segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Feliz Ano Novo


A Academia se rendeu ao estilo inconfundível e ousado dos irmãos Joel e Ethan Coen. Onde os Fracos Não Têm Vez entra para o seleto hall de produções vencedoras do Oscar de Melhor Filme que não possuem a "cara" da Academia. Por grande parte dos 80 anos, os votantes preferiram épicos, dramalhões e romances a obras com propostas diferentes, inovadoras ou até de temáticas violentas.

Onde os Fracos Não Têm Vez pode ser colocado ao lado de outros "estranhos" como Os Infiltrados, O Silêncio dos Inocentes, Perdidos na Noite, Operação França, Beleza Americana, No Calor da Noite e Platoon.

Também foi um Oscar que premiou atuações exageradas ou, melhor, maiores do que a vida ou não-minimalistas. Três destes vencedores interpretaram vilões em seus filmes: Daniel Day-Lewis (Melhor Ator, por Sangue Negro), Tilda Swinton (Melhor Atriz Coadjuvante, por Michael Clayton) e Javier Bardem (Melhor Ator Coadjuvante, por Onde os Fracos Não Têm Vez).


Vale lembrar que o Oscar é um prêmio de Hollywood para Hollywood, mas na cerimônia deste ano, a Academia premiou vários europeus. Os italianos Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo ganharam o Oscar de Melhor Direção de Arte, por Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Os atores oscarizados vieram do continente europeu: Daniel Day-Lewis e Tilda Swinton são ingleses, enquanto Marion Cotillard é francesa, e Javier Bardem é espanhol. Além disso, o casal formado pelo irlandês Glen Hansard e a polonesa Markéta Irglová levou o Oscar de Melhor Canção, por Falling Slowly.

No geral, o ano foi muito bom para o cinema com ênfase na arte. É bem verdade que os grandes filmes de hoje não são como os grandes filmes do passado. Não são mesmo. Posso não concordar com algumas escolhas da Academia - não gosto de Onde os Fracos Não Têm Vez -, mas acho que estamos em boas mãos com esse pessoal que concorreu ao Oscar de ontem. Ainda há um sopro de esperança para os cinéfilos. Mesmo que a Academia teime em premiar filmes errados ou aqueles que marcam uma época.

Finalmente, a temporada 2007 do cinema está oficialmente encerrada. Feliz Ano Novo! E que venham ótimos filmes.

6 Comments:

At 7:02 PM, fevereiro 25, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, acho que o ano de 2007 foi excelente para o cinema e a lista de indicados e vencedores do Oscar 2008 representou muito bem isso.

O Oscar agora é internacional e acho que essa abertura é importantíssima.

E que venham ótimos filmes!

Beijos.

 
At 9:42 PM, fevereiro 25, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Sim! Internacional! E ano que vem pode ter TROPA DE ELITE...

Bjs!

 
At 9:57 PM, fevereiro 25, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Para mim, o ano só que começa depois do Oscar. Espero um ano muito bom para o cinema, logo, bom para nós.

Abraço!!!

 
At 9:38 AM, fevereiro 26, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Ano maravilhoso com certeza, só acho que poderia ter sido melhor se eles dividissem mais os prêmios entre Sangue Negro e Onde os Fracos, mas ai já é pedir demais.

No frigir dos ovos a média foi boa, passou de ano com certeza.

 
At 1:28 PM, fevereiro 26, 2008, Anonymous Anônimo said...

Ótimo post. Acho que desde ano passado, quando idicaram Kikuchi e Barraza como coajudvantes, já demonstravam estar bem ecléticos e atentos às mudanças e a chegada dos internacionais. Esse ano eles capricharam nesse sentido. Espero que ano que vem seja ainda melhor...pena que a cerimonia tenha sido horrivel.

Ciao!

 
At 9:32 PM, fevereiro 26, 2008, Blogger Unknown said...

Foi um Oscar inovador em vários sentidos. É mesmo, três categorias de atuação foram dadas a personagens vilões. E "No Country" é bem estranho como filme do ano, apesar de ser bom, não reúne aspectos de superprodução, que Atonement e Sangue Negro reuniam. Faltou citar Dario Marianelli entre os estrangeiros. E cinema é uma coisa tão fantástica. Acaba de chegar ao fim a temporada de filmes de premiação, mas a partir de março os cinemas vão vir lotados de blockbusters aguardadíssimos e outros, não tão badalados, mas também imperdíveis.
Abraço!!

 

Postar um comentário

<< Home