quarta-feira, agosto 27, 2008

Três amigos


Se você tem juízo nesta cabeça, possivelmente conseguiu reparar na falta de originalidade e graça nas comédias atuais. Como sempre, o problema para a produção em massa de lixo hollywoodiano é culpa do público, o consumidor deste tipo de produto. Ou seja, a mesma inconveniência das drogas - elas existem porque existem consumidores.

Atualmente, tirando os devaneios de Judd Apatow (O Virgem de 40 Anos, Ligeiramente Grávidos, Superbad) e Agente 86, a comédia anda a passos largos para o brejo. Mas o que fazer? O público adorou Todo Mundo em Pânico, não é mesmo? Então, tome Os Espartalhões, Não é Mais um Besteirol Americano e Super-Herói: O Filme. Parece que o jeito é brincar com o sucesso dos outros, algo feito sem o mínimo de inteligência quando olhamos para filmes não muito antigos como Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu, Corra que a Polícia Vem Aí! e Top Secret. Ou outros originais da velha escola, que deixam você com o bico rachado de tanto rir como Férias Frustradas (gosto mais do segundo), Os Safados e Três Amigos. Aliás, este último parece que infectou os gênios da comédia atual em filmes como Heróis Fora de Órbita e o novíssimo Trovão Tropical, de Ben Stiller, que estréia sexta-feira com ótimas críticas na bagagem.


Ao lado de Jack Black e Robert Downey Jr., Stiller aposta numa comédia disparada por trios ou quartetos, que já deu certo com muita gente boa, divertida e completamente lelé da cuca como os irmãos Marx, os Três Patetas e até Os Trapalhões, claro.

Dizem que fazer rir é muito mais difícil para um ator do que a tarefa de emocionar a platéia em uma cena dramática. E a missão de Trovão Tropical é colocar a boa comédia de volta na cabeça do público, pois desta vez não temos "ilustres desconhecidos" como Seth Rogen e Jonah Hill. Agora, o apelo está nos nomes famosos de Ben Stiller, Jack Black (ambos andaram fazendo bobagens, mas chegou a hora deles) e o "quem te viu, quem te vê" Robert Downey Jr. Como Elvis fez com o rock e Eminem fez com o rap, chegou a hora de Trovão Tropical, com ajuda direta de Downey Jr., colocar o preto no branco.

Mas entre os responsáveis, eu começo pelo chefe, que é Ben Stiller, o diretor de O Pentelho e Zoolander. Em seus melhores momentos como ator, ele mostrou como relaxar de forma romântica antes de um encontro com uma bela garota, em Quem Vai Ficar Com Mary?, além de ensinar como dançar com Jennifer Aniston, em Quero Ficar Com Polly (repararam na originalidade das traduções brazucas?), e a destruir a casa de Robert DeNiro com classe, em Entrando Numa Fria. As pessoas não estavam preparadas para O Pentelho, é verdade, mas Stiller entende comédia como poucos. Não é careteiro, mas sabe imitar, ou melhor, interpretar colegas de profissão de maneira sublime.

Jack Black provou por A + B que a música deveria fazer parte da educação de qualquer criança, em Escola de Rock, um dos meus filmes favoritos sobre este gênero musical que corre em minhas veias (só perde para Quase Famosos, de Cameron Crowe). Aliás, Black nunca esteve tão bem. Sua atuação visceral demonstra o que é o rock em cada uma de suas reações, que entendem cada nota, cada grito. Aquilo é coisa pra Oscar, mas a Academia não considera atores taxados como comediantes (no sentido preconceituoso da palavra). Mas acho que Stiller e Black não precisam provar mais nada a ninguém. Lembre-se que tal necessidade de aprovação dramática mandou o humor de Jim Carrey para o buraco. Espero que o mesmo não ocorra com eles.

Já Robert Downey Jr. fez o contrário. Aliás, 2008 pertence a ele. É um sujeito que sempre foi bom ator, mas Homem de Ferro foi para Robert Downey Jr. o que Piratas do Caribe significou para a carreira de Johnny Depp. Em Trovão Tropical, seu personagem já nasceu polêmico, mas dizem que ele simplesmente arrebenta o público (sem a palavra "racismo" no vocabulário) de tanto dar risada - se você ainda não sabe, neste filme, Downey Jr. passa pelo processo inverso daquela mudança de pele que afetou Michael Jackson para sempre.

Trovão Tropical conta a história de três atores que rodam a produção de guerra mais cara do cinema. O problema é que os patetas caem numa guerra de verdade, mas eles não sabem disso, o que torna tudo mais engraçado graças a Deus. Enfim, Três Amigos, com Steve Martin, Chevy Chase e Martin Short fez escola.

Tenho muita fé nesse trabalho de Stiller, Black e Downey Jr., e acho que vai predominar a lógica. É hora de passar mal de tanto rir no cinema novamente.

20 Comments:

At 1:01 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, espero tanto quanto você que a boa comédia volte aos cinemas. E que Tropic Thunder seja essa retomada! Abs.

 
At 3:12 PM, agosto 28, 2008, Blogger pseudo-autor said...

A Primeira vez que ouvi falar desse Tropical Thunder foi durante a exibição do MTV Movie Awards quando os três atores fizeram uma espécie de sketch em cima de suas participações no filme. Na ocasião, a platéia veio abaixo. Quando fui ver O Procurado, passou o trailer (é hilário, realmente). Resta saber se vai vingar.

Mídia e cultura:
http://robertoqueiroz.wordpress.com

 
At 4:31 PM, agosto 28, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Onde é que posso assinar embaixo?

 
At 4:33 PM, agosto 28, 2008, Blogger Museu do Cinema said...

Ah, e tomara que estejas certo quanto a Tropic, pq eu confesso não me empolgar muito. Ao contrário dos Coen ai embaixo ou Choke que já morri de rir no trailer.

 
At 4:39 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Pena que "Trovão Tropical" não vai estrear nos cinemas de minha cidade neste final de semana! Quero muito assistir ao longa, que acredito ser excelente!

Beijos!

 
At 5:13 PM, agosto 28, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Denis, que Deus queira!

Roberto, eu espero rir como uma hiena no cinema!

Cassiano, eu ri em todos esses trailers.

Kamila, que pena! E quanto a O NEVOEIRO? Chega aí também?

Abs a todos!

 
At 5:28 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, O Nevoeiro foi lançado em 2007 e chega ao brasil com 1 ano de atraso! É brincadeira?

 
At 5:29 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Acho que esse U23D vai valer a pena...

 
At 5:46 PM, agosto 28, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

U2 3D???? Gosto da banda! Mas tenho um monte de filme pra ver... E é palhaçada o que fizeram com O NEVOEIRO. Depois reclamam da pirataria.

Abs!

 
At 5:50 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Não tá sabendo,não? Vai ser lançado amanhã nos cinemas. Falam que é um programão, ainda mais se vc gosta de Bono, The Edge e cia.

 
At 6:05 PM, agosto 28, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Eu vi o trailer quando fui ver WANTED (pela segunda vez) na terça. Aposto nesse filme. O trailer é ótimo, quase tão bom quanto o de Queime Depois de Ler.

Abraço!!!

 
At 6:15 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Pedro Henrique, boa sorte para o seu Grêmio hoje na Sul-Americana, pois vou torcer para seu time participar de 2 competições e com isso, tropeçar no Brasileirão. Abs.

 
At 7:15 PM, agosto 28, 2008, Blogger Dr Johnny Strangelove said...

Expectativas seguras e tranquilas ... quero ver e muito o filme ...

 
At 10:26 PM, agosto 28, 2008, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Denis, obrigado pela "torcida", mas o objetivo do Grêmio foi alcançado e nós estamos fora da Sul-Americana, para delírio (nunca pensei que iria dizer isso) da Geral. Agora você deve voltar ao normal e continuar secando o tricolor gaúcho. O campeonato vai ferver...Mas o Grêmio vai sair campeão!!!!!!!!

Abraço!

 
At 11:49 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Pedro Henrique, quando eu liguei a tv já estava 2 a 0 pro Inter. Assim que comecei a "minha torcida" cinco minutos depois o Grêmio fez o primeiro gol e logo empatou. Passou perto, muito perto... Abs.

 
At 11:58 PM, agosto 28, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otávio, um texto sobre o seu Menguinho do blog do Perrone. Veja só:

Hora do omelete sair

A zaga era boa, foi mantida. Os laterais, os melhores do país. Volantes de marcaçao e de boa tecnica. Vieram meias e atacantes de todas as características possíveis.

Agora, com ovos, que saia o omelete.

O cozinheiro Caio Jr mostrou que sem os ovos ideais não consegue fazer um belo prato. Porem, antes, com ovos, mostrou que conseguia.

Agora os ovos até aumentaram, ou seja, o omelete não tem desculpa alguma para não sair.

Gostei do Fierro, gostei do Josiel e do Paraíba. Os outros não conheço suficiente para dar palpite. Porém, confiando na competencia do proprio Caio, que aprovou todos os nomes, eu fico bastante otimista.

Time novo tem dificuldade em ser montado em virtude da defesa, principalmente. O Flamengo já tem tudo ajeitado do meio para trás. Lá na frente, convenhamos, piorar não dava. Entao, cabe ao treinador manter a ótima estrutura defensiva do time e fazer os gols surgirem.

Opções tem de monte. Tem matador, tem atacante que abre, tem o que corre, o que chuta de longe, meia pela esquerda, meia mais recuado. Acabou a desculpa. Se faltavam ovos, agora sobram.

E é ai que um grande treinador aparece. Ou quando faltam ovos, ou quando sobram. Aguardemos o omelete final do Caio Jr. Faço votos para que seja muito bem-feito.

 
At 12:44 AM, agosto 29, 2008, Anonymous Anônimo said...

Ansioso pelo filme de Stiller. Realmente ta na hora de entrar num cinema e realmente rir muito. Você viu Morte no Funeral?? Foi, ao lado de Agente 86, a última experiência no cinema que me provou altos risos. Eu admiro mais comédias de situação. E isso ta muito raro...

Ciao!

 
At 7:51 AM, agosto 29, 2008, Anonymous Anônimo said...

"O Nevoeiro" tem estréia marcada nos cinemas daqui hoje, assim como "O Reino Perdido".

Beijos!

 
At 10:03 PM, agosto 29, 2008, Anonymous Anônimo said...

Eu já vi "O Nevoeiro" há um século e não me arrependo (mas só comentei no blog agora por motivos óbvios). Quanto a "Trovão Tropical", acho que não tem erro mesmo. Esses três já deram muito o que falar e agora não seria diferente. Abraço!

 
At 10:58 AM, setembro 01, 2008, Blogger fabiana said...

Deus te ouça, Otávio! Adoro os 3 atores!

 

Postar um comentário

<< Home