quarta-feira, outubro 03, 2007

A volta de Sidney Lumet


Um dos maiores cineastas norte-americanos está de volta. É Sidney Lumet, que lança, em breve, Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto, com Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney e Marisa Tomei.

Lumet foi indicado quatro vezes ao Oscar de Melhor Diretor: 12 Homens e uma Sentença (1957), Um Dia de Cão (1975), Rede de Intrigas (1976) e O Veredicto (1982). Injustiçado pela Academia, mas adorado pelos cinéfilos, Lumet só recebeu a estatueta dourada, em 2005, pelo conjunto de sua extensa (e celebrada) obra. Azar do Oscar.

Aos 83 anos, Sidney Lumet assinou 67 trabalhos como diretor de cinema e TV. Quando ganhou seu Oscar honorário, a Academia pensou que Lumet jamais voltaria a dirigir - ele não filmava desde Gloria (1999), com Sharon Stone. Mas no ano passado, ele voltou com Find Me Guilty (2006), que quase ninguém viu. Ainda assim, o novo Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto é mesmo o seu retorno de verdade. Quem viu, adorou. É Sidney Lumet analisando seus temas favoritos: corrupção e justiça.

Na verdade, Lumet gosta de discutir se há alguma ética na busca pela justiça e se existe, realmente, um lugar no céu para os justos. Mas nem sempre os seus personagens são pessoas 100% corretas. Podemos tirar dessa porcentagem o Henry Fonda de 12 Homens e uma Sentença, e o Serpico, de Al Pacino. Só que a maioria tem culpa no cartório e acaba ganhando consciência para mudar a opinião do povo.

Seus protagonistas atuam como porta-vozes da razão, que utilizam a força da "palavra", dos diálogos, contra grandes opressores. É assim com o âncora Howard Beale (Peter Finch), que enlouquece na frente das câmeras e decide dizer boas verdades ao público, em Rede de Intrigas. Seu desabafo parece ser o desabafo de qualquer herói de Sidney Lumet: "I'm as mad as hell and I'm not going to take this anymore!"

O assaltante Sonny (Al Pacino), de Um Dia de Cão, percebe que errou ao tentar roubar um banco. Mas ele faz uso da "palavra" para jogar o público contra a polícia e a TV. O mesmo sentimento domina o advogado de Paul Newman, em O Veredicto.

Lumet é um grande diretor de atores. Sob o comando do cineasta, Al Pacino foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por Serpico e Um Dia de Cão, Paul Newman disputou a estatueta por O Veredicto, Peter Finch ganhou por Rede de Intrigas, e Ingrid Bergman também recebeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por Assassinato no Expresso Oriente (1974), subestimado filme do diretor adaptado da obra de Agatha Christie.

Que diretor tem tantos filmaços no currículo? Sidney Lumet é gênio. Nunca foi colocado no patamar de um Martin Scorsese ou até mesmo Sam Peckinpah, mas de cinema retratando a sujeira nas ruas e nas redes de intriga do poder, Lumet entende. Se ele jamais saiu vitorioso do Oscar, volto a dizer, o azar é todo do Oscar. De mais ninguém.

4 Comments:

At 10:08 PM, outubro 03, 2007, Anonymous Anônimo said...

Um diretor que ainda não conheço bem, dos filmes dele, o único que achei para ver foi Sob Suspeita, que é bom, estou colocando altas expectátivas neste novo filme, mais pelo elenco.

Ciao

 
At 11:58 PM, outubro 03, 2007, Blogger Flávia said...

Eu vi em algum lugar (não lembro onde) que o título desse filme vem de uma expressão irlandesa bem curiosa: "may you be in heaven half an hour before the Devil knows you're dead".

;-)

Bjs!

 
At 10:31 AM, outubro 04, 2007, Blogger Kamila said...

Não conheço muito o trabalho de Sidney Lumet, mas esse "Before the Devil Knows You're Dead" está recebendo ótimas críticas.

 
At 3:58 PM, outubro 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sem dúvida esse filme é uma das maiores surpresas do ano. Não conheço muito bem os trabalhos do Lumet (vi apenas "Um Dia de Cão", que é excelente), mas devido a todas as ótimas críticas, já fico ansioso por esse longa. E já acredito em algumas indicações para o Oscar...

Abraço!

 

Postar um comentário

<< Home