terça-feira, dezembro 18, 2007

Lá e de volta outra vez

Depois de uma longa (e estressante) negociação, parece que o estúdio New Line e o cineasta Peter Jackson finalmente chegaram a um acordo para levar O Hobbit às telas. A MGM também cuidará da produção.

Quem garante é a Entertainment Weekly e o Hollywood Insider. Mas, desta vez, o diretor de O Senhor dos Anéis, será o produtor executivo do prelúdio da trilogia vencedora de 17 Oscars.

Mesmo sem diretor e roteiro, a produção começa no início de 2009. A polêmica idéia de filmar O Hobbit em duas partes foi confirmada. Do ponto de vista lucrativo, a tática é compreensível. Enfim, o primeiro filme está previsto para estrear em 2010. A segunda e última parte chega em 2011.

Sobre a escolha de um diretor, sei que Peter Jackson andou elogiando Sam Raimi (Homem-Aranha 1, 2 e 3), que, por sua vez, confirmou seu interesse na adaptação de O Hobbit. Também sei que Ian McKellen, o Gandalf de O Senhor dos Anéis, andou colocando a boca no trombone pedindo pelo envolvimento de Jackson na produção. McKellen arriscou até a abandonar o papel. Mais tarde, o próprio diretor pediu para que o amigo não desistisse de Gandalf - mesmo sem a sua participação por trás das câmeras.

Para quem não conhece, O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, antecede os eventos de O Senhor dos Anéis. É a saga de Bilbo Bolseiro (Ian Holm interpretou o Hobbit velhinho no cinema), que parte numa incrível aventura ao lado do mago Gandalf e de vários anões em busca de um tesouro roubado por um dragão. No caminho, Bilbo conhece Gollum e encontra nada mais, nada menos do que o Um Anel.

Um dos meus favoritos, o livro puxa mais para o lado da aventura desenfreada. O Senhor dos Anéis é mais épico. Acho que a presença de Peter Jackson para "supervisionar" a produção é fundamental. Sua tradução da Terra-Média para o cinema tornou-se tão importante quanto as palavras de Tolkien nos livros. Tirar Peter Jackson deste projeto seria como colocar outro autor para escrever um novo livro sobre a Terra-Média.

6 Comments:

At 4:58 PM, dezembro 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Fracamente falando... ta na hora de Peter Jackson sair do mundinho de Oz... ops... dos Anéis - olha o estigama depois, o eterno diretor de um filme só!

 
At 5:09 PM, dezembro 18, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Felipe! Na verdade, ele dirige, no momento, UMA VIDA INTERROMPIDA, que a Kamila me garante que é material para Oscar.

E também, ele alterna isso com a produção e direção de filmes sobre AS AVENTURAS DE TINTIN, ao lado de Steven Spielberg, outro que jamais deixou de ser criança e, assim mesmo, fez A LISTA DE SCHINDLER, O RESGATE DO SOLDADO RYAN e MUNIQUE.

Abs!

 
At 6:16 PM, dezembro 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Acho interessante o Jackson se dedicar a projetos mais pessoais e ao mesmo tempo voltar com essa aventura que tem tudo para ser um grande sucesso. Só espero que seja mais no estilo de "O Senhor dos Anéis" do que "King Kong" - até aprovo que dividam o filme mesmo, afinal iria ter umas quatro horas de duração...

Abraço!

 
At 8:31 PM, dezembro 18, 2007, Blogger Kamila said...

UMA VIDA INTERROMPIDA é material para Oscar e tenho certeza será uma coisa diferente de tudo o que o Peter Jackson fez até hoje. O universo criado por Alice Sebold leva o diretor de volta ao clima de "Almas Gêmeas".

Eu achei ótimo que a New Line chegou a um acordo com Peter Jackson para fazer o "Hobbit", porque, sinceramente, não vejo outro diretor com capacidade para levar essa história para as telas.

Beijos.

 
At 10:43 PM, dezembro 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Fiquei um pouco decepcionado pelo fato de que ele não será diretor. Acho Jackson um visionário como poucos. O que ele fez com O Senhor dos Aneis e principalmente King Kong me impressionou muito. Adoro o livro The Hobbit. E espero um ótimo filme acerca das aventuras de Bilbo Baggins.

Ciao!

 
At 10:07 AM, dezembro 19, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Otavio, estarei enviando o e-mail para a participação da votação realizada na Sociedade Brasileira dos Blogueiros Cinéfilos durante o início da noite, ok?

Já sobre “O Hobbit”, concordo com a decisão de que Peter Jackson deve supervisionar toda a produção, ainda que duvide que este prequel dividido em duas partes dê certo.

 

Postar um comentário

<< Home