sábado, outubro 06, 2007

Wagner Moura, o melhor ator do Brasil


Aos 31 anos, o baiano Wagner Moura mereceu chegar onde chegou. Ele não é um daqueles atores Globais que posam de galãs para ganhar bons papéis. Nos últimos anos, seja no cinema (ou na TV), ele foi comendo pelas beiradas até chegar ao centro das atenções.
No começo de 2007, todo mundo comentou sobre Rodrigo Santoro e sua entrada definitiva em Hollywood com participações na série Lost e no filme 300. Mas o grande ator brasileiro do ano (e não necessariamente astro) é Wagner Moura, que encontra seu ápice como vilão da última novela das oito e nome principal à frente do elenco do badalado Tropa de Elite, de José Padilha.

Talvez ele não seja o melhor ator do Brasil da atualidade. Mas tente se lembrar de outro grande nome da mesma geração de Wagner Moura. Podemos até citar Lázaro Ramos. Mas Moura jamais exagera e se entrega aos seus papéis de uma forma rara na atual renovação de talentos brasileiros. Vamos colocar assim: se tivesse nascido nos EUA, Wagner Moura já teria sido indicado ao Oscar (ou ao Globo de Ouro). É só observar seus momentos em Deus é Brasileiro, O Caminho das Nuves e Cidade Baixa.

Mesmo com tantos elogios por sua atuação como o capitão Nascimento, de Tropa de Elite, uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, parece distante. Mas Wagner Moura não está nem um pouco preocupado com isso. Atualmente, ele divulga e defende o filme de José Padilha.

Em artigo do próprio ator ao jornal O Globo, Moura disparou: "Acho que o Tropa, além dos méritos artísticos que tem, talvez já seja o filme pós-retomada que mais suscitou debates, a começar pela questão da pirataria, exaustivamente discutida. E não vejo, no Brasil de hoje, debate mais importante do que violência e segurança pública. Discordo do capitão Nascimento em quase tudo, mas não posso deixar de ver a importância de entender seu pensamento como fundamental para o debate sobre violência no Brasil, já que é ele, assim como os traficantes e os moradores de favela, quem vive diretamente essa guerra particular."

8 Comments:

At 1:48 PM, outubro 06, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Disse tudo Otávio, ele não é nem de longe um "global", e ele entrega realmente seu corpo a profissão, ao contrários dos "galãs". Viu como ele apagou o Fábio Assunção, que era o protagonista?

Aquele video dele do YouTube do funk do Kubi é sensacional e mostra a versatilidade dele.

Junto com Selton Melo, eles são os nossos melhores atores da atualidade de longe.

 
At 4:55 PM, outubro 06, 2007, Blogger Kamila said...

É isso aí, Otavio. Se fosse norte-americano, o Wagner Moura já teria sido indicado ao Oscar há bastante tempo.

E concordo com o Cassiano. Acho que, comparado ao Moura, temos somente o Selton Mello - um ator que não depende mesmo de televisão e faz os projetos em que acredita. Admiro muito os dois.

 
At 4:17 PM, outubro 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

Gosto muito do Wagner Moura, realmente é o melhor ator brasileiro da atualidade - não só no cinema, mas também na televisão. De outros bons atores, posso citar o Selton Mello e o Lázaro Ramos (que mesmo em "coisas" como "Ó Paí, Ó", consegue ter atuações acima da média). Ainda não vi "Tropa de Elite", mas torço por indicação ao Oscar - mesmo sabendo que é MUITO difícil isso ocorrer.

Abraço!

 
At 7:12 PM, outubro 07, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Também o considero o melhor ator brasileiro em atividade. Em breve farei uma maratona com os seus principais trabalhos no cinema. Gostaria de ver como ele estava como o vilão da novela "Paraíso Tropical", mas infelizmente não consigo tolerar nada do ramo novelesco.

 
At 8:18 PM, outubro 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ótimo artigo!
Wagner Moura é meu ator brasileiro preferido, ao lado de Lázaro Ramos.
Meu papel preferido dele é em Cidade Baixa, seguido por Ó Paí Ó. Verei a versão definitiva de Tropa de Elite domingo que vem nos cinemas

 
At 11:18 AM, outubro 09, 2007, Blogger Ramon said...

Também considero o Wagner Moura o melhor ator brasileiro da atualidade.
Na verdade, como você bem disse no post, é difícil encontrarmos atores do seu naipe mesmo no passado do cinema brasileiro.

 
At 5:41 PM, maio 28, 2008, Blogger RDSL said...

sim gosto muito do trabalho do Wagner! mas tambem não podemos nos esquecer de outros e grandes monstros da tv nacional como: Lima Duarte, Tarcisio Meira e outros. Grandes atrises como Laura Cardoso, Fernanda Montenegro. o Brasil tem muitooooooooooooos atores bons só falta dar Valor!

 
At 9:30 PM, junho 10, 2008, Anonymous Anônimo said...

Desculpem-me, mas, sequer imagino Wagner Mouraperto de um "JOSÉ WILKER" TV, Cinema, Teatro, direção, supervisão. Gente, sem ufanismo, vamos com calma.

 

Postar um comentário

<< Home