sexta-feira, novembro 10, 2006

Os homens de Scorsese e as mulheres de Almodóvar nos cinemas

O americano Martin Scorsese e o espanhol Pedro Almodóvar estão de volta aos cinemas. E não é só isso. Eles retornam aos cenários onde se sentem mais confortáveis para contar suas histórias. Enquanto, Scorsese se concentra na violência das ruas, Almodóvar segue com sua análise do universo feminino.

Em Os Infiltrados, Scorsese arma um jogo de espelhos entre policiais e mafiosos para mostrar como a violência faz o homem perder sua identidade. Assim como em Taxi Driver, Touro Indomável e Os Bons Companheiros, ele prega como é fácil desonrar todos os pecados capitais e mandamentos existentes. Só que aqui ele faz isso de forma descarada. E isso foi um elogio. Antes de tudo, Os Infiltrados é cinema de verdade! Uma obra-prima! Veja a crítica aqui.


Depois de abordar o universo masculino no excelente Fale Com Ela e no mediano A Má Educação, Pedro Almodóvar está de volta para explorar a alma feminina em Volver. Semana que vem, não deixe de ver a crítica neste blog.

Além desses pesos-pesados, Jennifer Aniston, Frances McDormand, Catherine Keener e Joan Cusack estão em Amigas Com Dinheiro. É uma opção interessante para quem não quer pegar as filas de Os Infiltrados e Volver.

Avaliação de alguns filmes em cartaz:
(**** Excelente / *** Bom / ** Regular / * Ruim)

Dália Negra *
(Muito estilo e atores ruins em um filme vazio)

O Diabo Veste Prada ***
(Meryl Streep pode mesmo ganhar mais um Oscar)

O Grande Truque **
(Vai bem até os cinco minutos finais)

Os Infiltrados ****
(Obra-prima)

Pequena Miss Sunshine ****
(Um dos melhores filmes do ano)

As Torres Gêmeas *
(Oliver Stone se rende aos clichês do cinemão)

A Última Noite ***
(O All That Jazz de Robert Altman)

3 Comments:

At 11:51 AM, novembro 16, 2006, Anonymous Anônimo said...

Por favor, dizer que os infiltrados é obra-prima é ser fã demais do Scorsese.

Com uma trama muito bem amarrada, o filme até os últimos 12 minutos me fez achar que era muito bom. Mas, o final foi péssimo. Trash movie de quinta categoria.

 
At 8:48 PM, novembro 17, 2006, Anonymous Anônimo said...

Olá, sou amiga da Flávia e seu blog está nos meus links por pedido dela. Amooooooooo cinema, mas não compartilhamos das mesmas idéias em alguns casos.

Jogos Mortais 3, por exemplo, é um ótimo filme, assim como os outros dois. Achei excelente, independente de ser um filme de terror. Torço, inclusive, para que Jogos Mortais 4 continue surpreendendo.

Já Os Infiltrados não me marcou como a você. Um filme que é bom demais o tempo todo e apresenta um final fraco e vazio, para mim, não pode ser considerado um exemplo do que é cinema de verdade.

Mas, passo sempre por aqui mesmo assim. Afinal, discutir sobre cinema é bom demais!

Um abraço.

 
At 8:36 PM, abril 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Oi meu nome é gabriella...
Acho que a maioria dos filmes devem ter finais inesperados,que era a útima coisa que vc tinha na cabeça com o que iria acontecer com o personagem ou outro elemento.
Gosto de filmes que te deixam surpresa.
Gosto de todos os filmes de drama.
São muito legais e interessantes!!

 

Postar um comentário

<< Home