quarta-feira, julho 29, 2009

Ansiedade Pós-Comic-Con 2009


A Comic-Con é a maior feira de cultura pop da parte ocidental da Terra. De 22 a 26 de julho, San Diego foi mais uma vez o centro das atenções de cinéfilos nerds e nerds cinéfilos. É lá que todos ficam sabendo das novidades que estão por vir no mundo habitado por quem tem um parafuso a menos. É toda a educação que meninos e meninas precisam.

Entre painéis, coletivas, atores, atrizes, diretores, gente fantasiada e, principalmente, feliz, a Comic-Con 2009 antecipou detalhes sobre filmes, games, séries de TV e quadrinhos que podem influenciar crianças de todas as idades nos
próximos anos - com uma atenção especial a 2010, claro. Abaixo, eis alguns pontos que me acertaram em cheio.

- Tim Burton falou pela primeira vez sobre seu Alice no País das Maravilhas, que estreia dia 5 de março de 2010. Disse que o 3-D está lá para ajudar a contar a história. E que optou por utilizar seus atores ao vivo e a cores sem recorrer à captura de movimentos. Bom, pelo menos, acho que isso não se aplica à personagem de Helena Bonham Carter, eu acho. O fato é que está cada vez mais difícil para os nossos olhos diferenciarem o que é real ou não. Não acredita? Então veja o trailer que foi apresentando na Comic-Con.



- Mas foram os tão falados 25 minutos de Avatar, o novo filme de James Cameron, que dominaram a Comic-Con 2009. Não faltaram palavras como "revolucionário" e expressões como "divisor de águas". Mas será que o cinema vai mesmo mudar depois de Avatar? Após assistir a O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, o diretor James Cameron decidiu sair do exílio pós-Titanic para realizar um sonho de criança: Levar sua história de menino (Avatar) às telas. Na Comic-Con, disse que 100% do que imaginou está no filme. Você pode não concordar, mas acho que Cameron jamais errou. E não acredito que ele voltaria 12 anos depois somente para ganhar mais um bilhão de dólares. HELLO! Ele é o diretor de Titanic. Então é bobagem acusá-lo de qualquer outra palavra que não seja sinônimo de megalomaníaco. Agora, precisamos esperar pelo dia 21 de agosto, quando o trailer será liberado, além de um clipe de 15 minutos, que será exibido em salas IMAX 3-D do mundo inteiro. Mas só descobriremos exatamente o que James Cameron pretende com Avatar em 18 de dezembro, quando o filme finalmente estreia. Ah, o diretor ainda disse que prepara o retorno de Titanic aos cinemas em versão 3-D. Possivelmente, isso também acontecerá com O Exterminador do Futuro 2.

Arte conceitual de Avatar

- Peter Jackson contou que ainda está trabalhando no roteiro de O Hobbit, prequel de O Senhor dos Anéis. Disse para os fãs manterem a calma, porque não há roteiro pronto e nem mesmo orçamento aprovado. Por tudo isso, Peter Jackson e o diretor Guillermo Del Toro não escolheram o ator que viverá o jovem Bilbo Bolseiro (interpretado na trilogia por Ian Holm). Aliás, disse que Del Toro terá liberdade total para conduzir O Hobbit, precisando apenas, é claro, respeitar as locações da Terra-Média criadas na trilogia e os estilos de cada personagem visto em O Senhor dos Anéis. O filme, no entanto, será mesmo dividido em duas partes com estreias previstas para 2011 e 2012. Enfim, nada de novo. Peter Jackson nem mesmo decidiu qual será a história de Tintin que continuará The Secret of the Unicorn, que Steven Spielberg já rodou. Se você não sabe, Spielberg e Jackson trabalham juntos em The Adventures of Tintin, feito com captura de performance e tecnologia 3-D. O primeiro, The Secret of the Unicorn, dirigido por Spielberg e produzido por Jackson, estreia em 2011. O segundo, a ser dirigido por Jackson e produzido por Spielberg, só Deus sabe.


- Enquanto acompanhava a exibição de trechos de seu novo filme, 2012, o cineasta Roland Emmerich (Independence Day, Godzilla, O Dia Depois de Amanhã) comentou sobre a responsabilidade de dirigir a versão cinematográfica da trilogia Fundação, livros clássicos de Isaac Asimov. Embora não haja cronograma definido, o primeiro filme pode chegar às telas em 2011. Na Comic-Con, o diretor revelou o nome do roteirista: Robert Rodat, indicado ao Oscar por O Resgate do Soldado Ryan, mas que também cometeu O Patriota para o próprio Emmerich. O curioso é que os três livros de Asimov (Fundação, Fundação e Império, e Segunda Fundação) não têm nada a ver com o estilo de Emmerich. Diria que Stanley Kubrick, se estivesse vivo, deveria ser o diretor. Sentiu o drama? É sério. Estou preocupado.

A moto de Tron Legacy

- Antes eu era da turma do "só acredito vendo", mas Tron Legacy não é lenda. A sequência de um dos filmes mais legais e revolucionários dos anos 80 vai mesmo acontecer. Para variar, em 3-D. No ano passado, a Comic-Con mostrou as primeiras cenas, que foram liberadas para a rede somente agora (veja abaixo). Mas na edição deste ano, com a presença de Jeff Bridges (protagonista do original de 1982), além da atriz Olivia Wilde e os cineastas Steven Lisberger (diretor do primeiro filme; produtor e roteirista do segundo) e Joseph Kosinski, que comanda Tron Legacy, a Disney provou que não é brincadeira e, de quebra, apresentou a moto iluminada da nova versão, que tem estreia prevista para novembro ou dezembro de 2010. E será interessante ver como Tron se encaixa neste milênio. Em 82, não existia a geração internet e os games eram da idade da pedra. Sim, Tron antecipou muito do futuro que conhecemos hoje. Mas será que Tron Legacy ditará alguma coisa?





5 Comments:

At 8:09 AM, julho 30, 2009, Blogger altieres bruno machado junior said...

Olá Otavio

Estou muito ansioso para ver todos os filmes mencionados, principalmente Alice e Avatar. Espera-se muito do cinema para os próximos anos : )

Abraços e até mais.

 
At 8:29 AM, julho 30, 2009, Blogger Romulo Perrone said...

Estou de volta!

 
At 12:44 PM, julho 30, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

A Comic-Con costuma revelar alguns dos melhores filmes da próxima temporada (e alguns fracasso também, vale comentar). Nesse ano aposto minhas fichas em "Avatar", realmente parece ser outro projeto revolucionário do James Cameron. Gostei do trailer de "Tron Legacy", mesmo não tendo visto o original ainda...

 
At 1:47 PM, julho 30, 2009, Blogger john said...

AVATAR, num vejo a hora...

 
At 2:50 PM, julho 30, 2009, Blogger Kau Oliveira said...

Belo texto, Otavio. Eu estou contando nos dedos a estréia de Avatar, mas o mesmo não posso dizer de Alice in Wonderland: ODIEI o trailer...

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home