terça-feira, agosto 28, 2007

Os 10 melhores filmes de ficção científica

Listas são sempre difíceis, ingratas e pessoais. Mas HOLLYWOODIANO aceitou o desafio e publicou seu Top 10 dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Em ordem de preferência (e importância para o cinema), a lista cita algumas produções que podem ser facilmente encaixadas em outros gêneros, mas não deixam de viajar pelo universo desconhecido e fascinante da ficção científica. Veja abaixo:


1) 2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001 - A Space Odyssey, 1968)
Direção: Stanley Kubrick


Dizem que Stanley Kubrick tentou fazer um filme definitivo para cada gênero. Até hoje, não há nada no cinema que possa ser comparado ao desafio intelectual e filosófico de 2001 - Uma Odisséia no Espaço. É uma obra-prima que intriga por oferecer perguntas e nenhuma resposta. Por isso, 2001 sobrevive ao tempo. Talvez Kubrick nem tenha respostas. Ninguém tem. Além de ser uma perfeita junção de imagem, música e som, o filme joga as dúvidas e os conhecimentos do Homem sobre Deus e a ciência nos limites do universo. Talvez as respostas estejam em cada uma das cenas de 2001. Nossa tarefa é perguntar eternamente. Entender 2001 seria como compreender a razão de nossa própria existência e prever para onde iremos.


2) Blade Runner - O Caçador de Andróides (Blade Runner, 1982)
Direção: Ridley Scott


Ridley Scott deveria voltar a fazer ficção científica. Logo depois do primeiro Alien, ele se dedicou a Blade Runner, que é uma das últimas obras-primas do gênero. Filhote de Philip K. Dick (e Metropolis), o filme é a ficção científica mais reverenciada por público e crítica (ao lado de 2001). Mas não foi sempre assim. Na época do lançamento, ninguém deu muita bola para Blade Runner. Agora, ele é obrigatório. Ridley Scott riu por último. E continuará rindo: em breve, o diretor lança um DVD com a versão definitiva do clássico.


3) O Império Contra-Ataca (Star Wars - Episode V: The Empire Strikes Back, 1980)
Direção: Irvin Kershner


Star Wars vive no mundo da fantasia, mas não deixa de ser ficção científica. De 1980 a 1999, O Império Contra-Ataca era conhecido como o segundo filme da "trilogia sagrada" de George Lucas. Agora é o Episódio V, em que Irvin Kershner se saiu bem melhor do que Lucas na direção e entregou a maior aventura intergalática do cinema. O Império Contra-Ataca supera o original e, até hoje, é o melhor dos seis episódios de Star Wars. Entre outras qualidades, ele se destaca por ser uma espécie de tragédia shakespeariana no espaço.


4) E.T. - O Extraterrestre (E.T. - The Extra-Terrestrial, 1982)
Direção: Steven Spielberg


Quem nunca sentiu um pingo de emoção ao ver E.T. - O Extraterrestre precisa de um médico. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé. Steven Spielberg teve a idéia para E.T. durante as filmagens de Os Caçadores da Arca Perdida e, um ano depois, entregou uma das produções mais amadas (e imitadas) do cinema moderno. E.T. é pura magia. É a saga de um alienígena esquecido na Terra, que vê o nosso planeta com os olhos de uma criança. Todos nós sabemos que o mundo não é assim. E infelizmente, o pequenino E.T. também descobre a Terra vista pelos adultos. Antes de crescer, a imagem que fica na memória é a viagem de uma bela infância - como o vôo da bicicleta com a lua ao fundo em uma das cenas mais mágicas do cinema. É a emoção do primeiro beijo de uma criança em um momento que homenageia o beijo mais bonito das telas: John Wayne e Maureen O' Hara, em Depois do Vendaval. Ainda não sei se o E.T. era apenas pequeno ou se ele era uma criança deixada pelos pais em um território desconhecido.


5) Guerra nas Estrelas (Star Wars - Episode IV: A New Hope, 1977)
Direção: George Lucas


George Lucas buscou inspiração nos pensamentos de Joseph Campbell, um dos grandes intérpretes da mitologia universal, para criar a saga da família Skywalker. Mas também teve que ler (e reler) O Senhor dos Anéis, além de estudar os filmes de Akira Kurosawa e John Ford. Guerra nas Estrelas pode ser visto como uma aventura espacial sobre a velha luta do bem contra o mal, mas Lucas jamais escondeu que sua verdadeira intenção foi inventar uma nova mitologia. É um divisor de águas na história do cinema. Star Wars salvou Hollywood financeiramente, mudou o conceito de efeitos visuais (e sonoros) para sempre e revolucionou gêneros como ficção científica, aventura e fantasia.


6) Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977)
Direção: Steven Spielberg


Antes de fazer E.T., Steven Spielberg tentou limpar a imagem ruim dos alienígenas. O público já estava acostumado a ver o cinema tratá-los como terríveis invasores e o diretor veio com essa mensagem pacifista. Na verdade, Spielberg sempre se preocupou com a visão errada dos norte-americanos sobre estrangeiros e outras raças. Muitos de seus filmes investigam esses preconceitos. Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um pedido de Steven Spielberg pela paz mundial e, no caso do filme, universal. A música é uma ferramenta apaziguadora e a chave para a comunicação entre humanos e alienígenas. Hoje, Spielberg diz que faria um final diferente para o filme: Roy Neary (Richard Dreyfuss) jamais teria entrado na nave e deixado sua família para trás. Ainda bem que ele deixou seu lado infantil dominar sua razão.


7) Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)
Direção: Stanley Kubrick


O cineasta Stanley Kubrick criou um futuro alternativo e absurdamente violento em Laranja Mecânica. Neste filme, o ser humano é alienado e capaz de cometer os piores crimes contra seus semelhantes. E a salvação não está nas mãos do governo. O Estado consegue ser ainda mais perverso do que o delinqüente Alex (Malcolm McDowell). O jovem não tem apenas a sua mente violentada, mas sua alma é arrancada do corpo. Impotente, ele não representa mais uma ameaça ao Estado. Mas também não reage contra qualquer ato de violência nas ruas. Só que nada é eterno - nem mesmo o resultado desta experiência. Alex voltará a ser o que era. Ou talvez acorde como um homem ainda mais violento. E qual é a pior violência? A que vem de dentro para fora (o indivíduo) ou a que vem de fora para dentro (o Estado)? É um futuro cruel imaginado por Kubrick, mas o que ele queria mesmo era fazer uma crítica política e social. Com isso, ele fez de Laranja Mecânica um filme eternamente atual.


8) O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)
Direção: Franklin J. Schaffner


Em O Planeta dos Macacos, o futuro é passado. Como os dinossauros, o Homem já teve sua chance. Não basta evoluir a mente e o espírito com conhecimento. O ser humano não se contenta com pouco e tem sede de poder. O que ele não sabe é que (aos olhos de Deus) jamais deixará de ser um macaco. A vida é um ciclo e para voltar ao domínio, o Homem terá que fazer por merecer. Neste filme, os símios ainda são primitivos, mas conseguem ser mais inteligentes do que o bicho homem. É a teoria da involução avisando que só andamos para trás. E é assim até hoje. É uma visão assustadora para um futuro inevitável. Em 1968, o diretor Franklin J. Schaffner não precisou de efeitos visuais impressionantes para dizer tudo isso. E ainda entregou um dos finais mais surpreendentes do cinema.


9) Alien - O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)
Direção: Ridley Scott


O primeiro Alien é ficção científica, mas acima de tudo é puro terror. Ridley Scott realizou o filme mais claustrofóbico de todos os tempos. E logo numa época em que o cinema voltava a ver os extraterrestres como visitantes pacíficos (Contatos Imediatos do Terceiro Grau foi lançado dois anos antes). No mundo de Alien, ninguém pode ouvir você gritar por socorro no espaço. É curioso como conseguiram imaginar um alienígena que precisa de um outro corpo para gerar um filhote. É original, assustador e brilhante. Mas a idéia mais maligna do filme é imaginar o Homem como uma raça pior do que o terrível ser gosmento que mata cada um dos tripulantes da nave Nostromo. Tirando Sigourney Weaver, claro, que ganhou seu devido reconhecimento em Hollywood. Quem ainda não viu Alien - O Oitavo Passageiro pode estranhar, já que o filme foi imitado por inúmeras vezes. Até mesmo por suas seqüências - tirando a espetacular segunda parte dirigida por James Cameron.


10) O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, 1951)
Direção: Robert Wise


KLAATU-BARADA-NIKTU! Quem é fã de ficção cientifica não precisa de tradução para essa frase. Em 1951, antes de dirigir A Noviça Rebelde, Robert Wise filmou O Dia em que a Terra Parou, uma verdadeira pérola do gênero. Klaatu (Michael Rennie), um alienígena com rosto 100% humano, avisa que a Terra está cada vez mais perigosa para seus habitantes (e para outros planetas). Ele quer que a raça humana se comporte e dê um fim na violência contra os próprios irmãos. Mas se o Homem continuar fazendo guerras, Klaatu providenciará o apocalipse. É um ultimato pela paz. Só assim para aprendermos.

19 Comments:

At 3:21 PM, agosto 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu sou daquele tipo de cinéfilo que não é muito fã dos clássicos, mas dos que você citou eu gosto. Laranja Mecânica é um filme diferente e bizarro, e é o melhor tabalho do Kubrick que já vi (do diretor, vi apenas O Iluminado e De Olhos Bem Fechados).
Sou completamente louco pra ver Contatos Imediatos de Terceiro Grau, porém, não o encontro nas locadoras aqui de Porto Alegre.
Acho E.T apenas simpático, nada mais.
Acho Blade Runner mediano. Apesar de eu admirar a direção de arte e a visão futurística de Ridley Scott, o filme não me cativa.

 
At 5:08 PM, agosto 29, 2007, Blogger Rogerio said...

A Lista está boa Otavio, ams acho que abrisse demais o leque, colocando ET e Laranja Mecanica - filmes espetaculares, mas que acredito estarem em outra categoria(nem sei defini-las).
Claro, como vc disse, listas são cruéis, ams senti falta de "Terminator", "Matrix" e "A.I."
No topo,nao tem jeito - é 2001 na cabeça.
Abraço.

 
At 5:20 PM, agosto 29, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Matheus, eu não consigo deixar os clássicos de lado. Até para compreender o cinema atual.

Rogerio, gosto muito de O EXTERMINADOR DO FUTURO 1 e 2, A.I., e tantos outros filmes do gênero. Mas tive que selecionar 10. Foi muito difícil e doloroso. E MATRIX... sem chances comigo. Adorei o primeiro na época do lançamento. Mas hoje, eu não consigo separá-lo de suas infelizes continuações. Para mim, é um filme só. E uma grande farsa do cinema moderno. Prefiro MINORITY REPORT, OS 12 MACACOS, FILHOS DA ESPERANÇA, etc.

Abs!

 
At 5:45 PM, agosto 29, 2007, Blogger Rogerio said...

Pois eh, continuaçoes caça niqueis as vezes destroem a imagem de um belo filme. Se eu te disser que Matrix Revolutions eu nem vi e nem quero ver, vais entender né.
Valeu.

 
At 5:54 PM, agosto 29, 2007, Blogger Kamila said...

Não sou a maior fã do gênero de ficção científica, mas a sua lista está ótima, Otavio.

Dos filmes citados, só não assisti ao último e ao "Blade Runner" (que crime, hein???).

 
At 6:23 PM, agosto 29, 2007, Blogger Heloísa said...

Adorei! Não vi 3 de 10, passo de ano? Acho q faltaram alguns (12 Macacos, Exterminador do Futuro 2)... De Volta para o Futuro encaixa? É uma das minhas trilogias preferidas! Bj

 
At 6:29 PM, agosto 29, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Kamila, como assim vc não viu BLADE RUNNER?

Helô, acho que DE VOLTA PARA O FUTURO tb entra.

Bjs!

 
At 8:58 PM, agosto 29, 2007, Blogger Ronald Perrone said...

Humm, acho que colocaria na lista o Fahrenheit 451 do François Truffaut e Alphaville, do Godard...

 
At 10:45 PM, agosto 29, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Não sou fã de ficção, mas tem clássicos ai sem duvida, Blade Runner e 2001, mas Laranja não classificaria como ficção.

 
At 11:03 PM, agosto 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ótima lista e iniciativa.

Eu não vi 5 da sua lista! Nossa! Incluindo 2001, que não acho para ver e fiquei mais empolgado com seu profundo comentário.

Sobre os outros: (ficaria nessa ordem)

1-ET (emocionante e inesquecível)
2-Laranja Mecanica (sem palavras para defini-lo, é chocante)
3-O Imperio Contra Ataca (o melhor de todos)
4-Guerra nas Estrelas (um eterno classico)
5-Blade Runner (ótimo, mas não obra-prima)

Eu colocaria Minority Report e Donnie Darko nas duas primeiros posições. Spielberg me fascinou com sua ficção repleta de ação, inovação, beleza e densidade. Donnie Darko ainda hoje me impressiona, com sua versão do diretor ainda melhor e mais arrojada.

 
At 11:06 PM, agosto 29, 2007, Anonymous Anônimo said...

Da lista só não assisti O Dia em que a Terra Parou.
Gostei da lista mas, não podia ter sido uma Melhor de 20 ?? =)
Aí seria possível encaixar filmes como: De Volta para o Futuro, Exterminador, A.I, Minority Report,Filhos da Esperança, Tropas Estelares ...

 
At 4:46 AM, agosto 30, 2007, Blogger Romeika said...

Tb não sou muito fã desse gênero, mas muitos dos filmes citados na sua lista eu gostei! "ET" e "Laranja Mecânica", adoro!

 
At 11:10 AM, agosto 30, 2007, Anonymous Anônimo said...

Bela lista, Otavio! Abaixo, uma lista que já publiquei em meu blog:

1. E.T. - O Extraterrestre
2. 2001: Uma Odisséia no Espaço
3. Donnie Darko
4. Matrix
5. Contatos Imediatos do Terceiro Grau
6. Blade Runner
7. Laranja Mecânica
8. Star Wars V - O Império Contra-Ataca
9. O Exterminador do Futuro 2
10. Alien - O Oitavo Passageiro

Sete títulos iguais!
Abraço!

 
At 6:02 PM, agosto 30, 2007, Blogger Kamila said...

Ainda não assisti à "Blade Runner" por puro desleixo, Otavio. Nunca peguei o filme na TV ou tive curiosidade de pegá-lo nas locadoras.

 
At 8:35 PM, agosto 30, 2007, Blogger Moacy Cirne said...

Oi, concordo com Perrone: Alphavile (do sempre genial) Godard e Fahrenheit 451 me parecem indispensáveis. Mas lista é lista, e cada uma tem que ser respeitada como tal... Um abraço.

 
At 5:31 PM, setembro 01, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Rapaz, piro só de pensar no mundo mitológico criado por George Lucas em Star Wars,principalmente O Império Contra-Ataca, o melhor de todos.Já Kubrick é responsável por extrair interpretações interessantes a respeito de nossa sociedade e 2001 e Laranja Mecânica são vitais a qualquer cinéfilo moderno.Já ET de Spielberg recebe glórias por sua emoção que em nada se torna piegas.Únicos,excelente reunião de grandes fantasias/realidades.

 
At 8:42 PM, dezembro 24, 2007, Blogger igmarcior said...

FaLtaram "The Fly", "Robocop", "O Exterminador do Futuro" e "Matrix"

 
At 2:20 PM, março 16, 2008, Blogger Luiz Castanheira said...

Confiram a minha lista aqui:

http://chestnuttree-castanheira.blogspot.com/2008/03/melhores-filmes-scifi-de-todos-os.html

Forte Abraço
Castanheira

 
At 1:08 PM, novembro 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

Star Wars não é sci-fi, é fantasia espacial.

 

Postar um comentário

<< Home