terça-feira, setembro 25, 2007

Hairspray


Tenho uma bronca danada com os musicais atuais. Na crítica de Dreamgirls, escrevi: "Acho que o gênero é produto de uma época glamourosa de Hollywood, que não volta mais. Estúdios, produtores e diretores pensavam diferente e havia um grupo de atores como Gene Kelly, Fred Astaire e Julie Andrews – só para citar alguns – que nasceram para isso. Tudo fazia sentido nessa celebração da música, afinal era o auge da Hollywood sonora."

Ainda penso assim, mas não quer dizer que o gênero não possa dar uma dentro. Para mim, Todos Dizem Eu Te Amo, de Woody Allen, foi o último musical realmente bom. O diretor contou uma história dentro do gênero sem parecer artificial e o roteiro de Allen poderia se encaixar perfeitamente em um "filme falado". Colocar seus atores para cantar e dançar foi apenas um ato de inspiração para reforçar a mágica de seu cinema.

Os grandes musicais são obras de puro entretenimento. Não são exatamente o que alguns gostam de chamar de "filmes sérios". O gênero representava a diversão escapista proposta por Hollywood, antes de Steven Spielberg e George Lucas mostrarem o outro lado do entretenimento. Cantando na Chuva, A Noviça Rebelde ou West Side Story podem tocar em temas sérios, mas não deixam de viver no reino da fantasia. É por isso que não agüento a "seriedade" de Chicago ou Dreamgirls.

Mas a adaptação do musical Hairspray (2007), que por sua vez é inspirado no filme de John Waters, de 1988, surge como um alívio. O diretor e coreógrafo Adam Shankman vem de bombas como Doze é Demais 2, com Steve Martin, mas aqui, ele surpreende. Diferente de outros musicais recentes, que começam sem canções, Hairspray não engana ninguém e apresenta de cara a adorável Nikki Blonsky andando pelas ruas e cantando a viciante Good Morning Baltimore. É pegar ou largar.

Hairspray é um daqueles filmes que faz você entrar e sair do cinema com um largo sorriso no rosto. A alegria do elenco e a energia do diretor transbordam na tela desde o primeiro minuto e é muito difícil não interagir ou não se pegar cantarolando uma das várias canções do filme.

Aliás, o elenco é extraordinário. Todos se entregam de corpo e alma ao projeto. A começar por Nikki Blonsky, uma descoberta sensacional, como a protagonista Tracy Turnblad. Christopher Walken está engraçadíssimo e Michelle Pfeiffer retorna deliciosamente má no papel da vilã Velma Von Tussle. Mas o filme é de John Travolta. O astro está perfeito no curioso papel de Edna Turnblad, a mãe de Tracy (!). Ele rouba todas as cenas e merece uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. E atenção para a encantadora (e engraçada) dança romântica entre o casal Travolta e Walken.

Hairspray é um ponto e tanto para a carreira do diretor Adam Shankman, que conseguiu colocar magia em um musical atual e cantado do início ao fim, mas que jamais cansa. Pode não ter canções tão bonitas quanto outros representantes do gênero, mas isso não é um CD. É cinema.

O que impressiona em Hairspray é a sua aparente falta de compromisso. O filme toca em assuntos bem sérios como racismo e outras intolerâncias, mas nem por isso deixa de ser puro entretenimento. Hairspray é um musical de verdade.

Hairspray - Em Busca da Fama (Hairspray, 2007)
Direção: Adam Shankman
Elenco: Nikki Blonsky, John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Amanda Bynes, James Marsden, Queen Latifah e Zac Efron

10 Comments:

At 8:19 PM, setembro 25, 2007, Blogger Kamila said...

Tô doida para assistir a este filme. Mas, como disse no seu post anterior, Natal fica de fora de novo das grandes estréias da semana.

Também adoro "Todos Dizem Eu Te Amo". Um musical clássico, que remete mesmo ao que o gênero produzia nos seus anos de ouro. Fora isso, adoro também a naturalidade dos números musicais, com os atores (não bons cantores e bons dançarinos). Parecia coisa de gente normal mesmo.

 
At 8:39 PM, setembro 25, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Esse filme ainda não me empolgou a ponto de sair para vê-lo, vou deixar pra DVD mesmo;

 
At 2:04 AM, setembro 26, 2007, Anonymous Anônimo said...

Saco, to querendo muito ver esse filme. Você já conhece meu dilema. Adoro musicais.

 
At 10:45 AM, setembro 26, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Mas Cassiano, o John Travolta dança neste filme. Quer outro motivo? Ver Michelle Pfeiffer... Mas fiquei surpreso com a minha reação. Achei que ia odiar. Abs!

Kamila, é uma pena que ainda não tenha chegado aí. Mas não deixe de ver. E me contar o que achou. Vi numa sala bem cheia e a maioria ria quase que sem parar. Principalmente com o John Travolta. Bjs!

Wally, acho que vc vai adorar! Não perca! Abs!

 
At 11:19 AM, setembro 26, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Confesso que também não estou muito afim de ver esse. Último músical que me lembro de ter assistido foi Chicago. Não faz muito meu gosto, apesar de ter curtido bastante Moulin Rouge. Mas se tu diz que é bom, tá anotado aqui! =D

Abraço!

 
At 6:37 PM, setembro 26, 2007, Blogger Kamila said...

Otavio, quero muito assistir "Hairspray" e "Ligeiramente Grávidos", mas chegamos à segunda semana dos filmes em exibição no Brasil e nenhum dos dois tem sua estréia em Natal... Paciência...

 
At 11:51 AM, setembro 27, 2007, Anonymous Anônimo said...

É pegar ou largar.

Eu peguei!

Otavio, gostei demais de Hairspray, tanto do descompromisso em ser um filme "sério e requintado", como Chicago, quanto do elenco, que pra mim é um dos melhores de todos os tempos.

Oscar(s) à vista.

abraço!

 
At 11:53 AM, setembro 27, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Olá Túlio!

Que bom ver seus comentários de novo! Bom, eu adorei HAIRSPRAY! O elenco é extraordinário e me diverti demais! Eu torço para o filme ganhar diversas indicações ao Oscar e ao Globo.

Abs!

 
At 7:09 PM, setembro 27, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Boas palavras e concordo com sua opinião sobre Hairspray.Só vou discordar de seu ponto de vista sobre musicais, naum acho q alguns deles devam ser entretenimento puro e quando fogem do escapismo tb podem render bons frutos como é o caso do citado Chicago.Já Hairspray é excelente pela inic~encia e pela descontração de um elenco q se divertiu bastante com o ofício, tb faço campanhas escancaradas para Travolta, mas principalmente para Pfeiffer que nunca esteve tão radiante em cena em seus últimos trabalhos como nesse musical.Tb gostei muito e me surpreendi.

 
At 5:06 PM, outubro 28, 2007, Blogger Kamila said...

Finalmente "Hairspray" estreou por aqui e o que eu posso dizer? Estou completamente apaixonada pelo filme. Amei a história e não poderia concordar mais com seu texto. A gente se entrega ao filme logo na primeira cena e é impossível não sair do cinema com um sorriso aberto ao final da sessão.

Concordo com o que você disse a respeito da Nikki Blonsky. Mas, discordo um pouco a respeito do Travolta. Com certeza, é a melhor performance dele em muito tempo, mas acho que não dá para ele chegar ao Oscar.

 

Postar um comentário

<< Home