quarta-feira, junho 20, 2007

Shrek Terceiro


O segredo do Shrek original de 2001 foi não seguir clichês ou fórmulas, seja no universo da fantasia ou em qualquer outro gênero. A idéia era subverter o politicamente correto (e sem ofender). Não que o filme não tenha "mensagens bonitinhas", mas elas sempre foram implícitas como a escolha de Fiona (voz de Cameron Diaz) em deixar os padrões de beleza da sociedade de lado e aceitar sua maldição para se casar com Shrek (voz de Mike Myers). Em Shrek 2 (2004), o diretor Andrew Adamson e os roteiristas se preocuparam mais com a história e confiaram na platéia, que já estava acostumada com esse mundo. O filme é superior e deixa até a "tiração de sarro" em segundo plano. O que importa em Shrek 2 é a aventura, a emoção e todos aqueles ingredientes que valem um ingresso caro de cinema.

Pois bem. Se o 2 só acrescentou, Shrek Terceiro (Shrek the Third, 2007) não justifica sua vinda ao mundo. A confiança na platéia continua, mas desta vez, eles não trouxeram nada de novo. Nesse sentido, Shrek Terceiro parece a seleção brasileira na Copa passada: todos pensaram que eram craques e tinham a certeza absoluta de que decidiriam o jogo a qualquer instante. Deu no que deu.

Se o casal principal, Shrek e Fiona, amadureceu e ficou sem graça, a esperança caiu nos ombros dos coadjuvantes, certo? Errado! O Burro (voz de Eddie Murphy) e o sensacional Gato de Botas (voz de Antonio Banderas) continuam com as mesmas piadas. Aliás, há um irritante excesso de repetição. É mais do mesmo! As mulheres vão à luta, o Gato faz cara de dó, o Burro canta, ainda ressaltam que Shrek é fedido, etc. Até o vilão é o mesmo. Exceto por uma universidade com alunos como os jovens Lancelot, Guinevere e Arthur, o filme é cheio de lugares comuns. Se fosse com atores de verdade (e não pixels), Shrek Terceiro teria cara de uma produção que não quis gastar muito com locações e a solução foi reaproveitar cenários. O personagem que poderia acrescentar algo - o futuro Rei Arthur (voz de Justin Timberlake), ou Artie - é um mala sem alça. É o Jar Jar Binks de Shrek. Ele até faz um discurso piegas no fim do filme. "Mensagem bonitinha" explícita em Shrek? Não, não pode ser! Isso não é Shrek! Essa série nunca foi convencional. Será que as idéias acabaram?

Ok, não que seja ruim. Tem uma tirada aqui e ali como a visita à Universidade, a morte do Rei Sapo e o seu funeral, a risada vem e vai, e a animação está ainda mais espetacular... Mas é muito pouco. E o erro está em dois pontos: não oferecer nada aos fãs e não trazer nenhum "tempero" neste roteiro - não há empolgação na ação, no drama e, pior, na comédia. Não há nenhum elo emocional com a platéia que faça o fã vibrar na poltrona e torcer pelos personagens. Enfim, as crianças vão adorar, mas levando em conta Shrek 1 e 2, são problemas seríssimos.

O pior é que já confirmaram Shrek 4. Mas se um Shrek 3 não era necessário (e não foi), o quarto filme ganha um fardo injusto: o de salvar a série. Ele precisa acontecer! Mas... Tudo bem. É sempre bom e divertido reencontrar velhos amigos. Mesmo quando eles não têm novidades para contar.

Shrek Terceiro (Shrek the Third, 2007)
Direção: Chris Miller e Raman Hui
Com as vozes de Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Rupert Everett, Justin Timberlake, Julie Andrews, John Cleese e Eric Idle

8 Comments:

At 6:45 PM, junho 20, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, achei "Shrek Terceiro" divertido, mas de uma forma muito estranha eu adorei o seu texto.

Acho que "Shrek Terceiro" tem sérios problemas e que foram citados por você. O Burro e o Gato de Botas foram colocados em segundo plano. A história do Príncipe Encantado é mal desenvolvida. O Arthur é mesmo um desmiolado...

O filme só funciona mesmo porque a gente já tem uma empatia com todos os personagens da série.

 
At 6:47 PM, junho 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Puxa, obrigado! Mas é o que acho! Sabe? E de uma "forma estranha", concordamos.

Vc citou: "O filme só funciona mesmo porque a gente já tem uma empatia com todos os personagens da série".

E eu disse: "Mas... Tudo bem. É sempre bom e divertido reencontrar velhos amigos. Mesmo quando eles não têm novidades para contar."

Bjs!

 
At 7:14 PM, junho 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

O filme vai completamente contra a política shrekiana, que é ser politicamente incorreto e não seguir os padrões da Disney e Hollywood. Infelizmente isso acontece no filme, mesmo que bem divertido, é um longa bem problemático que se enrola em lições de moral. Odiei o personagem de Artie. Mas o resto foi ótimo, incluso a trilha perfeita.

Shrek (2001) - 5/5 [10]
Shrek 2 (2004) - 4/5 [9.0]
Shrek Terceiro (2007) - 3/5 [7.5]

 
At 8:02 PM, junho 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio. Apesar de não ser tão fã do personagem, sempre gostei muito da série, com dois os dois ótimos primeiros filmes (o segundo ainda melhor, na minha opinião, pois melhorou certos aspectos do original). Os roteiristas erraram feio com "Shrek Terceiro", ao que tudo indica as idéias acabaram mesmo, foram poucos os momentos em que havia algo de original. O próximo só servirá para isso mesmo, ou seja, "salvar" a série. O final da crítica diz tudo: "é sempre bom e divertido reencontrar velhos amigos. Mesmo quando eles não têm novidades para contar".

Abraço!

 
At 4:36 AM, junho 21, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Vou conferir nesse final de semana, afinal é minha aposta pra animação do ano, até então. Sei que a trilha tá tri boa, tem até a clássica 'Imigrant Song'.

Bah, não precisava ter tomado aquele sarrafo, tivesse empatado então. Mas é isso aí, levantar a cabeça e rumo ao tri em 2008! =D

Abraços

 
At 9:09 AM, junho 21, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Eu adoro o Shrek, ainda não vi esse, e nem sei se terei tempo, mas gostei do seu post, principalmente do final sobre reencontrar velhos amigos!

Acho que a série acabou indo para esse lado mesmo.

 
At 10:00 AM, junho 21, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, amigos!

Abs a todos!

 
At 11:14 AM, junho 22, 2007, Blogger Carla Martins said...

Eu adoro Shrek. Vou assistir ao filme hoje, mas, fora seu post, só ouvi coisas boas sobre ele.

Beijos

 

Postar um comentário

<< Home