terça-feira, agosto 21, 2007

O Segredo de Berlim


Lançado direto em DVD, O Segredo de Berlim (The Good German, 2006) lembra a época, os cenários, os figurinos e a fotografia de Casablanca. Mas as comparações ao clássico absoluto de Michael Curtiz param aqui. Essa ousada experiência cinematográfica do diretor Steven Soderbergh pode ter a intenção de homenagear Casablanca, mas a alma de O Segredo de Berlim não é romântica. Ela está ligada aos filmes noir dos anos 1940, em pleno trauma da Segunda Guerra Mundial.

A adaptação do livro de Joseph Kanon pode parecer um tanto suntuosa em sua primeira metade, mas é enganação. Nas mãos de Soderbergh, a obra original e o roteiro de Paul Attanasio são apenas materiais para o diretor exercitar suas habilidades. Para ele, trata-se de uma experiência. Ou seria uma brincadeira? Eu já disse isso, mas acho que Soderbergh é um falso cineasta independente. Ele brinca de fazer cinema e quer ser reconhecido como um diretor inteligente. Na verdade, Soderbergh não é nada, além de artificial. Cadê o ótimo diretor de Traffic? Ou será que o sucesso daquele filme veio do roteiro de Stephen Gaghan? E o que é O Segredo de Berlim? É o parque temático do cineasta. É um filme frio e sem alma, mas que talvez fosse o projeto ideal para um diretor como Anthony Minghella. Ou Todd Haynes? Alguém se lembra de Longe do Paraíso? Isso sim é um exemplo de como aproveitar a aura dos filmes antigos, mas sem abrir mão da Hollywood atual. Se a imagem do cinema como se fazia antigamente está apenas em sua "atmosfera", nós estamos perdidos.

Mas graças a Deus por Cate Blanchett! Ela rouba todas as cenas de George Clooney. Só o olhar de sua Lena Brandt captura qualquer um. Tobey Maguire até que é uma boa surpresa neste filme, mas é uma pena que ele tenha tão pouco tempo. E quando Soderbergh não atrapalha, o que sobra é a bela fotografia e a trilha sonora deliciosamente datada de Thomas Newman.

Depois de conferir O Segredo de Berlim, o negócio é alugar Casablanca para relembrar o bom cinema do passado.

O Segredo de Berlim (The Good German, 2006)
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: George Clooney, Cate Blanchett, Tobey Maguire, Beau Bridges e Tony Curran

20 Comments:

At 12:54 AM, agosto 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otávio, foi lançado recentemente em dvd um filme chamado Criatura Perfeita, sobre uma sociedade alternativa em que vampiros protegem humanos de doenças e outras ameaças, vivendo harmoniosamente! Até que o equilíbrio é rompido... É uma produção B que salta aos olhos, pois o filme se passa num futuro "retrô" para esconder o baixo orçamento, mas sem querer ou não, acabou dando um charme extra e sombrio à história. E não é que o filme é bonzinho? Se puder assistir, recomendo. Abs.

 
At 2:55 AM, agosto 22, 2007, Blogger Arthur said...

Não gosto muito de filmes assim, é díficil darem certo hj em dia...
Agora mesmo nem quero ver mais!

Cate Blanchett realmente manda muito bem!

 
At 9:50 AM, agosto 22, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Nossa, detonou hein...

Eu tô doido para ver esse filme, desde que fiquei sabendo.

Eu sou fã do Sodenbergh e acho exatamente o contrário de vc, para mim um dos poucos diretores do cinema mundial que conseguiu agregar cinema pipoca com cinema "cabeça", na falta de uma palavra melhor.

Traffic é exemplo? claro! Mas não só ele, ou esquecemos do sensacional Sexo, Mentiras e Videotape? que mudou Hollywood e o cinema independente.

E Erin Brockovich, que foi seu retorno quando todos diziam que ele já era?

Acho que ele é sim um cineasta que gosta de experimentar, mudar, como vc disse lá no blog sobre o Scorsese, as vezes ele se dá mau, mas nem por isso deixa de ser gênio. Citei três filmes dele sensacionais, que outro cineasta podemos fazer isso?

 
At 10:26 AM, agosto 22, 2007, Blogger Kamila said...

Eu quero muito assistir a este filme e seu texto é o segundo que leio meio que detonando este filme.

 
At 12:02 PM, agosto 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Denis, o nome é CRIATURA PERFEITA? Ok, então.

Arthur, obrigado pela visita! Volte mais vezes.

Cassiano, da sua lista, só não concordo com ERIN BROCKOVICH, um veículo para Julia Roberts. Na mesma época saiu um filme de tema semelhante, que acho bem melhor: A CIVIL ACTION, com John Travolta, Robert Duvall e William H. Macy.

E dos atuais, podemos citar 3 grandes filmes de David Fincher, por exemplo.

Kamila, eu achei que ia fazer as pazes com Soderbergh neste filme...

Abs!

 
At 12:21 PM, agosto 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sabia que você não iria gostar muito, mas admirei muito o filme. De certa forma eu achei ele bem mais frio do que é romântico, mas continuo admirando as habilidades de Soderbergh e o elenco está fantástico, além do visual sensacional e a belíssima trilha sonora. Sem dúvida, está a mil anos luz da maestria de Casablanca, mas é uma "experiência" que me cativou.

3 estrelas

 
At 12:46 PM, agosto 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hahahahaha... vc sabia, Wally?

Abs!

 
At 1:40 PM, agosto 22, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Mas Fincher, Tarantino, Sam Mendes e Paul Thomas Anderson não valem Otávio!

A Civil Action é ruim de doer...

 
At 2:10 PM, agosto 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É nada! :)

 
At 3:11 PM, agosto 22, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Bom, eu adoro A Hora do Espanto!

 
At 3:32 PM, agosto 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sim, o nome é esse mesmo.

 
At 3:49 PM, agosto 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Mas eu tb adoro A HORA DO ESPANTO!!! O 1. Não o 2.

Aliás, não se faz mais terror adolescente (ou "terrir"?) como antigamente...

Abs!

 
At 4:56 PM, agosto 22, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, pode parecer uma heresia tremenda, mas eu não acho nada demais em Steven Soderbergh. Fora "Sexo, Mentiras e Videotape" e "Traffic", o que ele fez?

Se bem que eu espero com ansiedade a biografia "Che", que ele prepara para o próximo ano...

 
At 5:08 PM, agosto 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Bom, Kamila... Então, ele tb entra naquela nossa teoria, certo?

 
At 5:37 PM, agosto 22, 2007, Blogger Kamila said...

Ele se enquadra perfeitamente em nossa teoria, Otávio. :-)

 
At 5:56 PM, agosto 22, 2007, Blogger Romeika said...

Vixe, que teoria é essa?

Bom, dos filmes do Soderbergh, acho que só mesmo "Sexo, Mentiras e Videotape" e "Traffic" são dignos de citação. "Erin Brokovich" é um bom filme, mas nada sensacional. Acho que ele começou a perder o rumo com "Solaris", que eu quase não consegui terminar de ver de tão (odeio dizer isso de um filme) chato.

Mas eu tinha esperanças quanto a esse "The Good German". Irei assistir qualquer dia..

 
At 8:20 PM, agosto 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sabe que até gostei desse filme/ Quer dizer, tá longe de ser dos melhores do Soderbergh, mas tem alguns aspectos bastante positivos, como a produção que lembra filmes clássicos e até mesmo a atuação da Blanchett e do Maguire (especialmente esse).

 
At 10:27 PM, agosto 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Hahahaha...já havia lido sua resenha de 13 Homens e criticou Soderbergh, eu imaginei que você iria ficar com um pouco ódio de O Segredo de Berlim também.

abs.

 
At 11:48 PM, agosto 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

Realmente Otávio, o filme não tem nada de Casablanca e a trilha sonora é fantástica mas, de todos os que conheço do Soderbergh não acho que este seja tão ruim assim.
Ele conta com um elenco estelar e que tem boas atuações,Cate Blanchett está muito bem neste filme.
Não sou "fã" dele mas, no caso deste filme eu daria (imitando o Wally) 2 1/2 estrelas.
Ele chega às locadoras amanhã(23/08).
Agora, mudando de assunto,tbm fiquei curiosa: Q Teoria vcs estão falando ?? =)
Abs !!

 
At 7:44 PM, agosto 23, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Bom, a teoria... Bom, um dia nós escrevemos sobre essa teoria...

Bjs!

 

Postar um comentário

<< Home