terça-feira, novembro 13, 2007

Mandando Bala


Normalmente, a sessão Domingo Maior exibe filmes de ação para o público masculino, que ainda está na ressaca do final de semana e precisa relaxar para dormir o quanto antes e acordar no dia seguinte prontinho para encarar o trabalho. O acervo é repleto de produções sem cérebro, mas com muitos tiros e explosões. O problema é que sempre tem aquela hora em que o Steven Seagal, Chuck Norris ou Van Damme param a matança para refletir sobre algum trauma do passado ou para faturar a mocinha da história. Que marmanjo liga para drama e romance num filme desses? Bom, quem gosta do Domingo Maior, pode comemorar a existência de Mandando Bala (Shoot 'Em Up, 2007), que tem tudo isso, mas sem enrolação alguma.

Logo na primeira cena, o tal do Mr. Smith (Clive Owen) come sua cenoura tranqüilamente na rua. Ao ser surpreendido por uma mulher grávida fugindo de um bando de homens armados até os dentes, ele não pensa duas vezes e resolve ajudá-la. Deste momento inicial à última cena, o misterioso Mr. Smith vai detonar os bandidos com rajadas de balas.

O filme não engana ninguém. É exagerado, mas nunca cai na paródia. O que torna a ação fascinante é a caracterização de Mr. Smith como um homem sério, habilidoso com armas e que não dá informação alguma sobre seu passado. Sabemos que Mr. Smith adora cenouras e que detesta gente folgada. Pessoas que mastigam com a boca aberta e cometem infrações no trânsito também sofrem a ira do herói. Owen destila sua ironia, mas sem piadinhas. O clima é de bom humor, mas não me lembro de um sorriso sequer de Mr. Smith durante o filme.

Pela duração curta (cerca de 90 minutos) e pelo ator, Mandando Bala jamais cansa. Sem perder tempo com "história", Mr. Smith atira nos vilões em qualquer hora e em qualquer lugar - seja trocando as fraldas de um bebê ou fazendo amor com Monica Bellucci. É isso mesmo o que você leu.
A impressão é que Mandando Bala foi adaptado de alguma graphic novel ou tirado cuidadosamente dos storyboards do diretor e roteirista Michael Davis. Ao menos, ele não é Robert Rodriguez e deixa seu protagonista brilhar. O contraponto interessante é a postura séria de Clive Owen. E isso é essencial para a diversão. Bem mais do que os maneirismos do diretor.

Talvez seja um dos melhores filmes já feitos para o acervo do Domingo Maior. É para consumo rápido, zerar o cérebro, etc. E Clive Owen é melhor ator do que Steven Seagal. Muito melhor. O problema é que, depois, Mandando Bala desaparece da mente. Não fica nada. Mas vale para curar a ressaca do final de semana. E é só isso.

Mandando Bala (Shoot 'Em Up, 2007)
Direção: Michael Davis
Roteiro: Michael Davis
Elenco: Clive Owen, Monica Bellucci, Paul Giamatti, Greg Bryk, Stephen McHattie, Ramona Pringle e Jane McLean

7 Comments:

At 7:20 PM, novembro 13, 2007, Blogger Kamila said...

Mesmo com o ótimo elenco, esse "Mandando Bala" tem cara de bomba. Vou esperar que ele passe no Domingo Maior. ;-)

Beijos.

 
At 10:33 AM, novembro 14, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

to louco para ver esse

 
At 2:13 PM, novembro 14, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Não é bomba, não. É legal. E é só isso...

 
At 7:20 PM, novembro 14, 2007, Anonymous Anônimo said...

A primeira coisa que pensei quando vi o trailer desse "Mandando Bala" foi como o Clive Owen e o Paul Giamatti toparam participar desse projeto... A Monica Bellucci eu até entendo, já que parecia desesperada para fazer qualquer coisa, mas se o Owen participa de uma fita de ação nesse estilo é porque algo de bom existe. Seus comentários confirmam isso, pois não parece ser uma "bomba", mas também não é um filme memorável (deve ser bem "Domingo Maior" mesmo). Ainda estou decidindo se vejo no cinema ou apenas em DVD...

Abraço!

 
At 7:27 PM, novembro 14, 2007, Blogger Romeika said...

Que horror:-)

 
At 12:44 AM, novembro 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

Se tivesse estreiado aqui, eu teria visto, já que adorei o elenco, mas como sempre, nada. Devo ver assim que chegar.

 
At 10:06 PM, novembro 15, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Estou com muita vontade de ver "Mandando Bala", pois embarco fácil no espírito de produções desta espécie. Só espero que, ao contrário de você, eu consiga tirar proveito o suficiente para ter o filme em mente por algum tempo.

 

Postar um comentário

<< Home