terça-feira, outubro 09, 2007

As previsões de Tom O’ Neil

O jornalista Tom O’ Neil é expert em matéria de premiações e escreve no site The Envelope, do Los Angeles Times. Ele já começou a divulgar suas primeiras previsões para o Oscar. No momento, O' Neill arrisca sete títulos fortes na briga por cinco vagas na principal categoria: o Oscar de Melhor Filme. Veja a lista abaixo e diga se concorda:

Desejo e Reparação, de Joe Wright: Filme de época que pode ganhar o maior número de indicações. Adaptado do livro de Ian McEwan, a história relembra o tipo de filme que conquistava os votantes da Academia até a década passada - épicos românticos (vide O Paciente Inglês). Desejo e Reparação marca a reunião do diretor Joe Wright e a atriz pele-e-osso Keira Knightley, mesma dupla do ótimo Orgulho e Preconceito.

Charlie Wilson's War, de Mike Nichols: O grande diretor Mike Nichols (A Primeira Noite de um Homem) retornou ao cenário de Hollywood graças ao impacto de Closer. Com roteiro de Aaron Sorkin, de The West Wing, ele disseca os bastidores da Casa Branca com Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman no elenco.


Into the Wild, de Sean Penn: Uma aventura ecológica poderia ser perfeita para uma boa Sessão da Tarde. Mas não sob o comando do ator e diretor Sean Penn. Espere "algo mais".


Juno, de Jason Reitman: É o segundo filme do diretor-revelação de Obrigado Por Fumar. Desta vez, ele comanda a ótima Ellen Page (Menina Má.Com) no papel de uma jovem grávida.



O Caçador de Pipas
, de Marc Forster: O que dizer deste filme? Vai bombar de gente nos cinemas. Tem fã que já chorou ao ver o trailer. É a aguardada adaptação da obra de Khaled Hosseini nas mãos do diretor de Em Busca da Terra do Nunca e Mais Estranho que a Ficção.

Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de Tim Burton: O sinistro musical da Broadway ganha vida nas telas com a visão de Burton. Deve ganhar várias indicações técnicas (Fotografia, Direção de Arte, Figurino, etc), mas muita gente arrisca sua presença nas categorias principais.


There Will Be Blood
, de Paul Thomas Anderson: Um épico que pode representar a consagração do diretor de Boogie Nights e Magnólia. Daniel Day-Lewis é a sua carta na manga.

8 Comments:

At 9:08 AM, outubro 10, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Esse site The Envelop se tornou o grande votante do Oscar. Dificil errar.

Como o Oscar se tornou um prêmio midiatico - feito por e para a mídia, o negocio é mesmo acompanhar esses sites.

 
At 10:29 AM, outubro 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Tem razão, Cassiano! Eu até acho que a vitória de CRASH no Oscar foi para dar um pequeno "recado" aos vários prêmios que escolheram BROKEBACK MOUNTAIN como Melhor Filme. Pq quando chega a hora do Oscar (até mesmo das indicações), vc erra um ou outro nome na lista. Veja só: alguns jornalistas ainda nem viram alguns títulos, mas já julgam os filmes pelos temas e pelos trailers (!). Sinistro...

Abs!

 
At 1:46 PM, outubro 10, 2007, Anonymous Anônimo said...

Oscar, Oscar... o cassiano colocou muito bem o problema da mídia na escolha, sem falar dos tios da academia que tomara deus que nunca seja renovada!!!! Acredito que o Oscar só vai ter graça quando for controverso, CRASH venceu e todo mundo saiu falando, se O Segredo de B... tivesse ganho que graça teria, seria o óbvio - temos o sprêmios independentes e as associações de críticos, que para mim são muito mais interessantes que esse prêmio. Mas, o que vale é vencer em um lugar que tenha "pompa" - aí sim, parece que o prêmio e a vitória foram válidas. Ainda vou escrever um posto sobre minha teoria do Oscar. hehehahah
Mas de qualquer forma aposto (? srrsrs) There Will be Blood, mesmo sabendo que provavelmente não dariam um prêmio para Anderson..
um abraço

 
At 6:33 PM, outubro 10, 2007, Anonymous Anônimo said...

Boas escolhas, mas acredito que no máximo três desses filmes serão indicados. Algo quase certo é a presença de "There Will Be Blood" e "Desejo e Reparação". "O Caçador de Pipas" vem conseguindo excelentes críticas, portanto pode chegar lá. "Into the Wild" talvez tenha sido o filme preferido da crítica dos que já foram lançados em 2007, mas ainda precisa de algo mais para conquistar a indicação. Não confio tanto em "Charlie Wilson's War" e "Juno" e "Sweeney Todd" seriam azarões. Acrescentaria "Onde os Fracos Não Têm Vez", que para mim não é apenas um candidato para ser indicado como para vencer também.

 
At 6:53 PM, outubro 10, 2007, Blogger Kamila said...

O The Envelope é mesmo o melhor site sobre premiações em geral e o Tom O'Neil é um mestre em previsões. Ele tem escolhas bem arriscadas, mas que sempre são muito bem fundamentadas por anos de análise que ele possui neste ramo de premiações.

Da lista dele, somente "There Will Be Blood", "Sweeney Todd", "Charlie Wilson's War" e "Atonement" estão na minha lista de previsões. E acho que faltou ele citar "No Country for Old Men".

 
At 7:01 PM, outubro 10, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Felipe, o que o Cassiano disse dá uma sensação de decepção. Mas concordo com ele. O problema é que a gente nunca aprende e gosta do Oscar.

Vinicius, tb torço pelos irmãos Coen. Vou tentar ver esse filme na Mostra de SP.

Kamila, e INTO THE WILD?

Abs!

 
At 9:17 AM, outubro 11, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Põe sinistro nisso Otávio, There Will Be Blood poderá ser o primeiro filme que o seu ator principal, Daniel Day Lewis, ganhará um Oscar pela sua interpretação num trailer!

Td bem q PTA é genial na direção de atores e o Daniel seja um ator consagrado, mas assim é demais, desmerece os outros atores.

 
At 5:42 PM, outubro 11, 2007, Blogger Kamila said...

Otavio, acho que "Into the Wild" é o filme que pode surpreender. Tem sido muito bem recebido pela crítica, parece que foi aclamado numa sessão para o DGA. Mas, na minha listinha de previsões, ele ainda não está. :-)

 

Postar um comentário

<< Home