terça-feira, junho 12, 2007

10 filmes românticos obrigatórios


Com ou sem namorado (a) no dia de hoje, aqui vai uma lista de 10 filmes essenciais para assistir a dois. E se dar bem. Hoje ou em qualquer outro dia. O mundo seria bem melhor (e mais romântico) se levássemos esses filmes a sério:

1 – Casablanca (1942), de Michael Curtiz: Um dos melhores filmes do cinema e, provavelmente, a maior referência romântica de Hollywood. Ver o olhar triste de Ingrid Bergman ao som de As Time Goes By ainda é doloroso - uma das pinturas da sétima arte. E o segredo para qualquer conquista é anotar as falas de Humphrey Bogart neste clássico perfeito.

2 – Bonequinha de Luxo (1961), de Blake Edwards: Logo na abertura, Audrey Hepburn toma café da manhã contemplando a vitrine da Tiffany’s ao som da hipnotizante Moon River, de Henry Mancini. Não há como começar o dia de uma forma melhor.

3 – Se Meu Apartamento Falasse (1960), de Billy Wilder: Não é essencialmente um filme romântico, mas ver Jack Lemmon apaixonado por Shirley MacLaine (ela nunca esteve tão bonita) é somente um dos atrativos deste filme único e sensacional.

4 – A Princesa e o Plebeu (1953), de William Wyler: Gregory Peck encontra uma princesa dormindo em sua cama. E ela é Audrey Hepburn. É como sonhar acordado.

5 – Sintonia de Amor (1993), de Nora Ephron: O filme que resgatou o romantismo exacerbado no cinema. É acima de tudo, uma homenagem à sétima arte e, principalmente, ao clássico Tarde Demais Para Esquecer.

6 – Harry & Sally – Feitos um Para o Outro (1989), de Rob Reiner: O diretor Rob Reiner quer ser Woody Allen, mas não trata os relacionamentos de forma tão real, crítica e áspera quanto o gênio. Com um roteiro de Nora Ephron (Sintonia de Amor), Reiner quis mesmo, lá no fundo, ser romântico. E conseguiu.

7 – Desencanto (1945), de David Lean: O amor à primeira vista e o medo de ser feliz, segundo o diretor de Lawrence da Arábia.

8 – Antes do Amanhecer (1995), de Richard Linklater: Filme esperto e moderno sobre como convencer o amor de sua vida a entender que um nasceu para o outro. Tudo na base da lábia mesmo.

9 – Antes do Pôr-do-Sol (2004), de Richard Linklater: O cinema do novo milênio analisa a chance de ouro para reencontrar (e conquistar de vez) o amor de sua vida. É um complemento real e sincero do filme de 1995. Difícil separar um do outro. É o curso básico para viver um grande romance em dois volumes.

10 – Uma Linda Mulher (1990), de Garry Marshall: A história da Cinderela moderna na pele de Julia Roberts, que virou estrela de Hollywood. Richard Gere é o príncipe encantado. Receita perfeita e muito imitada pelo cinema, mas que permanece encantadora até hoje.

5 Comments:

At 5:23 PM, junho 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

Só vi cinco filmes da lista e gostei muito deles, especialmente "Bonequinha de Luxo", que pra mim é um clássico do cinema - ainda não vi "Casablanca"... Os filme do Linklater são maravilhosos, seriam os seguintes no meu top.

Muito bom o post!

 
At 5:47 PM, junho 12, 2007, Blogger Kamila said...

Ótima lista, Otávio. Assisti a todos, menos "Desencanto" - e não acho que este seja um filme fácil de se encontrar por aí.

Beijos.

 
At 2:40 PM, junho 13, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Faltou Ghost

 
At 6:42 PM, junho 13, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É mesmo, esqueci de GHOST. Tb adoro tantos outros como O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO, e TITANIC, DOUTOR JIVAGO...

Abs!

 
At 4:44 PM, junho 14, 2007, Anonymous Anônimo said...

Casablanca é um clássico romantico maravilhoso, mas mesmo excelente, acho que há filmes ainda mais romanticos que ele, como por exemplo Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembracas, romance que me pegou de surpresa e ainda hoje me faz chorar.

Bonequinha de Luxo é outro inesquecível, o beijo na chuva já é um marco do cinema.

Os filmes de Linklater são maravilhosamente maduros, inteligentes e romanticos, amei ambos.

Uma Linda Mulher: a cinderela do século 20...não precisa dizer mais nada. Ótimo.

 

Postar um comentário

<< Home