domingo, agosto 19, 2007

Os Simpsons - O Filme


Logo no início de Os Simpsons - O Filme (The Simpsons Movie, 2007), um indignado Homer se vira para a platéia e diz algo como: "Por que alguém pagaria para ver algo no cinema que passa de graça na TV? Se alguém me perguntar, eu digo que todo mundo neste cinema é idiota!" e apontando para qualquer um de nós, ele continua: "Principalmente você!"


O desabafo de Homer comprova que, felizmente, o tom do aguardado filme dos personagens criados por Matt Groening é o mesmo da série. Ninguém é poupado. Negros, brancos, amarelos, heterossexuais, homossexuais, bandas de rock, políticos, alcóolatras (incluindo Bart) e Mickey Mouse sofrem nas mãos dos Simpsons (e de toda a adorável cidade de Springfield). As pauladas atingem a educação, a família, as religiões e, principalmente, a preocupação com a poluição ambiental.

Quando Homer Simpson transforma o lago de Springfield no Rio Tietê, a cidade exige a sua cabeça (e do restante da família). É o ponto de partida para o roteiro de Matt Groening, Al Brooks, Al Jean, Ian Maxtone-Graham, George Meyer, David Mirkin, Mike Reiss, Matt Selman, John Swartzwelder e (Ufa!) Jon Vitti brincar com a paranóia e a intolerância do governo (e do povo) norte-americano. O presidente Arnold Schwarzenegger (!) é uma anta totalmente manipulável e é coagido a colocar Springfield cercada por uma gigantesca redoma. Para a cidade e o governo, a família Simpson é tão perigosa quanto qualquer terrorista. Não deixa de ser interessante ver o tão esperado filme dos Simpsons não poupar a política atual dos EUA. A franquia pode ser um filhote norte-americano, mas é antenada com a realidade e tem opinião própria.

Mas o que interessa é a sensação de alívio (para quem acompanha a série desde 1989) ao constatar que nada mudou no universo amarelo de Matt Groening em sua versão na tela grande. E o filme brinca bastante com o formato de cinema. São ótimas tiradas com as chamadas da programação do canal Fox no meio do filme e até um falso "to be continued". Quem é fã da série vai rir muito e sair satisfeito da sala de cinema. Algumas cenas são engraçadíssimas como o linchamento de Homer e os ataques contra a Disney - Bart imita Mickey Mouse e diz que ele é mascote de uma corporação do mal. Em outra cena, animais "bonitinhos" (saídos de Branca de Neve) ajudam a "preparar" a cama de Homer e Marge. Sensacional.

Por outro lado, Os Simpsons - O Filme não deixa de ser um episódio especial de 90 minutos. Não que isso seja um problema, mas analisando desta forma, já vimos episódios melhores da série. Comparando com outro desenho da TV que foi para o cinema, South Park foi mais ousado e original ao colocar todos os elementos da série em um musical. Mas talvez seja pedir demais. Vida longa aos Simpsons. E que o pedido de Maggie nos créditos finais se torne realidade.

Os Simpsons - O Filme (The Simpsons Movie, 2007)
Direção: David Silverman
Com as vozes de Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith, Hank Azaria, Harry Shearer, Pamela Hayden, Albert Brooks e Minnie Driver

12 Comments:

At 9:43 AM, agosto 20, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Os Simpsons mudou de vez os desenhos animados!

Ainda vou conferir esse!

 
At 10:14 AM, agosto 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Por favor, hein, Cassiano! Veja logo!

Abs!

 
At 11:48 AM, agosto 20, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Tb encarei OS SIMPSONS O FILME da mesma forma q vc,como um episodio do seriado em grande escala e nem por isso deixa de perder a qualidade,já q a série é uma das mais interessantes no ar.Essas passagens são hilárias mesmo,cutucadas na Disney,referência a programação da FOX,o "To be continued",Bart imitando Mickey.Acrescentaria ainda a passagem do PORCO ARANHA(rsrsrsrrsrs) e Bart nu de skate pelas ruas de Springfield.Fiquei triste com a pouca participação do Sr.Burns ,mas vale a pena esperar os créditos e ver Maggie falar pela primeira vez.

 
At 2:06 PM, agosto 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

Daria a mesma nota que você, me diverti bastante no filme, amei a posição do filme quanto ao governo, como você disse, ataca para todos os lados, o ambiente e até o pobre mickey mouse. A parte da linchada foi foda, como também a do Green Day e a do pré-sexo. South Park é mais ácido e mais contundente, mas adorei ambos. O problema é exatamente o que Homer disse, estamos pagando por algo que podemos ver na tv. Somos otários.

 
At 2:28 PM, agosto 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Muito bem pensado, Wally! E Wanderley! É isso mesmo! Concordo. Mas é divertido demais. Fazer o q? Eu pagaria para ver o 2. Vcs não?

Abs! E boa semana!

 
At 4:41 PM, agosto 20, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

É sempre complicado fazer filme de seriado, seja desenho animado ou normal. Poxa, Simpsons é do caralho, eu só não assisti nesse final de semana por causa da maratona de formaturas no final de semana. Até quinta acho que confiro.
Abraços

 
At 7:09 PM, agosto 20, 2007, Blogger Kamila said...

Eu gostei muito do filme. Acho que foi fiel ao espírito da série. Me diverti bastante e foi uma ótima experiência.

 
At 7:12 PM, agosto 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otávio, eu não tive tempo de esperar até o fim dos créditos e por isso te pergunto, o que a Maggie pede no final? ROLA MAIS ALGUMA COISA DEPOIS?

 
At 10:23 AM, agosto 21, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Marcus e Kamila, quem gosta de Simpsons vai adorar. Só que é um episódio de 1h30. E já vi episódios melhores. Nada de errado nisso. O filme é um episódio legítimo da série.

CUIDADO! SPOILERS!!!

Ainda aqui? Eu avisei...

Denis, ela pede: SEQUEL!

Abs!

 
At 11:46 AM, agosto 21, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ainda não vi "Os Simpsons - O Filme", estou esperando meu irmão deixar de preguiça e ir ver comigo. Espero que seja ainda melhor que o seriado.

 
At 4:37 PM, agosto 21, 2007, Blogger Natália Calvoso said...

não que eu não tenha gostado, porque eu gostei. Mas eu não sei porque, eu estava esperando mais do que um episódio de 90 minutos.

 
At 10:02 AM, dezembro 22, 2017, Blogger semnomedetela said...

10 anos depois e realmente eu não quero um novo filme dos simpsons.

 

Postar um comentário

<< Home