terça-feira, setembro 11, 2007

Hora do Rush 3


Outro dia, comentei sobre Máquina Mortífera ter vindo bem antes de A Hora do Rush. Mas esqueci de citar 48 Horas, com Nick Nolte e Eddie Murphy, que tem sua importância neste tipo de filme sobre dois tiras forçados a trabalhar juntos, mas que depois se tornam grandes amigos. Sem falar em diversas séries (como Starsky & Hutch e CHIPs). Em 48 Horas, Eddie Murphy não era um policial, mas, enfim, a história é sempre a mesma. E não será a última vez que ela será contada em Hora do Rush 3 (Rush Hour 3, 2007).

No primeiro Hora do Rush, o tira James Carter (o chatonildo, mas divertido Chris Tucker) precisa trabalhar com o policial chinês Lee (Jackie Chan) numa investigação em território norte-americano. Em Hora do Rush 2, o cenário da aventura é Hong Kong. É claro que o diretor Brett Ratner está mais preocupado com ação, pancadaria e boas risadas do público. Mas a idéia inicial de provocar um choque (e a troca) cultural entre a dupla foi até interessante. Agora, ela não existe mais em Hora do Rush 3. Desta vez, sabe-se lá o motivo, porque todas as tramas desta cinessérie são esquecíveis, Carter e Lee vão bater e arrebentar em Paris. É aquela velha mania do cinema hollywoodiano de usar os cenários europeus como parques temáticos. Desse jeito, Hora do Rush 4 pode ser em Roma, Londres ou Veneza. Quando o estoque acabar, o décimo filme da série pode ser no Rio de Janeiro. E por aí vai.

É lógico que os três filmes (até agora) são divertidos e fazem referências, principalmente, ao cinema de artes marciais e às aventuras policiais descritas acima. Isso é legal, mas fica uma sensação de falta de personalidade. Por exemplo, a cena inicial de Hora do Rush 3 mostra Chris Tucker cantando e dançando como guarda de trânsito - isso remete diretamente a um momento semelhante de Eddie Murphy, em 48 Horas. O problema é que muita gente acha isso sensacional por ser uma homenagem. Mas falta identidade, coração, e o diretor Brett Ratner não tem nada disso. Ele é um operário padrão de Hollywood. Não tem marca, assinatura e já fez uma penca de filmes. Ele entrega o que o estúdio quer. A melhor coisa que ele já fez foi produzir a série de TV Prison Break, que é mil vezes mais empolgante (e inteligente) do que toda a sua filmografia.

De qualquer forma, você não sai de Hora do Rush 3 com a sensação de que perdeu uma grana com ingresso, pipoca, refrigerante, estacionamento, etc. É um espetáculo de ação e comédia para consumo rápido. É verdade que o resultado seria bem melhor na TV, mas funciona. Você sai do cinema sorrindo e com o cérebro zerado. Mas em um ano (ou menos), eu te desafio a lembrar o que aconteceu em cada um dos filmes desta série e dizer com total certeza: "Ah, essa cena é de Hora do Rush 2. Não do 3."

Hora do Rush 3
(Rush Hour 3, 2007)
Direção: Brett Ratner
Elenco: Chris Tucker, Jackie Chan, Hiroyuki Sanada, Jingchu Zhang, Max Von Sydow, Noémie Lenoir, Yvan Attal, Tzi Ma, Youki Kudoh e Roman Polanski

7 Comments:

At 12:38 PM, setembro 12, 2007, Blogger Flávia said...

Esse é o tipo de filme que vai pra Sessão da Tarde com aquelas chamadas clássicas da Globo: "Esses tiras vão aprontar todas em Paris na companhia de uma super gata!" Hahahahaha!

Bjs!

 
At 12:43 PM, setembro 12, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Falei que é esquecível... e me esqueci de citar as participações de Max Von Sydow (que faz o mesmo papel de MINORITY REPORT) e Roman Polanski...

 
At 4:52 PM, setembro 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

Concordo completamente com tudo que você disse.

** estrelas também.

Achei um pouco gênerico, superficial e de certa forma, batido, apesar de claro, bem divertido em diversos momentos.
To com a resenha no blog.

Beleza Americana é maravilhoso e coitado do PTA...mas Magnólia quase chega perto.

 
At 7:02 PM, setembro 12, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Hehehehe, muito bom o comentário da Flávia.
Dessa série só vi o 1, há muito tempo ainda. Esse aí vai ficar pro dvd, se ficar, hehe.

Abraços e até mais!

 
At 8:16 PM, setembro 12, 2007, Anonymous Anônimo said...

Nao gosto da série especialmente por ser muito esquecível como você disse. Não consigo lembrar de nada dos primeiros filmes e nem quero revê-los para a sessão deste novo (ainda não vi, mas devo fazer isso em breve, mesmo com todas as opiniões negativas).

Abraço!

 
At 8:28 PM, setembro 12, 2007, Blogger Kamila said...

Eu não gostei muito de "A Hora do Rush 3". O que eu mais gostava nos outros filmes, como o choque cultural e as falhas de comunicação nem existem aqui. A maioria das cenas são forçadas.

 
At 11:09 PM, setembro 12, 2007, Blogger Unknown said...

Voce desafiou lembrar de cenas dos distintos filme, pois eu não lembro especificamente de nenhuma, é um cinessérie muito descartável, divertimento momentâneo. Achei constrangedora a participação de Max von Sydon, parece deslocado e fora de tom, muito sério para uma comédia, não o brilhante ator, o personagem.

 

Postar um comentário

<< Home