quinta-feira, junho 14, 2007

Oliver Stone de raiz

Depois de Platoon, Nascido em 4 de Julho e Entre o Céu e a Terra, o paranóico cineasta norte-americano Oliver Stone retornará ao Vietnã com o drama Pinkville. Será que o diretor fez os tenebrosos Alexandre e As Torres Gêmeas para manter seu nome em Hollywood? Esse Pinkville representará a volta de Oliver Stone em suas teorias da conspiração?

Não há como negar que ele é um ótimo diretor e a obsessão pela verdade nua e crua de grandes traumas norte-americanos rendem seus melhores trabalhos. Foi assim com Nascido em 4 de Julho e, principalmente, J.F.K. O cinema é a arma de Oliver Stone para exorcizar seus demônios. Infelizmente, após o ótimo filme sobre as investigações do assassinato de John Kennedy, o diretor se perdeu em sua própria loucura. O perfeito trabalho de montagem em J.F.K. foi utilizado de forma exagerada em suas produções seguintes. A edição ágil e intimista daquele filme virou exibicionismo em Nixon, Assassinos Por Natureza e Um Domingo Qualquer - três filmes que iniciaram uma fase terrível em sua carreira.

Em uma das entrevistas para divulgar As Torres Gêmeas, Stone revelou que seria impossível fazer um filme sobre o 11 de setembro apenas cinco anos após a tragédia. Ele tem razão. É preciso tempo para analisar os fatos. Por isso que saiu aquele dramalhão ridículo. Ou seja, nada como retornar ao inferno do Vietnã. Mas será que esse ainda é o Oliver Stone de Platoon?

Pinkville ainda não tem previsão para o início das filmagens, mas Sean Penn é um nome forte anunciado para o elenco. A produção abordará o massacre de My Lai, em 16 de março de 1968, quando centenas de civis vietnamitas desarmados foram assassinados por soldados norte-americanos, que pensavam estar atirando em vietcongues.

4 Comments:

At 2:13 PM, junho 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

O Stone é mesmo um ótimo diretor, mesmo que seus últimos trabalhos não lembrem nem de perto os ótimos "Platoon" e "Nascido em 4 de Julho". Não achei "As Torres Gêmeas" ruim, mas "Alexandre" é sofrível mesmo, espero que o diretor volte à boa forma!

 
At 6:50 PM, junho 15, 2007, Blogger Kamila said...

Oliver Stone é um ótimo diretor, mas eu acho que ele se perde muito nas suas próprias obsessões. Espero que, com "Pinkville", ele retorne à sua boa - e velha - forma.

 
At 12:43 PM, junho 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

Gosto muito de Stone, mesmo não tendo visto seus melhores trabalhos, como Platton e Nascido em 4 de Julho, conferi e amei JFK e mesmo contrariando os demais, achei Alexandre um filme bom e também gostei de As Torres Gemeas, uma bela homenagem que foge do sensacionalismo da data. Mas preciso mergulhar na filmogrfia valiosa do diretor.

 
At 3:36 AM, junho 17, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Também tenho que ver mais da filmografia do cineasta, mas o filme considerado o melhor de sua carreira, "Platoon", é pouco comparando-o com o "Pecados de Guerra" do mestre De Palma que, coincidentemente, Oliver Stone deve beber um pouco da sua fonte para realizar seu novo projeto. E olha que neste temos até Sean Penn...

 

Postar um comentário

<< Home