quinta-feira, maio 03, 2007

Sam Raimi, um diretor fascinado pelo cinema fantástico


Assim como Peter Jackson, Sam Raimi representa o futuro do cinema de entretenimento em Hollywood. Os dois surgiram em produções gore (aqueles filmes de terror de violência gráfica ou explícita) e, atualmente, dão as cartas em grandiosos projetos. Se Jackson ganhou o Oscar pela trilogia O Senhor dos Anéis, Sam Raimi encantou com as aventuras do Homem-Aranha. Habilidoso com a câmera desde quando não tinha a tecnologia de ponta como aliada, Raimi fez literalmente o diabo em A Morte do Demônio (no qual recebeu uma ajuda dos irmãos Coen) e Uma Noite Alucinante.

O diretor subiu um degrau de cada vez até chegar ao comando de Homem-Aranha, em 2002. O projeto chegou a cair nas mãos de James Cameron, mas depois que a Sony adquiriu os direitos do Aracnídeo, o diretor de Titanic pulou fora. Antes disso, Raimi não viajou somente pelo terror. Ele entregou uma aventura bacana (e trash) de um personagem menos famoso dos quadrinhos: Darkman, estrelado pelo amigo Bruce Campbell. Raimi nunca escondeu seu fascínio pelo cinema fantástico e mesmo quando tentou ser sério em Um Plano Simples, ele exalou essa admiração - e ainda deixou evidente a influência dos Coen em sua carreira.

Recentemente, Sam Raimi falou sobre os planos da Sony e da Marvel para mais três filmes sobre o Homem-Aranha. Se ele vai dirigir? Ainda não há nada confirmado. No momento, ele pensa em descansar e, talvez, em levar O Hobbit, o livro de J.R.R. Tolkien, para o cinema - na verdade, isso seria um alívio para os fãs de O Senhor dos Anéis, afinal Raimi seria ótima opção para o lugar de Peter Jackson, que brigou feio com a New Line.

Sobre Homem-Aranha 3, Sam Raimi declarou à revista Entertainment Weekly, que este é o filme mais ambicioso da série por ter um número maior de histórias para contar e mais personagens. Sobre o lado negro do herói, Raimi comenta: "Por mais que eu adore o Peter, percebi que o público adora ver o cara se ferrar. Eles são estranhos assim. Já percebi suas expressões nos cinemas. Eles se divertem mais quando o Peter está mal, eu acho. Então, gosto mesmo de atormentar os personagens, mas é porque o público gosta." E mais: "Quem sabe se as pessoas vão gostar de Homem-Aranha 3? É tão incerto. Esse filme é mesmo um passo numa direção diferente. Vamos ver se as pessoas querem deixar seu herói caminhar rumo ao lado negro". OK, Sam. Não se preocupe. Até agora você se saiu bem. E nós agradecemos.

7 Comments:

At 9:08 PM, maio 03, 2007, Blogger Flávia said...

Esses posts sobre Homem-Aranha estão dando muita vontade de ver o filme...

Bjs!

 
At 9:37 PM, maio 03, 2007, Blogger Wiliam Domingos said...

Acho que Sam Raimi é apenas um cara em temporada de sorte, considero ele um diretor frágil!Mas nos dois filmes da série "Homem Aranha" ele conseguiu equlibrar bem, espero que ele demonstre equilibro no terceiro!
Abraçoo...
ahh tem Mr. Mestre no Eco Social e enquete!
http://eco-social.blogspot.com/

 
At 11:29 PM, maio 03, 2007, Blogger Ronald Perrone said...

Gostava do Raimi da época trash, mas até que faz um belo trabalho no Homem Aranha...
Abraços!

 
At 1:39 AM, maio 04, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Uma Noite Alucinante... FILME DO CARALHO!!! Bah, eu também to ficando numa pilha pra ver SM3, culpa sua Otávio! =D

Depois de 3 mil anos, consegui uma mídia decente do GOW2, graças a deus. O game já tava pegando poeira.

Abraços!

 
At 10:00 AM, maio 04, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

O único filme que realmente gostei do Sam Raimi foi Um Plano Simples.

 
At 11:26 PM, maio 04, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Assinando embaixo do post do Cassiano (UM PLANO SIMPLES é daqueles filmes que ecoam por longa data).

Otavio,

Peter Jackson e Sam Raimi podem até ser o futuro do blockbuster hollywoodiano, mas será um futuro que não me agrada nem um pouco. Os filmes de Raimi são mal feitos, cheio de erros de continuidade bobinhos e facilmente evitáveis e nem a fotografia dos filmes dele me agrada.

Preferia que o futuro dos filmes-pipoca fosse capitaneado por gente que seguisse o exemplo de um Alfonso Cuarón em Harry Potter 3 ou Christopher Nolan em Batman 5. Aí sim, pipoca e cinema seriam mesmo sinônimos.

abração!

 
At 4:35 PM, maio 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu gosto do Sam Raimi, inclusive de sua fase mais "trash" ("Uma Noite Alucinante" e "A Morte do Demônio" são muito divertidos). Pra mim, seu primeiro grande trabalho foi "O Plano Simples" (como você disse, até parece um filme dos Coen), mas sem dúvida a trilogia do "Homem-Aranha" é seu maior trabalho no cinema.

 

Postar um comentário

<< Home