domingo, junho 24, 2007

Treze Homens e um Novo Segredo


Treze Homens e um Novo Segredo (Ocean's Thirteen, 2007) está aí para provar que Hollywood ainda pode fazer cinema de entretenimento sem efeitos visuais. Mas a única lição que tiramos deste filme é que Hollywood não consegue fingir inspiração. Existem dois problemas graves nessa série iniciada com Onze Homens e um Segredo: o elenco se diverte mais do que a platéia e as idéias foram suficientes para somente um bom filme.

No primeiro, Steven Soderbergh ainda estava com o Oscar de Melhor Diretor, por Traffic, dentro da mala. Para muitos, ele era o maior cineasta em atividade e resolveu curtir o sucesso ao lado de bons amigos com esse remake, que supera o filme homônimo do Rat Pack, de 1960. Tem uma cena final linda com os onze de Danny Ocean (George Clooney) contemplando a vitória de frente para a dança das águas do chafariz. Naquele filme, as piadas funcionam, o humor é irresistivelmente cínico e a homenagem ao original é emocionante. Já o segundo, Doze Homens e Outro Segredo, não tem graça, e deixa Soderbergh livre para balançar a câmera como bem entender. É um horror. Não fica nada de nada.

Treze Homens e um Novo Segredo tenta resgatar o charme do primeiro e resulta numa cópia da cópia. Muito mal feita. O roteiro perde muito tempo na preparação do golpe e depois vem aquela sucessão de resoluções. O filme poderia ter 1h30 de duração, mas apresenta barrigas (ou como gostam de dizer: tramas paralelas demais) como as seqüências desnecessárias no México. E olha que a premissa é até boa: os homens de Ocean estão ficando velhos. São bandidos analógicos na era digital. Mas Soderbergh deixa isso para lá. Caramba! Não acontece quase nada neste filme!

Ao menos, esse é melhor do que o pavoroso filme anterior. Mas isso não quer dizer grande coisa. E a tentativa de se aproximar do primeiro fica só na tentativa. Treze Homens e um Novo Segredo é um curso básico de “Como desperdiçar um grandioso elenco, incluindo Al Pacino” com o professor Steven Soderbergh. Cinema de entretenimento é só dar uma ou outra risadinha aqui e ali? Como na cena da Oprah (a única realmente engraçada)? É só ver gente sem compromisso desfilar na tela? Será que é só isso?

Ou seja, Soderbergh quer parecer inteligente até quando faz cinemão hollywoodiano. Mas ele parece mesmo é artificial. O que é Soderbergh? Eu não quebro mais a cabeça com o cinema dele. Roda Sexo, Mentiras e Videotape e Kafka logo de cara, mas parte para refilmagens de Solaris e Onze Homens e um Segredo ou filmes experimentais como Bubble. Acho que ele se leva a sério demais. E hoje, Soderbergh é um falso cineasta independente. Se ele é o gênio que já chegaram a dizer, o cinema está mesmo no mau caminho. Ocean’s 14? Não pra mim.

Treze Homens e um Novo Segredo (Ocean's Thirteen, 2007)
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon, Elliott Gould, Al Pacino, Don Cheadle, Carl Reiner e Ellen Barkin

12 Comments:

At 5:55 PM, junho 24, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, ao fazer filmes como esse, Soderbergh e seu parceiro Clooney, financiam seus projetos independentes, pessoais e artísticos.

Eu acho que esta terceira parte melhora no seguinte aspecto: sem os interesses amorosos, o importante é ver o planejamento do roubo - e é isso que importa mesmo em filmes como esse.

Não chega aos pés do primeiro filme, mas não é uma cópia descarada do primeiro. Acho que o filme cumpre seu papel de divertir.

 
At 7:16 PM, junho 24, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Detonou o Sodebergh,Otávio...rsrsrsrsrs
Tb tenho a mesma impressão sobre ele neste aspecto.Filmes como Traffic e Sexo,Mentiras e VideoTape me fizeram confiar no cara,e logo depois vem algumas enganações intelectualóides alternativas...Já Treze Homens me parece o melhor da temporada,e o ritmo da série é esse mesmo,naum há muito o q acrescentar,apenas na execução do plano de roubo,é claro...É divertido e cumpre a proposta.

 
At 10:10 PM, junho 24, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu gostei do filme Otavio, na verdade gostei muito. Ainda prefeiro o primeiro, mas o filme me divertiu, gostei da direção do cara, do estilo, do visual, da trilha e dos atores. É um divertimento inquestionável. Uma pena que guarde tanto rancar. Gostei de todos, mas o segundo é o mais fraco.

Oceans 11 [8,5]
Oceans 12 [7,5]
Oceans 13 [8,0]

 
At 11:34 PM, junho 24, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Otavio, sempre acreditei que unir um cast poderoso é um risco, pois a cada soma de nova celebridade na tela, maior o dano de se tornar um filme pequeno para os nomes relacionados. Realmente não basta jogar astros para brincar de atuar para se fazer um bom entretenimento.

 
At 10:11 AM, junho 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hahahhaha... Rancor, Wally? Pq não gostar de um filme é guardar rancor? Eu ainda confio no Soderbergh, mas não mais nessa série.

Como fã de quadrinhos, eu tinha rancor do primeiro QUARTETO FANTÁSTICO...

Concordo com vc, Alex! E Wanderley, concordo com o que vc disse sobre o Soderbergh.

Kamila, querida, dessa vez não concordamos... Unidos pelo cinema, mas dessa vez, separados.

Abs a todos!

 
At 1:37 PM, junho 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, eu disse rancor pelo filme, o que é óbvio, vc ta puto mesmo com o resultado, principalmente depois do coment no meu blog (valeu). Eu considero um filme inteligente quando utiliza de boas sacadas, tem bom roteiro e do qual nunca se deixa levar pelo mau gosto, o escrachado e tem esperteza. Tudo em Oceans 13 tem nexo e fundamento, desde à premissa, à como foi bolado o golpe até a execução do mesmo, funciona. Isso é inteligente. Ao menos para mim claro.

Mas como em Babel, acho que nossas opiniões foram bem diferentes auqi.

 
At 2:15 PM, junho 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Wally! Eu sei o que quer dizer com "inteligência", mas por exemplo, tb acho O SENHOR DOS ANÉIS inteligentíssimo! O IMPÉRIO CONTRA-ATACA tb. O primeiro MATRIX tb. Os 3 INDIANA JONES tb. Para mim, isso é entretenimento. O primeiro OCEAN'S ELEVEN? Sem dúvida! Adoro!

Mas, para mim, o que acontece nos dois OCEAN'S seguintes é artificialidade. Eles se divertem. Assim como 1/3 da platéia. Essa franquia tem a mesma culpa de outras tantas no papel de agradar o espectador. E tira dinheiro do nosso bolso do mesmo jeito. É a mesma máquina. Mas pensam que esses filmes são mais "sérios" do que um "300".

Eu só acho que o OCEAN deveria ter parado no primeiro (e é realmente muito bom). Eu só dei uma chance pq nesse tinha o Al Pacino, que eu quero muito ver num bom papel. Mas não foi dessa vez. Seu Willy Bank poderia ter sido feito por qq outro...

Não me entenda mal tb sobre o Soderbergh. Hj, ele me desanima. Mas adoro TRAFFIC e seus primeiros trabalhos citados neste post. Assim como ONZE HOMENS E UM SEGREDO.

:-)

Abs!

 
At 4:00 PM, junho 25, 2007, Blogger Carla Martins said...

Ainda não vi o filme. Passei aqui para falar que assisti ao Shrek Terceiro. Achei o segundo melhor, mas esse é uma graça também!!!! E vou esperar ansiosa pelo quarto! :)

Beijos

 
At 4:12 PM, junho 25, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Tomara que esse filme vá até o Trezentos Homens e ainda um Segredo.

 
At 4:21 PM, junho 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Carla! Ao contrário de SHREK TERCEIRO, a maioria gostou de TREZE HOMENS E UM NOVO SEGREDO. Eu que não gostei. Mas tem todos os elementos pra agradar os fãs.

Cassiano, como vc costuma colocar: OCEAN'S 21?

Abs!

 
At 5:14 PM, junho 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Puxa, Otavio, fiquei surpreso com muitos de seus comentários, mas até entendo sua opinião. Acho mesmo que, depois desse filme, chegou a hora do Soderbergh investir em projetos independentes, pois já há um bom tempo não faz isso. Vejo o filme amanhã, depois deixo minha opinião - de qualquer forma o texto tá ótimo!

Abraço!

 
At 6:59 PM, junho 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Entendi sua opinião também. Mesmo tendo gostado de todos os filmes de Ocean, o primeiro realmente é o mais genuíno e divertido.

Traffic é seu melhor trabalho, sem comparações.

 

Postar um comentário

<< Home