sábado, setembro 08, 2007

Veneza ama Ang Lee


Pouco tempo depois de ganhar o Leão de Ouro, na edição de 2005, do Festival de Veneza, por O Segredo de Brokeback Mountain, o diretor Ang Lee recebe novamente a estatueta. Desta vez, por Lust, Caution. O júri presidido por Zhang Yimou e formado por Catherine Breillat, Jane Campion, Emanuele Crialese, Alejandro González Iñárritu, Ferzan Ozpetek e Paul Verhoeven anunciou hoje mais uma vitória de Lee.

Seu novo filme narra uma complexa história de amor na década de 1940, em plena ocupação japonesa em Xangai. No filme, a jovem estudante Wang Hui Ling (Tang Wei) se apaixona por um chinês colaborador do governo japonês. O problema é que ela é designada para matá-lo. Apesar de deixar Veneza chocada com cenas de sexo explícito, Ang Lee deixou mais uma vez a sua sensibilidade dominar a polêmica sugerida em seu filme. Lee dedicou o prêmio ao cineasta Ingmar Bergman.

Se o diretor taiwanês ficou com o ouro, Brian de Palma levou o Leão de Prata (a honra ao Melhor Diretor) por Redacted, sua contundente opinião sobre a Guerra do Iraque. De Palma também chocou La Biennale de Venezia ao observar as conseqüências de um ato selvagem de soldados norte-americanos, que estupraram uma jovem iraquiana, em 2006. O irônico é que De Palma já abordou tema semelhante em Pecados de Guerra, com Michael J. Fox e Sean Penn. Só que o cenário era o Vietnã.

Brad Pitt surpreendeu e foi o Melhor Ator, por O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, enquanto a sensacional Cate Blanchett ganhou como Melhor Atriz, por I'm Not There - no filme de Todd Haynes, ela interpreta ninguém menos do que Bob Dylan (!). Aliás, I'm Not There recebeu o Prêmio Especial do Júri, junto com La Graine et le Mulet, do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche. It's a Free World, de Ken Loach, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro. Ontem, Tim Burton foi homenageado com um Leão de Ouro honorário pelo conjunto de sua obra. Hoje, o diretor e ator russo Nikita Mikhalkov também recebeu um prêmio por sua contribuição ao cinema.

Abaixo, os principais vencedores do 64º Festival de Veneza:

Leão de Ouro (Melhor Filme)
Lust, Caution (EUA, China, Taiwan)

Leão de Prata (Melhor Diretor)
Brian De Palma • Redacted (EUA)

Prêmio Especial do Júri
La Graine et le Mulet (França)
I'm Not There (EUA)

Melhor Roteiro
It's a Free World (Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha)

Melhor Ator
Brad Pitt • O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (EUA)

Melhor Atriz
Cate Blanchett • I'm Not There (EUA)

Melhor Revelação (Ator/Atriz)
Hafsia Herzi • La Graine et le Mulet (França)

Melhor Fotografia
Rodrigo Prieto • Lust, Caution (EUA, China, Taiwan)

Leão Especial pelo Conjunto da Obra
Nikita Mikhalkov

3 Comments:

At 2:54 AM, setembro 09, 2007, Anonymous Anônimo said...

Adorei a vitória do Ang Lee, realmente surpreendente. Sei que já falei isso em outros lugares, mas gostei especialmente porque deu o troco em cima no Paul Haggis - de novo no Oscar, não, por favor! Acho que "Lust, Caution" não tem grandes chances perante a Academia, apenas entre os filmes estrangeiros, mas nunca se sabe. Dos premiados, o mais aguardado por mim é "Redacted", especialmente pela ótima recepção que teve e também pelo tema. Esse prêmio para o Brad Pitt foi uma surpresa mesmo.

Abraço!

 
At 3:17 PM, setembro 09, 2007, Blogger Kamila said...

Fiquei muito surpreendida com a lista de vencedores de Veneza, até porque pensava que o favorito seria "Redacted", do Brian de Palma.

Não acho que esses prêmios todos irão ajudar o filme do Ang Lee na corrida pelo Oscar.

Também não acho que Brad Pitt vai se beneficiar do prêmio. Como Ben Affleck, no ano passado, uma indicação no Globo de Ouro já estará de bom tamanho.

E ainda confio bem mais nas chances da Cate Blanchett por "The Golden Age".

 
At 3:59 PM, setembro 09, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Adorei o resultado para melhor diretor. Espero que isto também se reflita no Oscar, pois é um sonho ver Brian De Palma com a estatueta em mãos. Mesmo com a semelhança, “Redacted” tem tudo para ser uma versão ainda melhor de "Pecados de Guerra".

 

Postar um comentário

<< Home