quarta-feira, março 12, 2008

Filme de medo


Algumas meninas gostam de dizer que querem ver um filme de amor (entenda romance ou comédia romântica) ou um filme de medo (terror ou suspense). Enfim, há tempos que Hollywood não acerta na segunda opção. Infelizmente, os estúdios preferem explorar as sensações provocadas pelos gêneros e não seus raciocínios. Outro dia, eu fui obrigado a procurar o DVD de Suspiria, de Dario Argento, para relembrar como é que se faz.

Nesta década, o terror está em baixa - tirando Abismo do Medo e 30 Dias de Noite. Suspense? Não me lembro de um decente nos últimos anos. Mas será que há uma luz no fim do túnel?

Eis que surgem dois trailers de The Strangers, filme de Bryan Bertino com estréia prevista para julho. É sobre um casal (Scott Speedman e a Dra. Liv Tyler) atacado em sua própria residência por três mascarados. Não sei se é uma espécie de filhote de Funny Games, de Michael Haneke, ou se é um remake de Ils, co-produção entre França e Romênia, que nunca chega aqui no Brasil.

Ou então, a idéia para a abertura de Pânico (com Drew Barrymore perseguida por um maníaco) rendeu um filme, afinal é só o que presta nos três exemplares da série de Wes Craven. Só sei que os trailers de The Strangers são aterrorizantes. Tire a prova dos nove no fim deste post.


A outra promessa do ano é The Ruins, adaptação do livro homônimo de Scott B. Smith. Com direção de Carter Smith, o filme acompanha um grupo de amigos investigando uma escavação num antigo templo maia. O livro é cultuado, mas a prévia não é tão assustadora quanto as duas de The Strangers. Veja abaixo:

The Strangers - Trailer 1
The Strangers - Trailer 2
The Ruins - Trailer 1

16 Comments:

At 12:02 AM, março 13, 2008, Anonymous Anônimo said...

Muito interessante esse trailer do The Strangers...acho que esse promete!

 
At 12:16 AM, março 13, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, vc já ouviu falar do terror francês Haute Tension, do diretor Alexandre Aja? É o mesmo cara do remake The Hills have eyes, é um filme de suspense muito bom, que só peca pelo final absurdo e extremamente manipulativo.

 
At 12:16 AM, março 13, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, vc já ouviu falar do terror francês Haute Tension, do diretor Alexandre Aja? É o mesmo cara do remake The Hills have eyes, é um filme de suspense muito bom, que só peca pelo final absurdo e extremamente manipulativo.

 
At 12:21 AM, março 13, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Não vi, Denis! Um dos problemas do gênero é a insistência em finais absurdos - ou que dêem margem para uma seqüência desnecessária.

Abs!

 
At 12:23 AM, março 13, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, falando em suspense, você concorda com a maioria da crítica que os filmes do M. Night Shyamalan nunca foram os mesmos depois de O Sexto Sentido? Você gosta de algum filme dele feito recentemente? Será que ele irá deixar de ser tão presunçoso com The Happening?

 
At 12:29 AM, março 13, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Presunçoso? Hmm... Não concordo. Gosto de CORPO FECHADO e SINAIS. São muito bons. A VILA também. Não gosto é de A DAMA NA ÁGUA.

Ainda confio nele.

Abs!

 
At 12:34 AM, março 13, 2008, Anonymous Anônimo said...

Então até que o gênero suspense não está indo tão mal na sua opinião, certo? Vc considera M. Night Shyamalan o melhor diretor dessa nova geração de suspense? Pois ele consegue, além de um bom suspense, misturar drama também.

 
At 9:36 AM, março 13, 2008, Blogger Kamila said...

Já tinha visto o trailer de "The Strangers" e achei muito interessante, Otavio. O legal é que 2008 marca a volta total de Liv Tyler ao cinema. Além desse filme, ela tem o "Hulk" do seu post anterior.

 
At 11:00 AM, março 13, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Denis, para mim, suspense é algo que Alfred Hitchcock e Agatha Christie faziam. No cinema e na literatura, respectivamente. Acho que o Shyamalan é diretor de fantasias. Mas o suspense existe em seus filmes. Assim como o drama, que é muito forte.

Kamila, espero que THE STRANGERS seja tudo isso que promete. Mas ainda assim é só um trailer... Na verdades, dois.

 
At 11:34 AM, março 13, 2008, Anonymous Anônimo said...

O Shyamalan é diretor de fantasias baseadas em suspense, que é o seu elemento principal. É nitida a influência de Hitchcock em seu trabalho (ele mesmo admite ser fã do maior diretor de suspenses) tanto que brinca de aparecer em todos os seus filmes, mas infelizmente da última vez ele exagerou e se apresentou como salvador da humanidadeem seu último filme, daí o pessoal da crítica começou a chamá-lo de presunçoso demais.

 
At 12:27 PM, março 13, 2008, Blogger Unknown said...

Você está confundindo gênero com a trama. Há elementos de suspense. Mas SINAIS, por exemplo, é ficção científica. A DAMA NA ÁGUA e CORPO FECHADO são fantasias. O SEXTO SENTIDO é terror (não é suspense, pois há o sobrenatural), enquanto A VILA é o único suspense.

Shyamalan manipula o entretenimento que só funciona quando há uma junção do melhor de cada um dos gêneros.

Spielberg também carrega no suspense em seus filmes. Mas ele fez apenas dois que realmente se encaixam no gênero: ENCURRALADO e TUBARÃO.

SEVEN, de David Fincher, é suspense. O SILÊNCIO DOS INOCENTES é suspense.

Bom... é o que eu acho. Discorda?

Abs!

 
At 12:50 PM, março 13, 2008, Anonymous Anônimo said...

Ok, Sinais pode até ser ficção mas não no sentido clássico, que é aquele filme que explora e mostra toda uma evolução tecnológica. Por isso eu considero um suspense disfarçado de ficção, pois o sentimento que predomina ao longo do filme é toda aquela sensação de suspense, que ele leva as últimas consequências, tanto que a gente mal vê o alien durante o filme, somente no final e quando isso acontece é bem rápido. Shyamalan gosta de inserir muitos temas religiosos em suas tramas o que na minha opinião às vezes atrapalha um pouco o desenvolvimento da história, pois ele parece querer abordar muitas coisas ao mesmo tempo e por isso acontece o que os americanos chamam de "loose ends". Mudando de assunto, vc ouviu falar alguma coisa dese filme O Olho do Mal que vai estrear essa semama? É mais do mesmo?

 
At 2:31 PM, março 13, 2008, Blogger Unknown said...

Acho que é mais do mesmo. Aliás, tenho a sensação de que já vi algo assim antes...

Abs!

 
At 12:30 AM, março 14, 2008, Blogger Flávia said...

Dra Liv Tyler hein?

Bjs!

 
At 1:53 AM, março 14, 2008, Anonymous Anônimo said...

Adoro Shyamalan! Todos dele. Mas principalmente Sexto Sentido e Corpo Fechado.

Hoje em dia podemos ter apenas esperancas ne Otavio? Que surge algo no minimo competente para o genero. Adoro Abismo do Medo. Mas fiquei bem tenso e agoniado em Cloverfield.

Ciao!

 
At 10:48 AM, março 14, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

É verdade, Wally! Esperança! Acho ABISMO DO MEDO excelente. E tenho fé nesse THE STRANGERS.

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home