terça-feira, julho 01, 2008

O mês do Morcego


Sei que teremos Kung Fu Panda e Hancock em julho, mas as atenções estão voltadas para o Morcegão. Não adianta fugir: Batman - O Cavaleiro das Trevas chega aos cinemas no próximo dia 18 de julho carregando altas expectativas. E isso não é delírio de fã. A culpa é do próprio diretor Christopher Nolan, que acostumou mal o público graças ao resultado de Batman Begins - sem falar na assustadora divulgação, que inclui uma quantidade absurda de pôsteres, vídeos, imagens e trailers do novo filme.

Como é clichê entre os diretores que adaptam HQs para o cinema, Christopher Nolan pode até dizer que não leu muitas histórias do Morcegão quando era moleque. Mas com certeza, alguém entregou em sua mão A Piada Mortal, de Alan Moore, e Batman - O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, para que ele trabalhasse o personagem de forma digna e atual.

A diferença do Batman de Tim Burton e, principalmente de Joel Schumacher, para o Batman de Christopher Nolan começa num ponto importante: a saudosa série cômica de TV estrelada com Adam West e Burt Ward ficou, definitivamente, para trás. Aquilo foi produto de uma época que não funcionava mais nos anos 90. Não em um filme levado a sério, pois a intenção de Tim Burton e Joel Schumacher não estava na comédia. Adoro a série que marcou os anos 60, mas é melhor deixar os fãs reviverem suas emoções em DVD. No cinema, Batman precisava seguir outro rumo.


Tim Burton tentou fazer um filme bacana para os fãs dos quadrinhos, mas sofreu com as pressões da Warner, que ainda imaginava Batman como o herói da série de TV. Quando Joel Schumacher entrou na festa, aí então é que Batman virou desfile de escola de samba com mais alegorias que a Beija-Flor de Nilópolis. Porém, tanto Burton quanto Schumacher erraram ao mostrar que qualquer vilão poderia ser mais interessante que o Homem-Morcego. Com o herói no fundo do poço, obviamente, a Warner deu carta branca para Christopher Nolan reinventar o personagem. O diretor de Amnésia, Insônia e O Grande Truque tirou qualquer brincadeira carnavalesca para transformá-lo, finalmente, em um herói atormentado e protagonista de suas próprias aventuras no cinema. Nolan provou que Batman não é gay. Ponto final.

No próximo dia 18 de julho, Batman - O Cavaleiro das Trevas vai brigar pelo título de blockbuster do ano contra favoritos como WALL-E, Homem de Ferro e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (este último, até agora, é o campeão do ano com mais de US$ 700 milhões arrecadados pelo planeta).

Você pode desdenhar, mas vai ter de comprar. Os santos, orixás e avatares estão do lado do Homem-Morcego. Até quem não curte tanto as aventuras do herói criado por Bob Kane vai pagar ingresso pra dar tchauzinho ao Heath Ledger, que bateu as botas sabe-se lá como. Motivo é o que não falta para entrar numa sessão de Batman - O Cavaleiro das Trevas.

13 Comments:

At 12:43 AM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Esse é o único filme que pode ultrapassar Indiana Jones e outros filmes como o blockbuster do ano. Acredito que isso acontecerá por 2 motivos: o filme é garantia de bom entretenimento como o melhor Batman retratado até hoje no cinema e a volta do arquirival mais interessante das HQs: o Coringa, que pela primeira vez vai estrear no cinema como o personagem demente que é. Jack Nicholson, aqui vai um aviso: você pode ter ganhado muita grana na época, mas o seu coringa será enterrado com requintes de crueldade. Palavra de quem é expert no mundo sombrio de Batman e seus personagens. A risada de Heath Ledger/Coringa irá ressonar como nunca antes escutada...HAHAHA

 
At 12:47 AM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Esse é o único filme que pode ultrapassar Indiana Jones e outros filmes como o blockbuster do ano. Acredito que isso acontecerá por 2 motivos: 1º- o filme é garantia de bom entretenimento como o melhor Batman retratado até hoje no cinema. 2º- a volta do arquirival mais interessante das HQs: o Coringa, que pela primeira vez vai estrear no cinema como o personagem demente que é. Jack Nicholson, aqui vai um aviso: você pode ter ganhado muita grana na época, mas o seu coringa será enterrado com requintes de crueldade. Palavra de quem é expert no mundo sombrio de Batman e seus personagens. A risada de Heath Ledger/Coringa irá ressonar como nunca antes escutada...HAHAHAHAHAHAHAHAHA

 
At 1:42 AM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Agora que a febre "Wall-E" passou um pouco (e eu ainda nem vi o filme, meu Deus!), acho que só vai ter para "The Dark Knight" nos cinemas em Julho mesmo. Concordo que Nolan deu um novo rumo à série, muito melhor do que aquilo que já tínhamos visto de "Batman" desde a década de 80. E acho que o filme pode bater todos esses outros aí em termos de bilheteria...

Abraço!

 
At 2:34 AM, julho 02, 2008, Blogger Rodrigo Fernandes said...

é quse impossivel não criar expectativas e ficar ansioso pra ve-lo, já que o material de divulgaçao que anda circulando pela net é excelente, desde videos do coringa no you tube até as artes fantasticas dos cartazes... tudo está pulsando com força para que corramos aos cinemas ver o morcegão... com certeza, não irá desapontar...
abraços!!!

 
At 11:54 AM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Também acho que "O Cavaleiro das Trevas" será o maior blockbuster do ano de 2008. Razões para isso não faltam. O interessante é que o ano que estamos vivendo nos trouxe excelentes filmes blockbusters, o que é maravilhoso!

Beijos!

 
At 12:57 PM, julho 02, 2008, Blogger Alex Sandro Alves said...

Otávio, não gostei de nenhum dos Batmans anteriores ao de Christopher Nolan. Os de Joel Schumacher então, são pavorosos!

Também aposto no sucesso do filme. Minha dúvida é se a estrela de Will Smith continuará brilhando mais do que a dos outros. Não gostei do trailer de 'Hancock', mas como é estrelado por ele tenho minhas dúvidas se não será uma das maiores bilheterias do ano.

Um grande abraço!

 
At 3:23 PM, julho 02, 2008, Blogger Victor said...

"The Dark Knight" será o blockbuster do ano, sem dúvida!!
Heath Ledger será indicado ao Oscar (se isso for possível para a Academia)!
Christopher Nolan será reconhecido como diretor tão importante quanto foi Spielberg no início da carreira!

...E eu sou mais um fã extremamente ansioso pela estréia!! hehehe

 
At 4:04 PM, julho 02, 2008, Blogger Isabela said...

Estou que nao me aguento de tanta ansiedade.

 
At 7:28 PM, julho 02, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Amigos, acho que tem tudo para ser um dos melhores filmes do ano!

Abs!

 
At 11:10 PM, julho 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otavio, concordo plenamente! Sempre admiro os trabalhos de Nolan e acho que potêncial é o que realmente não falta. Espero muito do filme.

Eu gosto dos dois primeiros filmes, de Burton, mas acho eles bem fracos se comparados com Batman Begins, bem mais denso, construtivo e belo. Agora, foi Schummacher quem ferrou com tudo!

Ciao!

 
At 1:58 PM, julho 03, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Na verdade, para mim, o mês de Julho é de O Procurado. Aí sim, depois vem o Batmam.

Abraço!

 
At 8:33 PM, julho 06, 2008, Anonymous Anônimo said...

esse pôster do filme é fantástico!

ah, muito bom o blog. Entrou para meus bookmarks. Abraço!

 
At 7:13 AM, julho 10, 2008, Anonymous Anônimo said...

Não sei se vai ser tão estrondoso assim, mas dia 20 eu estarei na ultima fileira do cinema curtindo o filme..

 

Postar um comentário

<< Home