segunda-feira, junho 25, 2007

As melhores aberturas do cinema

Lembra quando o cinema tinha aquelas aberturas estilosas? Demorava um tempão para o filme começar depois da imensa seqüência inicial de créditos e a pipoca já estava quase no fim... Não! Não foi a minha época.

Mas foi a época das aberturas gigantescas dos filmes do mestre Alfred Hitchcock ou das aventuras de James Bond. Hoje, quase não se vê isso. Às vezes, infelizmente, nem mesmo o título do filme aparece na tela. O cinema está cada vez mais voltado para o consumo rápido de seu principal público-alvo: o jovem.


Ainda assim, alguns filmes atuais também investem em longas aberturas com créditos que não acabam mais. De vez em quando, isso é muito bom. Ainda mais quando estamos na companhia de uma bela trilha sonora. Abaixo, um top 10 das minhas favoritas.

Touro Indomável é o "meu número 1" pela perfeição alcançada por Dan Perri na abertura da maior obra-prima de Martin Scorsese. Mas o principal motivo é a inclusão da Cavalleria Rusticana, que surge monumental em outro filme belíssimo - bem no fim de O Poderoso Chefão - Parte III. Veja as minhas favoritas:


1) Touro Indomável (1980)
2) Star Wars (1977)
3) Superman – O Filme (1978)
4) A Pantera Cor-de-Rosa (1963)
5) Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
6) O Sol é Para Todos (1962)
7) Batman (1989)
8) Seven (1995)
9) A Época da Inocência (1993)
10) Prenda-Me Se For Capaz (2002)

9 Comments:

At 6:06 PM, junho 25, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, uma boa abertura de cinema chega a ser quase tão interessante quanto os filmes.

Das que você citou, a de "Prenda-Me Se For Capaz" é a minha favorita. E, claro, as dos filmes de James Bond. :-)

 
At 6:56 PM, junho 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Gostei do post. Ainda não achei Touro Indomável para ver, mas as aberturas de Star Wars e Superman realmente são memoráveis. Gosto muito da de Pulp Ficiton (mesmo nao sendo tão comprido) com ótima trilha sonora.

Sobre o 4teto Fantástico, achei o primeiro fraquíssimo, eu esperava mais na época, muito bobo e ingênuo, mesmo oferecendo certa diversão descompromissada. Os melhores momentos ficaram com Chris Evans e os mais fracos com o sr. Fantástico. Enfim, não gostei muito. O dois to com um pé atrás, verei nos cinemas só se não estreiar mais nada...

 
At 8:50 PM, junho 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

A aberutura de Touro Indomável é muito boa! Uma que me vem sempre a cabeça é a de Clube da Luta, aquela apresentação das céluas nervosas e a trilha ficaram muito boas para o que vinha a seguuir. Outra recente que gosto demais é do 007 Cassino Royale. You Know My Name + aquela animação ficou muito bom.

 
At 1:32 AM, junho 26, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 3:18 AM, junho 26, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Abertura do "Se7en" é muito boa mesmo, ainda tem a abertura do "Clube da Luta", que é bem legal também. Mas o primeiro lugar da lista está em ótimas mãos (ou seriam luvas?) =D

Abraços!

 
At 10:01 AM, junho 26, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Otavio, Scorsese e Tarantino são mestres nisso. A de Os Bons Companheiros é genial.

 
At 4:54 PM, junho 26, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Cara,adoro aberturas!É sério!Até abertura de novela eu topo!rsrsrsrs
A de Superman é mesmo inesquecível assim como a do Batman,muito pelas trilhas de John Williams e de Danny Elfman.Quando há uma abertura bem feita o filme já me ganha.Não sei como tem gente q ainda pula a abertura,com os recursos do dvd isso ficou ainda mais fácil.Não sabem o q perdem!

 
At 6:57 PM, junho 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Poxa, infelizmente não me lembrei de muitas ao ler o post, mesmo que eu adore quando acontece!

Vou comentar só minha ultima decepção que foi a última abertura de James bond (Cassino Royale). Achei péssima.

 
At 1:41 AM, junho 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Acho que a abertura de "Touro Indomável" realmente é a melhor, inesquecível (e a música é maravilhosa). Não me recordo de muitas agora, mas gosto muito das aberturas dos filmes do Davidd Fincher, assim como a do último "007". A de "A Época da Inocência" é memorável (talvez seria meu 2º lugar), seguida pela de "Prenda-me se For Capaz".

 

Postar um comentário

<< Home