segunda-feira, setembro 24, 2007

Ligeiramente Grávidos


Não há produção hollywoodiana neste ano tão honesta e real quanto Ligeiramente Grávidos (Knocked Up, 2007). O segredo do filme está no talento do diretor e roteirista Judd Apatow, de O Virgem de 40 Anos, que descobriu uma fórmula intrigante e atual para se fazer comédia.

Em seus primeiros minutos, Ligeiramente Grávidos parece que vai se assumir como uma comédia grosseira (aquelas que dominaram os cinemas nos últimos anos). É só impressão. Aos poucos, percebemos que personagens como Ben (o surpreendente Seth Rogen) e Alison (a extraordinária Katherine Heigl) falam e pensam como eu e você. A diferença é que não estávamos acostumados a ver uma comédia desbocada sendo levada tão a sério. Você pode até estranhar (e não admitir), mas falamos palavrões pra cacete no dia-a-dia. O filme funciona mais ou menos assim: em cada cena, a sensação é a de que a piada virá de alguém tropeçando ou algo semelhante. Felizmente, o foco do humor de Judd Apatow não está nas situações, mas nos diálogos. O resultado pode até não ser compreendido hoje, mas em alguns anos, o estilo de Apatow em contar suas histórias tem tudo para alcançar o reconhecimento.

Para ilustrar os medos (ou inseguranças) do universo masculino ao enfrentar a chegada do compromisso e da responsabilidade, Apatow sabe o quanto nós, homens, adoramos fazer referências às pérolas do mundo pop (cinema, TV e música). Em esmagadora maioria, somos nerds e amenizamos qualquer situação com uma ou outra piada “fora de hora”. É fato: homens demoram a crescer, enquanto as mulheres amadurecem cedo. Muitas vezes, elas são as principais responsáveis pela aceitação do homem no mundo adulto. Esse é um ciclo que se repete em todas as gerações. Enfim, Apatow sabe o que diz e suas falas são de uma sinceridade assombrosa.

Ben e Alison, assim como Pete (um inspirado Paul Rudd) e Debbie (Leslie Mann), são personagens criados por Judd Apatow, mas poderiam ser pessoas de verdade, que vivem do lado de cá da tela. O diretor conseguiu criar gente normal numa comédia feita para as massas. A graça está em cada dúvida, ação e reação desse quarteto. Suas atitudes são de identificação fácil. Alexander Payne (Eleição, Sideways) é um outro cineasta do momento que busca esse caminho. Mas foi Apatow quem encontrou um atalho e conseguiu se comunicar de uma maneira mais simples e direta com o público.

De resto, Ligeiramente Grávidos só não merece quatro estrelas porque é um filme bem longo, que poderia ter cerca de meia hora a menos. E tirando as sacadas geniais de Apatow e a excelente contribuição de seu elenco, o filme se resume na trama da chegada do primeiro bebê, que já vimos antes (e por várias vezes) no cinema. De qualquer forma, os méritos do diretor não estão nos fins, mas nos meios. Como na vida, o que vale é a viagem.

Ligeiramente Grávidos (Knocked Up, 2007)
Direção: Judd Apatow
Elenco: Seth Rogen, Katherine Heigl, Paul Rudd e Leslie Mann

5 Comments:

At 6:45 PM, setembro 24, 2007, Blogger Kamila said...

Para variar, as grandes estréias da semana ficaram longe de Natal. Espero que "Ligeiramente Grávidos" e "Hairspray" estreiem por aqui nesta semana.

 
At 10:21 PM, setembro 24, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ah, Otavio, gostei tanto desse filme, acho que merecia as quatro estrelas sim. Quer dizer, essa trama da chegada do primeiro bebê já é um pouco ultrapassada, mas não achei a longa duração um defeito - acho até o trabalho de montagem muito bom para um filme do gênero, todas as cenas foram necessárias. De resto, amei o elenco, especialmente a Heigl, que merece indicação ao Oscar assim como a Leslie Mann.

Abraço!

 
At 8:01 AM, setembro 25, 2007, Anonymous Anônimo said...

Bela crítica!
To muito ansioso pelo filme e devo conferi-lo assim que chegar aqui onde moro (nem Hairspray deu sinal de vida). Eu já havia me surpreendido com o maduro e genial O Virgem de 40 Anos. Parace que Ligeiramente Grávidos é mais um acerto.

Ciao.

 
At 10:18 AM, setembro 25, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Obrigado, Wally!

Vinicius, eu achei um pouco longo. Mas é divertido e muito bem feito. O elenco está perfeito. Gostaria de ver Katherine Heigl indicada ao Oscar, mas acho que ela só deve ir ao Globo de Ouro.

Abs!

 
At 3:16 PM, setembro 25, 2007, Blogger Flávia said...

Adorei seu texto e gostei bastante do filme. Concordo que é um pouco longo, mas eu ri muito. Recomendo!

Bjs!

 

Postar um comentário

<< Home