domingo, fevereiro 24, 2008

Os tradicionais palpites

Oscar também é a maior diversão. O que seria da maior festa dos cinema sem a badalação e os palpites? Abaixo, as apostas e os favoritos do HOLLYWOODIANO entre os indicados ao 80º Oscar. E nas categorias mais legais, ok? Paciência zero para canção, documentário, etc.

MELHOR FILME

Indicados ao Oscar: Desejo e Reparação, Juno, Conduta de Risco, Onde os Fracos Não Têm Vez, Sangue Negro

Seleção ideal: Senhores do Crime, Na Natureza Selvagem, Juno, Ratatouille, Sangue Negro

Quem DEVE ganhar: Onde os Fracos Não Têm Vez - mas não me digam que isso é um faroeste, por favor.

Quem MERECE ganhar: Sangue Negro. É o filme que tem tudo para ser lembrado como clássico. Espere uns 15 ou 20 anos. Mas se Juno ganhar, eu não fico triste.

MELHOR DIREÇÃO

Indicados ao Oscar: Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta), Jason Reitman (Juno), Tony Gilroy (Conduta de Risco), Joel Coen & Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez), Paul Thomas Anderson (Sangue Negro)

Seleção ideal: Joe Wright (Desejo e Reparação), David Cronenberg (Senhores do Crime), Sean Penn (Na Natureza Selvagem), Brad Bird (Ratatouille), Paul Thomas Anderson (Sangue Negro)

Quem DEVE ganhar: Joel Coen & Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez)

Quem MERECE ganhar: Paul Thomas Anderson (Sangue Negro). O diretor de Boogie Nights e Magnólia talvez tenha feito uma obra-prima. Não é pouca coisa. Estamos falando sobre uma "boa direção", certo? Pense bem e avalie os cinco candidatos. É Paul Thomas Anderson. Deveria ser barbada.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Indicados ao Oscar: Juno, Lars and the Real Girl, Conduta de Risco, Ratatouille, A Família Savage

Seleção ideal: Acho que deveria ter uma vaguinha para Senhores do Crime

Quem DEVE ganhar: Juno, por Diablo Cody

Quem MERECE ganhar: O roteiro esperto de Juno, claro. Mas se Ratatouille ganhar aqui, dou um grito de felicidade pela janela no meio da madrugada. Os vizinhos estão avisados.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Indicados ao Oscar: Desejo e Reparação, Longe Dela, O Escafandro e a Borboleta, Onde os Fracos Não Têm Vez, Sangue Negro

Seleção ideal: Faltou o roteiro de Sean Penn, que fez uma bela adaptação de Na Natureza Selvagem, o livro de Jon Krakauer. Acho que a Academia nem deve ter problemas com Penn. Mas talvez não goste de Eddie Vedder. Só pode ser.

Quem DEVE ganhar: Ai, ai... eles de novo. Os Irmãos Coen, por Onde os Fracos Não Têm vez.

Quem MERECE ganhar: Ele de novo. Paul Thomas Anderson, por Sangue Negro.

MELHOR ATOR

Indicados ao Oscar: George Clooney (Conduta de Risco), Tommy Lee Jones (No Vale das Sombras), Johnny Depp (Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), Daniel Day-Lewis (Sangue Negro), Viggo Mortensen (Senhores do Crime)

Seleção ideal: Faltou Emile Hirsch (Na Natureza Selvagem). Desculpe-me, George Clooney... você é ótimo, mas poderia ter sido em seu lugar.

Quem DEVE ganhar: Daniel Day-Lewis (Sangue Negro). Mas dizem que George Clooney pode surpreender.

Quem MERECE ganhar: Caramba! Daniel Day-Lewis, não? Imagine se Robert De Niro não tivesse ganho por Touro Indomável? Ou Marlon Brando, por O Poderoso Chefão? Se Daniel Day-Lewis perder, o peso será equivalente a algo assim.

MELHOR ATRIZ


Indicados ao Oscar: Cate Blanchett (Elizabeth - A Era de Ouro), Julie Christie (Longe Dela), Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor), Laura Linney (A Família Savage), Ellen Page (Juno)

Seleção ideal: Não sobrou uma vaga para Amy Adams, por Encantada. Pena. Mas ela entraria no lugar de quem? Não vi A Família Savage, mas Laura Linney sempre merece. Só resta lamentar a ausência da Princesa Gisele.

Quem DEVE ganhar: Marion Cotillard. Não acredito que a Academia prefira Julie Christie neste ano. Ela é linda em Doutor Jivago e já tem uma estatueta. Tem que ser Marion. Ou eu não quero acreditar que ela sairá de mãos vazias.

Quem MERECE ganhar: Marion. Eu não falaria mais nisso, mas se Ellen Page ganhar, eu saio correndo pelas ruas com a roupa que estiver no corpo. E cantando Anyone Else But You.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Indicados ao Oscar: Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford), Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez), Philip Seymour Hoffman (Jogos do Poder), Hal Holbrook (Na Natureza Selvagem), Tom Wilkinson (Conduta de Risco)

Seleção ideal: Armin Mueller-Stahl (Senhores do Crime), Ben Foster (Os Indomáveis) e Paul Dano (Sangue Negro) mereciam indicações.

Quem DEVE ganhar: Javier Bardem na única indicação para Onde os Fracos Não Têm Vez que não me incomoda.

Quem MERECE ganhar: Sr. Hal Holbrook, obrigado por uma das cenas mais emocionantes que eu já vi numa sala de cinema.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


Indicados ao Oscar: Cate Blanchett (Não Estou Lá), Ruby Dee (O Gângster), Saoirse Ronan (Desejo e Reparação), Amy Ryan (Medo da Verdade), Tilda Swinton (Conduta de Risco)

Seleção ideal: Catherine Keener (Na Natureza Selvagem) no lugar de Ruby Dee.

Quem DEVE ganhar: Tilda Swinton.

Quem MERECE ganhar: Tilda Swinton, monstruosa, assustadora e nojenta suando no banheiro. E feia como sempre.

MELHOR ANIMAÇÃO

Indicados ao Oscar: Ratatouille, Persépolis, Tá Dando Onda

Seleção ideal: Os Simpsons? Hello??

Quem DEVE ganhar: Ratatouille. Garçom, a conta, por favor.

Quem MERECE ganhar: Ratatouille. Com todo o respeito aos concorrentes, mas estamos falando da Pixar. E de seu melhor filme até hoje.

MELHOR MONTAGEM

Indicados ao Oscar: O Ultimato Bourne, O Escafandro e a Borboleta, Na Natureza Selvagem, Onde os Fracos Não Têm Vez, Sangue Negro

Seleção ideal: Para mim, essa categoria deveria estar cheia de filmes de ação. Estamos falando de perfeição em montagem. Na Natureza Selvagem tem suas idas e vindas no tempo e a edição ajuda na construção da história, então... ok. Mas faltou Transformers, Duro de Matar 4.0, 300, Os Indomáveis. Eu, hein.

Quem DEVE ganhar: O Ultimato Bourne, com Christopher Rouse, ou Onde os Fracos Não Têm Vez, com Roderick Jaynes - na verdade, esse é um pseudônimo usado pelos Coen. Então... eles de novo.

Quem MERECE ganhar: O Ultimato Bourne. Christopher Rouse tem a montagem mais moderna do cinema contemporâneo. É rápido, piscou perdeu, mas jamais cai no videoclipão. E consegue deixar fácil acompanhar uma história complicada. Além do mais, seria um prêmio de consolação para a Trilogia Bourne, que foi encerrada com perfeição. Assim, espero. Nada de Bourne 4, por favor.

MELHORES EFEITOS VISUAIS

Indicados ao Oscar: A Bússola de Ouro, Piratas do Caribe - No Fim do Mundo, Transformers

Seleção ideal: 300 no lugar de A Bússola de Ouro.

Quem DEVE ganhar: Transformers

Quem MERECE ganhar: Os robôs de Michael Bay (e da Hasbro) sairam na porrada e a Industrial Light & Magic criou os efeitos mais espetaculares desde Jurassic Park. Se Transformers perder... é sacanagem. Não tem outra palavra.

5 Comments:

At 3:04 PM, fevereiro 24, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Amigos, tentarei postar os resultados categoria por categoria simultaneamente.

Estarei online pelo msn. É só me adicionar: otavio.hollywoodiano@hotmail.com

Abs!

 
At 4:11 PM, fevereiro 24, 2008, Blogger Kamila said...

Otavio, bons palpites. Concordo com muita coisa, menos com a possível vitória de "The Bourne Ultimatum" em Edição. Acho que, como o vencedor dessa categoria sempre bate com o de Melhor Filme, devemos ver os Coen vencendo mais um Oscar.

Aliás, por falar nos Coen, assisti "Onde os Fracos Não Têm Vez" hoje e, realmente, o cinema dos Coen não é para mim. Não gostei muito assim do filme, apesar de reconhecer nele alguns pontos positivos (como o elenco, a fotografia, as metáforas presentes no roteiro).

Beijos!

PS: Adorei seu comentário sobre a Tilda Swinton. Confesso que tenho medo dela! :-)

 
At 6:17 PM, fevereiro 24, 2008, Anonymous Anônimo said...

Muito bom seus palpites! E já que verei pela Globo, acho que perderei os primeiros prêmios, então ficarei em contato no MSN com você. Adorei a descrição da Tilda Swinton, hahahahaha. E concordo com a categoria de montagem, sempre deixam fitas de ação fora - ao menos "O Ultimato Bourne" está aí, e com boas chances de levar.

Abraço!

 
At 8:34 PM, fevereiro 24, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Como adoro ler seus comentários sobre Sangue Negro Otávio, ainda mais elogiando o PTA!

 
At 10:46 PM, março 01, 2008, Anonymous Anônimo said...

concordo plenamente com vc...
hal merecia o oscar ...sem dúvida!!
chorei com a atuaçao dele no magnífico into the wild... e chorei por ele nao ter ganhado o oscar!!!
oscar pra ele!

 

Postar um comentário

<< Home