quarta-feira, dezembro 05, 2007

National Board of Review prefere os irmãos Coen


Composta por conceituados formadores de opinião, a associação National Board of Review deu a largada para a temporada de prêmios em Hollywood. Onde os Fracos Não Têm Vez, o superestimado filme dos irmãos Coen, foi o grande vencedor. Além de Melhor Filme, levou Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Elenco.

Tim Burton foi o Melhor Diretor pelo musical Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. George Clooney surpreendeu e ganhou como Melhor Ator pelo thriller Conduta de Risco. Muitos esperavam a vitória de Daniel Day Lewis, por There Will Be Blood (completamente ignorado pela NBR). Outra surpresa ficou com a vitória da veterana Julie Christie, a eterna Lara, de Doutor Jivago, como Melhor Atriz por Away From Her (esperava-se Marion Cotillard, por Piaf - Um Hino ao Amor). Casey Affleck, que merece uma indicação ao Oscar, ganhou como Melhor Ator Coadjuvante, por O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford (ele é a melhor coisa desse filme). Amy Ryan foi eleita a Melhor Atriz Coadjuvante pelo drama Medo da Verdade, de Ben Affleck.

Desde 2001 que o vencedor do NBR de Melhor Filme é indicado ao Oscar da mesma categoria - foi assim com Moulin Rouge, As Horas, Sobre Meninos e Lobos, Em Busca da Terra do Nunca, Boa Noite e Boa Sorte, e Cartas de Iwo Jima. Mas o último vencedor do prêmio de Melhor Filme da NBR a levar também o Oscar foi Beleza Americana, de 1999. Veja os principais vencedores abaixo (a lista completa está aqui):

Melhor Filme
Onde os Fracos Não Têm Vez, de Joel Coen e Ethan Coen

Top 10 (Menções honrosas em ordem alfabética)
O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford, de Andrew Dominik
Desejo e Reparação, de Joe Wright
O Ultimato Bourne, de Paul Greengrass
Antes de Partir, de Rob Reiner
Into the Wild, de Sean Penn
Juno, de Jason Reitman
O Caçador de Pipas, de Marc Forster
Lars and the Real Girl, de Craig Gillespie
Conduta de Risco, de Tony Gilroy
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de Tim Burton

Melhor Diretor
Tim Burton, por Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Melhor Roteiro Original
Juno, por Diablo Cody, e Lars and the Real Girl, por Nancy Oliver

Melhor Roteiro Adaptado
Onde os Fracos Não Têm Vez, por Joel Coen e Ethan Coen

Melhor Ator
George Clooney, por Conduta de Risco

Melhor Atriz
Julie Christie, por Away From Her

Melhor Ator Coadjuvante
Casey Affleck, por O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Ryan, por Medo da Verdade

Melhor Animação
Ratatouille

Melhor Elenco
Onde os Fracos Não Têm Vez

Diretor Revelação
Ben Affleck, por Medo da Verdade

Ator Revelação
Emile Hirsch, por Into the Wild

Atriz Revelação
Ellen Page, por Juno

Melhor Filme Estrangeiro
O Escafandro e a Borboleta

Melhor Documentário
Body of War

Os prêmios serão entregues em Nova York no dia 15 de janeiro de 2008.

20 Comments:

At 8:04 PM, dezembro 05, 2007, Blogger Kamila said...

A vitória do George Clooney foi o que mais me surpreendeu nesta premiação do National Board of Review.

Outras surpresas foram a lista de top 10, com filmes como "The Bucket List" e "Lars and the Real Girl". A ausência de Marion Cotillard. E Ben Affleck como diretor estreante. Acho que a Sarah Polley seria mais merecedora.

 
At 8:12 PM, dezembro 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Gostei da vitória dos Coen, apesar de ficar um pouco decepcionado com o total esquecimento para "There Will Be Blood". Acho que a Julie Christie está sendo supervalorizada, quem sabe até ganha Oscar... E pelo jeito o Tim Burton finalmente será indicado ao Oscar de direção - antes tarde do que nunca...

Na disputa de melhor filme, acredito que os três concorrentes mais fortes são "No Country for Old Men", "Sweeney Todd" e "Atonement".

Abraço!

 
At 9:49 PM, dezembro 05, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

E eu tive a chance de ver MICHAEL CLAYTON ontem numa pré, mas desisti... Se levarmos em consideração os últimos dois anos do NBR, o Oscar de Melhor Diretor já tem favorito: Tim Burton. Lembrem-se que Ang Lee e Martin Scorsese foram os dois últimos vencedores do NBR. Só que em 2004, o tiro foi na água: Michael Mann ganhou por COLATERAL.

No ano passado, Forest Whitaker e Helen Mirren começaram a ganhar força com os prêmios de ator e atriz do NBR. As revelações Ryan Gosling, Jennifer Hudson e Rinko Kikuchi acabaram indo ao Oscar tb.

Existem casos e casos: no ano passado, por exemplo, o NBR disse que o Melhor Roteiro Adaptado foi do filme DESPERTAR DE UMA PAIXÃO, que nem foi indicado ao Oscar nesta categoria...

Enfim, como o Vinicius disse ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ, DESEJO E REPARAÇÃO e principalmente (acredito eu) SWEENEY TODD partem fortes para o Oscar. Mas tb não descarto as presenças de INTO THE WILD (mil vezes melhor que o filme dos Coen, eu acho) e JUNO (por ser a comédia independente do ano tipo ENCONTROS E DESENCONTROS, SIDEWAYS e PEQUENA MISS SUNSHINE) no prêmio da Academia.

Estranhei as ausências de THERE WILL BE BLOOD, CHARLIE WILSON'S WAR e ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VC ESTÁ MORTO.

Mas vamo que vamo!

Abs!

 
At 10:18 AM, dezembro 06, 2007, Blogger Kamila said...

Otavio, está cedo ainda e muita coisa ainda pode rolar, mas acho que o NBR vai perder um pouco a sintonia com o Oscar 2008. Acho MUITO difícil uma indicação, quanto mais uma vitória para George Clooney. Da mesma forma, falo sobre o Tim Burton, um diretor que foi sempre muito esnobado pela Academia - acho que uma indicação por "Sweeney Todd", no entanto, acontecerá.

Da lista de vencedores, neste ano, acho que os com maiores chances de vitória no Oscar são: "Ratatouille", Casey Affleck, Amy Ryan e Julie Christie. Falando particularmente sobre esta última atriz, se ela vencer mais prêmios da crítica já tira a Cotillard do posto de favorita.

Beijos.

 
At 10:38 AM, dezembro 06, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

VIVA os irmãos Coen!!!

 
At 10:46 AM, dezembro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Kamila, mas o George Clooney está entre os cinco cotados para Melhor Ator no buzz do The Envelope.

Acho que o Javier Bardem vai chegar ao Oscar como favorito de Melhor Ator Coadjuvante. Não acha? O personagem dele é muito caricato - daqueles que as pessoas gostam de lembrar.

Sobre roteiro adaptado, eu acho que os Coen já fizeram bem melhor... O roteiro de INTO THE WILD e DESEJO E REPARAÇÃO são bem superiores.

Mas... Viva os Coen, Cassiano! Nesta temporada de prêmios, acho que ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ estará para mim, como OS INFILTRADOS esteve pra vc, Cassiano :)

Mas Viva os Coen! Afinal eles fizeram grandes filmes!

Abs!

 
At 11:26 AM, dezembro 06, 2007, Blogger Kamila said...

Está sim, mas eu acho que, no final, ele não terá apoio suficiente para uma indicação, até mesmo porque, por enquanto, "Michael Clayton" tem recebido um apoio discreto. Não tem a mesma força que um "Atonement", por exemplo.

O Bardem, na teoria, é o favorito. Mas, neste ano, as categorias de coadjuvantes estão tão equilibradas e abertas que, quem largar na frente nos prêmios da crítica, poderá prevalecer no Oscar.

Quanto à roteiro adaptado, só vendo mesmo os filmes para julgar. :-)

Beijos.

 
At 11:36 AM, dezembro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Ah, com certeza. Foi só a minha opinião. Pior que eu troquei a oportunidade de assistir a ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO por ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ... Enfim... é a vida...

Já nas categorias de "Revelação": o Ryan Gosling ganhou no ano passado e tb foi indicado ao Oscar, assim como a Rinko Kikuchi e a Jennifer Hudson, que acabou ganhando o Oscar. Acha que Emile Hirsch e Ellen Page chegam lá?

Bjs,

 
At 11:51 AM, dezembro 06, 2007, Blogger Kamila said...

Otavio, mas você assistiu aos três filmes que você citou. :-)

Ellen Page, com certeza, chega até o Oscar. Estão até citando o nome dela em uma possível vitória. Tenho minhas dúvidas ainda sobre o Emile Hirsch. Temos que ver o que acontece nas próximas semanas.

Beijos.

 
At 12:27 PM, dezembro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

O Emile Hirsch é impressionante em INTO THE WILD. A Ellen Page me surpreendeu em MENINA MÁ.COM. Pelo jeito, ela está ótima em JUNO.

Bom, e Christian Bale? O buzz em torno dele caiu, não? Vi que O SOBREVIVENTE estréia amanhã em SP. Estou louco pra ver... É do Herzog! MICHAEL CLAYTON tb estréia amanhã...

Bjs!

 
At 2:22 PM, dezembro 06, 2007, Anonymous Anônimo said...

Uma premiação inesperada, com ausências e algumas surpresas. Pelo menos dá uma idéia do que podemos vir a esperar no Oscar. Minhas apostas para o Oscar de melhor filme, por enquanto, são: Onde os Fracos Não Tem Vez, Desejo e Reparação, Sweeney Todd, Into the Wild e There Will de Blood. Sendo o alternativo O Caçador de Pipas.

Sobre Ellen Page, acho que sua revelação foi com o tenso e extremamente bem atuado MeninaMá.com, mas esse filme foi subestimado por muitos...
Do mais, já que não vi quase nada dos vencedores, a premiação está satisfatória, lembrando O Caçador de Pipas, do qual já havia perdido a esperança com a péssima recepção da crítica.

Ciao!

 
At 3:24 PM, dezembro 06, 2007, Blogger Victor said...

Ainda vou me surpreender bastante até o final dos prêmios...certeza!
Ausências de "There Will Be Blood", "Antes que o Diabo Saiba..", "Charlie Wilson's War". PrÊmio para George Clooney. Vitória de "Onde os Fracos Não Tem Vez"... Ainda vou me inconformar com muita coisa!
Destaque positivo para Tim Burton com seu "Sweeney Todd" e Emile Hirsch com seu "Into the Wild", nomes que eu torço encontrar em peso na disputa da estátua do careca!


Abs!

 
At 5:29 PM, dezembro 06, 2007, Blogger Kamila said...

Christian Bale, infelizmente, ainda vai demorar para ser indicado ao Oscar, Otavio.

E, justamente por causa da excelente performance dela em "MeninaMá.com" que não considero a Ellen Page uma revelação. Me lembro que uma dessas associações de críticos até deu um prêmio de melhor atriz para ela pela performance nesse filme.

Beijos.

 
At 6:49 PM, dezembro 06, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Kamila, escreve aí o que estou te dizendo: Christian Bale será indicado ao Oscar não por esses filmes "sérios". A Academia irá indicá-lo por THE DARK KNIGHT. :)

Pessoal, neste ano, acho que os indicados serão Gerard Butler (300), Tobey Maguire (Homem-Aranha 3), Shia LaBeouf (Paranóia), Bruce Willis (Duro de Matar 4.0) e Clive Owen (Mandando Bala) indicados. Talvez... Daniel Day Lewis (There Will Be Blood).

Não. Sério agora: Pq diabos não podemos ter Joaquin Phoenix (Os Donos da Noite) indicado ao Oscar??????? Pq ele não tem uma mísera duma chance?

 
At 7:09 PM, dezembro 06, 2007, Blogger Kamila said...

Otavio, não por "The Dark Knight", mas, com certeza, por uma performance menos merecedora. É sempre assim.

Eu adoraria ver o Joaquin Phoenix indicado, mas a imprensa não quer. Fazer o quê??? Vamos fazer uma campanha para ele? :-)

 
At 10:00 PM, dezembro 06, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Sério Otávio? Eu não vi o filme, mas espero um novo Fargo, e torço que os irmãos Coen ganhe o reconhecimento do Oscar finalmente.

 
At 7:00 PM, dezembro 07, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Mas os Coen já ganharam, Cassiano. Não o Oscar de direção, mas levaram a estatueta de Roteiro Original por FARGO, que é melhor do que ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ.

Para explicar... Parte da minha implicância com VIVENDO NO LIMITE, do Scorsese, é que há algo de TAXI DRIVER ali. Entendeu?

Kamila, vamos fazer um lobby por Joaquin Phoenix sim! Ele merece!

Abs! Bom final de semana!

 
At 8:26 PM, dezembro 30, 2009, Anonymous Anônimo said...

Es kommt mir ganz nicht heran. viagra preis ?sterreich viagra bestellen [url=http//t7-isis.org]levitra generika[/url]

 
At 8:59 PM, janeiro 06, 2010, Anonymous Anônimo said...

Encuentro que no sois derecho. Discutiremos. [url=http://csalamanca.com/tag/comprar-viagra/ ]viagra sin recetas [/url] Perdonen por lo que me entrometo … comprendo esta pregunta. Discutiremos. buy viagra spain

 
At 9:01 AM, fevereiro 23, 2010, Anonymous Anônimo said...

http://markonzo.edu http://riderx.info/members/atrovent-inhaler-atrovent-facts.aspx http://blog.bakililar.az/elavidffects/ unchanged http://www.netknowledgenow.com/members/effexor-side-effects.aspx http://blog.bakililar.az/enalaects/ gifts http://blog.tellurideskiresort.com/members/paxil-side-effects.aspx http://blog.bakililar.az/famvir/ castellano

 

Postar um comentário

<< Home