sexta-feira, agosto 24, 2007

The Talented Mr. Damon

Matt Damon e Ben Affleck são amigos de longa data – antes mesmo do sucesso em Hollywood. Depois de anos se apresentando no teatro do colégio e batalhando por pequenos papéis no cinema, os dois chegaram a dividir um apartamento humilde em Los Angeles. Por muito tempo, eles não conseguiam trabalho, então decidiram arriscar tudo em um projeto. Suas vidas mudaram para sempre quando Gus Van Sant filmou um roteiro especial da dupla: Gênio Indomável.

A produção foi indicada a nove Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Damon). A premiação de 1997 foi dominada por Titanic, mas Matt Damon e Ben Affleck tiveram razão de sobra para comemorar o Oscar e o Globo de Ouro pelo roteiro. Ainda assim, desde Gênio Indomável até hoje, Matt Damon é mais respeitado pela crítica e consegue papéis melhores do que seu amigo. No mesmo ano, ele foi a escolha de Francis Ford Coppola para protagonizar O Homem que Fazia Chover.

Em 1998, ele chegou ao set de filmagens de O Resgate do Soldado Ryan bem depois do restante do elenco, que passou por um duro treinamento militar - o desprezo do pelotão comandado por Tom Hanks ao soldado James Ryan (Damon) não aconteceu por acaso. Em 1999, o ator viveu um anjo vingativo no polêmico Dogma, de Kevin Smith. Mas foi em O Talentoso Ripley, que Matt Damon fez justiça ao adjetivo do personagem principal do filme. Muitos reclamaram da atuação de Damon, afinal esse foi o filme que revelou Jude Law. O jovem protagonista da trama de Anthony Minghella pode ter sido ofuscado por Law em muitas cenas, mas ele estava apenas começando a consolidar sua carreira. E as críticas foram desnecessárias. Damon está ótimo. Ele ainda recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator e só contribuiu para o resultado final do melhor trabalho de Minghella.


Depois de uma bobagem aqui e outra ali, Damon retornou bem no divertidíssimo Onze Homens e um Segredo no meio de uma elegante reunião de astros. Mas faltava um papel que realmente marcasse seu rosto na cabeça do público – sei de muita gente que confundia Matt Damon com Leonardo DiCaprio. A chance veio com A Identidade Bourne, de Doug Liman. Depois de Gênio Indomável, esse foi o filme definitivo para a sua forte imagem dentro de Hollywood. O nome Matt Damon passou a ser publicidade instantânea para ótimos filmes como Os Irmãos Grimm, Syriana e Os Infiltrados. Sem falar em O Bom Pastor, em que foi dirigido por ninguém menos do que Robert De Niro.

Embora não pareça, Matt Damon está perto de completar 37 anos. É um dos poucos atores de verdade com imagem de astro. De Gênio Indomável a O Ultimato Bourne, a fama sorri para Damon por um período de apenas 10 anos. E ele já tem um Oscar e trabalhou com grandes diretores e atores. Por esses e outros motivos, será muito interessante acompanhar sua carreira por mais 10 ou 20 anos.

Obs: Na enquete realizada pelo blog, os Hollywoodianos escolheram Os Infiltrados como o melhor filme estrelado por Matt Damon. O longa de Scorsese obteve 30% dos votos, seguido por O Resgate do Soldado Ryan (27%), O Talentoso Ripley (22%), A Identidade/Supremacia Bourne (12%) e Gênio Indomável (11%).

7 Comments:

At 12:21 PM, agosto 24, 2007, Anonymous Anônimo said...

Respeito muito Damon, se deu bem melhor que Affleck e sempre se destaca nos filmes com versatilidade e impecabilidade. Se formos reparar, em alguns momentos de O Talentoso Ripley, ele realiza certos movimentos corporais e faciais idênticos ao do personagem Jude Law, algo necessário, dado a natureza de seu personagem. É um ator nato, mas sua melhor performance foi em Os Infiltrados, que junto com O Resgate do Soldado Ryan, se destaca como os melhores filme de sua carreira.

 
At 6:12 PM, agosto 24, 2007, Blogger Kamila said...

Eu gosto muito do Matt Damon, porque ele é um dos poucos atores da atualidade a saber equilibrar bem papéis em filmes mais "mainstream" e em filmes menores, com conteúdo.

Acho que ele, depois de alguns erros na carreira, se reencontrou e espero que ele não se desvie mais do caminho certo.

Bom final de semana!

 
At 3:51 AM, agosto 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Que injustiça com Gênio Indomável, um de seus melhores filmes ficar em último lugar! Otávio, porque especificamente até 2017? Depois disso ele não fará nada de bom? O ator bom é como vinho, quanto mais velho melhor. Abs.

 
At 11:24 AM, agosto 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Gosto do Damon, mas para mim ele ainda não é um grande ator, fazendo trabalhos competentes na trilogia do Bourne e na própria série do Ocean. Para mim sua melhor foi em "Os Infiltrados", aliás o indiquei ao prêmio de melhor ator na minha lista do ano passado. Achei o Oscar por "Gênio Indomável" bem merecido...

 
At 1:21 PM, agosto 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Bom, DEnis... eu quis dizer por "mais 10 anos".

 
At 5:00 PM, agosto 25, 2007, Blogger Romeika said...

37 anos?!? Nossa... Eu o considero um bom ator, gostei da atuação dele em "O Talentoso Ripley", "O Bom Pastor" e "Gênio Indomável", sem falar que esteve ótimo como o Jason Bourne. Tb funcionou como coadjuvante em "Syriana" e "Os Infiltrados".

Ah, não gostei de "Os Irmãos Grimm".

 
At 8:39 PM, agosto 25, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Gosto do Damon em alguns trabalhos citados por vc,entre eles O Talentoso RIpley(ele está ótimo mas naum melhor que Law) e O Bom Pastor.Naum sou muito fã da série do Bourne e pouco tenho de elogios a esses trabalhos.Ainda quero ver mais facetas do Damon para garantir que ele é um dos meus preferidos.

 

Postar um comentário

<< Home