quinta-feira, junho 21, 2007

AFI ainda prefere Cidadão Kane


O American Film Institute divulgou sua lista atualizada dos 100 melhores filmes de todos os tempos. Lógico que Cidadão Kane, de Orson Welles, continua no topo, mas por quanto tempo esse clássico ainda será reverenciado como o "número 1"?

Digo isso porque muitos jovens cinéfilos costumam citar o "número 2" da atual lista da AFI: O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. Será que a primeira parte da saga dos Corleone é o filme mais adorado por uma geração vinda dos últimos 35 anos? E Cidadão Kane é mesmo um grande filme, mas nem considero como o melhor de Orson Welles (prefiro A Marca da Maldade). E o que quer dizer a expressão "Melhor Filme"? Cidadão Kane é extraordinário e foi definitivo para o cinema por causa das inovações de seu diretor. Logo na cena de abertura, a profundidade de campo foi usada intencionalmente. Isso foi novidade. Assim como usar e abusar do que acontecia numa cena em primeiro e segundo plano, além de experimentar a narrativa em flashback - elementos comuns no cinema dos anos seguintes. Cidadão Kane também
despertou a vocação de cineastas em vários críticos da revista francesa Cahiers du Cinéma (como François Truffaut).

De qualquer forma, os 10 favoritos da AFI (de um total de 100 filmes) são: Cidadão Kane, O Poderoso Chefão, Casablanca, Touro Indomável, Cantando na Chuva, E o Vento Levou, Lawrence da Arábia, A Lista de Schindler, Um Corpo que Cai e O Mágico de Oz.

Veja só: Entre os dez, somente dois filmes dos anos 70 (O Poderoso Chefão e Touro Indomável), nenhum dos anos 80 e apenas um da década de 90 (A Lista de Schindler). O que acontece com a qualidade dos filmes hoje em dia? A coisa está feia. E embora seja apenas uma lista de um grupo, ela reflete a situação do cinema atual. Hollywood gasta muito dinheiro e recebe ainda mais pelo retorno das bilheterias. Mas onde está a qualidade? É só analisar o "calibre" da maioria dos blockbusters de 2007. De 100 títulos, o AFI selecionou somente quatro produções dos últimos 10 anos: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (50º lugar), O Resgate do Soldado Ryan (71º), Titanic (83º) e O Sexto Sentido (89º). Onde vamos parar?

13 Comments:

At 5:03 PM, junho 21, 2007, Blogger Kamila said...

Ah, para mim, "Crepúsculo dos Deuses" é o melhor filme já feito...

E, realmente, Otávio, uma vergonha, o fato de filmes mais atuais serem esquecidos... Pior ainda é ver "Titanic" na lista dos melhores de todos os tempos...

 
At 5:08 PM, junho 21, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É... eu gosto de TITANIC. Mas não está entre os melhores de todos os tempos... Acho que até a AFI passa por uma reformulação. A Academia, etc. A Academia de sei lá quantos anos atrás não achava que Scorsese merecia um Oscar... já hj...

Será que em 10 anos, ainda veremos CIDADÃO KANE no topo de todas as listas? E o meu favorito, obviamente, é O PODEROSO CHEFÃO. Um dia, eu apresento uma lista minha. Mas é muito difícil fazer isso.

Bjs!

 
At 5:08 PM, junho 21, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Ah, gente! Para ver a lista completa no site da AFI é obrigatório fazer cadastro. Tenho a lista aqui. Quem quiser por e-mail, é só avisar!

Abs!

 
At 5:13 PM, junho 21, 2007, Blogger Flávia said...

Nunca vi os filmes de Orson Welles, mas o que ele fez no rádio com a Guerra dos Mundos é incrível.

Bjs!

 
At 7:16 PM, junho 21, 2007, Blogger Kamila said...

Eu também tenho minha listinha, Otávio e "Crepúsculo dos Deuses" é o número 01!!!

 
At 11:36 PM, junho 21, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu realmente achei a lista muito boa. Mas não considero como "o melhor filme" e tal. Vejo mais como, aqueles que mais marcaram, mobilizaram massas a favor numa época em que cinema era arte levada a sério por uma maioria. Hoje cinema é levado a sério quando dá dinheiro, faz algo para atrair a mídia ou ganha prêmios aqui e alí...afinal, se a qualidade dos filmes de hoje em dia caiu tanto assim então paremos de venerar Lynch, PTA, Park, Fincher, etc.

 
At 10:09 AM, junho 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Bom, Luciano... infelizmente o cinema de Hollywood SEMPRE foi levado a sério pelo retorno nas bilheterias. O que quero dizer é que (cada vez mais) só se faz blockbuster. Não importa a época do ano. E sobra muito pouco espaço para os exibidores norte-americanos colocarem filmes de diretores como David Lynch, Paul Thomas Anderson ou David Fincher em suas salas. Se isso é um problema para os exibidores dos EUA, imagina para o mercado externo. É isso. Só que há uma contradição nesse investimento de Hollywood. Gastam milhões com filmes como HOMEM-ARANHA 3, mas na hora de prêmios (como o Oscar), gostam de se levar a sério e indicam MUNIQUE, CAPOTE, BABEL, etc.

Abs!

 
At 11:16 AM, junho 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito da lista. Há uma certa preferência pelos filmes clássicos, mas eles devem mesmo ser os melhores (falam "devem" porque dos dez primeiros vi apenas 6, faltando inclusive "Cidadão Kane"). Particularmente os filmes recentes também são ótimos, mas esse tipo de lista costuma olhar mais para o passado mesmo - porém concordo que a qualidade de hoje não se equipara a de antigamente.

Abraço!

 
At 1:20 PM, junho 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Entendo, Otávio. Mas me refiro à qualidade de produções contemporâneas que, por não serem marcantes (no sentido de revolucionar), não são considerados dignos de estar na lista. É exatamente como você descreveu Cidadão Kane: "Cidadão Kane é extraordinário e foi definitivo para o cinema por causa das inovações de seu diretor. Logo na cena de abertura, a profundidade de campo foi usada intencionalmente. Isso foi novidade. Assim como usar e abusar do que acontecia numa cena em primeiro e segundo plano, além de experimentar a narrativa em flashback - elementos comuns no cinema dos anos seguintes." (colocação muitíssimo feliz, diga-se de passagem!) É isso, esse sentimento de que algo é novo que causou na época e que marca até hoje. Quanto a bilheteria, o "amor" ao dinheiro anda mais em alta nos dias de hoje, influenciando até mesmo o rumo dos próprios blockbusters, cada vez mais vazios e cheios de firulas.
Dá uma discussão boa essa lista! ^^

 
At 2:25 PM, junho 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É verdade, Luciano! E obrigado! Particularmente, penso na definição "Melhor Filme" como vc descreveu.

Eu sempre quis fazer um top 10, mas não consigo. Sei que meu favorito é O PODEROSO CHEFÃO, que me marcou quando assisti a uma VHS da extinta CIC Video, aos 9 ou 10 anos de idade. Entendi o filme do meu jeito. Foi uma experiência e tanto descobri-lo em cada revisão nos anos seguintes... ou seja, um filme que me marcou para o resto da vida. Se é o melhor de todos? Eu não sei. Mas coloco O PODEROSO CHEFÃO na frente por isso. Outro que estará num top 5 será (com certeza) OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA. Esse foi o filme que me fez gostar de cinema. Como não deixá-lo numa lista dessas, entendeu? Acho que é bem pessoal.

Mas como disse lá no blog do Vinicius, se fizéssemos uma lista dos melhores de todos os tempos (de acordo com os blogueiros), muitos desses filmes da AFI entrariam na lista tb... Pq são filmes extraordinários e que não envelhecem.

E de 100 filmes, por exemplo, quantos desta década entrariam? É... a coisa está feia...

Abs!

 
At 2:26 PM, junho 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

O TOURO INDOMÁVEL é dos anos 80. E continuo achando LISTA DE SCHINDLER no top ten um pouco demais. No mais, adorei as inclusões (BLADE RUNNER, LOTR) e não gostei de algumas exclusões (JUVENTUDE TRANSVIADA é a mais gritante).

 
At 2:29 PM, junho 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É, Anderson. Fiquei nessa dúvida sobre a década de TOURO INDOMÁVEL, mas fiz uma pesquisa de opiniões e o correto é que a contagem começa do 1. Então, a década de 70 foi de 1971 a 1980. :-)

Abs!

 
At 11:32 PM, junho 23, 2007, Anonymous Anônimo said...

ótimo texto, parabéns. a coisa é perigosa mesmo, mas ainda há alguns prazeres, e ainda considero Beleza Americana meu filme preferido, mas Poderoso Chefão como o provável melhor de todos os tempos. Sou da nova geração, aprecio filme como Pulp Fiction, Donnie Darko e Brilho Eterno, por cauda desses filmes, nem tudo está perdido.

Não vi Cidadão Kane, mas quero ver.

 

Postar um comentário

<< Home