terça-feira, fevereiro 17, 2009

Kate Winslet, Sodoma e Gomorra


A inglesa Kate Winslet foi indicada seis vezes ao Oscar. Quatro como Melhor Atriz (Titanic, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Pecados Íntimos, O Leitor) e duas como Melhor Atriz Coadjuvante (Razão e Sensibilidade, Íris). Ainda jovem, Kate pavimenta uma carreira fenomenal em popularidade, respeito, referência, prêmios e indicações. Como se não bastasse, embora muitos discordem, ela é "simpaticamente" bonita e... sexy. Mesmo que seu perfil esteja bem longe do ideal de mulher na Hollywood de hoje.

Mas parece que a Academia tem um certo tesão ainda não assumido por Kate Winslet. Explico: Por mais que sua personagem em O Leitor preencha quase todos os requisitos que agradam aos votantes do Oscar - e ela está ótima no filme de Stephen Daldry -, acho que Kate está ainda mais impressionante em Foi Apenas um Sonho, de Sam Mendes, onde ela vive uma mulher comum. Não uma judia, não uma nazista, não uma doente terminal, não uma Rain Girl. Enfim, acho seu trabalho no filme do maridão ainda mais complicado e digno de reconhecimento.

Qual será a diferença da Kate Winslet de O Leitor para a Kate Winslet de Foi Apenas um Sonho? Somente o toque na ferida do Holocausto, que faz a Academia remoer o passado? Prefiro acreditar que admiram a atriz por sua total falta de timidez. Pode ser que eles gostem de Kate Winslet peladona e pronta para o olhar amoroso dos pobres mortais que ficam do lado de cá da tela. Ela aparece várias vezes como veio ao mundo em O Leitor, mas não em Foi Apenas um Sonho. Nem mesmo a grande Cate Blanchett tira tanto a roupa quanto Kate Winslet. Exceto por Contos Proibidos do Marquês de Sade, que a Academia não gostou, Kate foi indicada ao Oscar por todos (ou quase todos) os outros papéis em que ficou nua na tela. Até em Titanic, o filme mais popular da conservadora Hollywood. E não é só isso. Se Kate tira a roupa, isso é sinal que lá vem ela em cenas de sexo. Só pode ser: A Academia sente tesão por Kate Winslet.

Na verdade, é difícil dizer quem é a melhor atriz da atualidade. Mas cito três mulheres extraordinárias: Meryl Streep, Cate Blanchett e, claro, Kate Winslet. Pelo menos, acho justo separar as gerações. Aos 59 anos, Meryl é monstra absoluta e referência para as jovens (e aspirantes a) atrizes. Já Cate Blanchett entrará na casa dos 40 em maio e Kate Winslet está com 32. Apesar da pequena diferença, acho que podemos colocar Cate e.. err... Kate no mesmo patamar. Frente a frente para escolhermos a nossa preferida. Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por O Leitor, Kate chegou num ponto em que não precisa de uma estatueta dourada para ser reconhecida. Só que ela jamais havia entrado na corrida pelo Oscar como favorita. E o hype é tão grande que sua presença ofuscou Cate Blanchett, que nem sequer está entre as 13 indicações de O Curioso Caso de Benjamin Button.

É claro que o assunto "pelado, pelado, nu com a mão no bolso" é apenas uma curiosidade, mas Kate Winslet é a atriz jovem mais corajosa do momento. Com roupa ou sem sutiã e calcinha, ela está sempre bem. Até em O Amor Não Tira Férias, onde se divertiu ao lado de Jack Black. Kate não fica nua na comédia romântica de Nancy Meyers, mas dá um show assim mesmo.

Neste domingo, ela disputa o Oscar com Anne Hathaway (O Casamento de Rachel), Angelina Jolie (A Troca), Melissa Leo (Rio Congelado), e Meryl Streep (Dúvida). O problema de todos esses filmes é que nenhum deles tem Kate Winslet. Com ou sem roupa.

11 Comments:

At 12:10 AM, fevereiro 18, 2009, Anonymous Anônimo said...

Otavio, apesar das inúmeras indicações que ela já possui ao Oscar, considero esta a segunda vez em que Winslet chega com chances mesmo de conquistar o prêmio (a outra foi com "Razão e Sensibilidade"). Na minha opinião, a categoria de Melhor Atriz será a melhor que veremos domingo e a mais imprevisível.

Temos dois pesos pesados da atuação brigando pelo prêmio e fica difícil a gente torcer por alguém. Por isso, que vença a melhor!!

Beijos!

PS: E não me critique se eu disse que gostei mais da Jolie, em "A Troca", que da Winslet, em "O Leitor". :-)

 
At 8:35 AM, fevereiro 18, 2009, Blogger Roberto Simões said...

Para mim, para além desses todos, ainda há um outro aspecto a ter em conta. Tem a ver com a caracterização a que Kate Winslet está submetida em O LEITOR. A transfiguração física tem muito a ver. Note-se THE HOURS e Nicole Kidman e MONSTER e Charlize Theron. Por exemplo.

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD

 
At 9:32 AM, fevereiro 18, 2009, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Angelina Jolie está melhor que Kate Winslet e Anne Hathaway também, mas a tara (ou o tesão, se preferir) em dar o Oscar de uma vez pra Kate é tão grande que é melhor fazer isso logo. O que o público quer fazer hoje é "dar" o Oscar em reconhecimento ao trabalho que ela já fez, exatamente como (supostamente) fez a Academia com Scorsese e com os irmãos Coen, por exemplo, e o público não gostou. O Oscar que a Kate vai ganhar domingo (jamais disse que ela não merece, deve-se colocar) vai ser para corrigir os "erros" do passado, que nós cansamos de repudiar e hoje torcemos para que aconteça. Viva Kate, como você bem disse, com ou sem roupa.

 
At 11:38 AM, fevereiro 18, 2009, Blogger Denis Torres said...

Saggy tits. Such a shame. Abs.

 
At 2:29 PM, fevereiro 18, 2009, Blogger Victor said...

Sou mega fã da Kate Winslet, não tem um filme em que ela não esteja no mínimo maravilhosa! Com ou sem roupa! hehe

Mas ainda não vi nenhum dos filmes em que as atrizes estão concorrendo, portanto, fico só na torcida mesmo, sem poder julgar direito.

Meryl Streep que me desculpe, mas a Kate é demais!

 
At 10:37 PM, fevereiro 18, 2009, Blogger Flávia said...

Ahh! A Ana Maria Bahiana copiou o nome do seu blog!

http://anamariabahiana.blog.uol.com.br/

 
At 11:02 PM, fevereiro 18, 2009, Anonymous Anônimo said...

Adorei a última frase, acho que é bem isso mesmo, hehehe. E com ou sem roupa, Kate Winslet será a grande vencedora no domingo! :-)

 
At 9:40 AM, fevereiro 19, 2009, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Poxa buddy não curti nem a pau Winslet em O Leitor ... o filme parece muitos os peitos dela no filme ... caido e sem graça ... Mas se ela ganhar ... vamos fazer o que ... a academia gosta de premiar pessoas de renome em seus projetos mais duvidosos ...

abraços

 
At 12:08 PM, fevereiro 19, 2009, Blogger Unknown said...

Pedro, que é isso? A Angelina melhor que a Kate em "O Leitor"?
Mas, vamos lá. Acho que este ano ela não merecia o Oscar como lead por um filme onde ela é support. Acho que "Foi Apenas Um Sonho" funcionaria melhor neste sentido. O prêmio, se não for pra Kate, que vá paraa Hattaway ou a Streep, mas a Angelina NO! :-)
Um abraço!

 
At 3:48 PM, fevereiro 19, 2009, Blogger Unknown said...

Ah, e parabéns pelo texto, muito engraçado. realmente a Academia sente tesão por Kate! E, acho que entre as melhores atrizes da atualidade em que ter um espacinho para a Juliane moore.

 
At 12:49 PM, fevereiro 20, 2009, Blogger Museu do Cinema said...

Quem não tem tesão por Kate Otávio?

Acho tb que ela estava melhor em Revolutionary, mas Kate sempre é Kate, e uma atuação mediana dela é melhor que muitas atuações sensacionais das atrizes norte-americanas!

 

Postar um comentário

<< Home