

Assino embaixo, Vinícius! Scarlett é das criaturinhas mais incrivelmente sexy que o cinema já viu!!!!!

abs!

 
At 11:24 AM, abril 29, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Diantes dos comentários de Túlio e Vinicius, vejo que sou um solitário e mudo aqui. Parabéns pela escolha, a revista PEOPLE concorda com vcs amigos, assim como toda a mídia!

 
At 10:14 AM, setembro 24, 2007, Blogger The Crow said...

Falarei em letras grandes:

STAR WARS - EPISÓDIO V: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA É SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES FILMES DA SAGA.

E É REALMENTE CURIOSO PERCEBER QUE, JUSTAMENTE OS MELHORES FILMES DESSA HEXALOGIA SÃO AQUELES QUE NÃO CONTAM COM A DIREÇÃO DE GEORGE LUCAS.

Incrível, não?

George Lucas é um execelente argumentista, roteirista, produtor e até mesmo fabulista. Mas NUNCA um bom diretor.

Até mais.

 

Postar um comentário

<< Home