segunda-feira, janeiro 12, 2009

Heath Ledger no Céu e Kate Winslet na Terra


Slumdog Millionaire papou 4 estatuetas, incluindo Melhor Filme Dramático e Melhor Diretor (Danny Boyle), no antepasto chamado Globo de Ouro, quando as atenções estavam voltadas para O Curioso Caso de Benjamin Button, de David Fincher, que acabou saindo de mãos vazias.

Tem nada não. Por mais que Slumdog Millionaire seja maravilhoso (e deve ser), Benjamin Button não precisa de prêmios para seguir em frente. Nessa indústria, Slumdog é visto como um filme pequeno e um reconhecimento desse calibre só leva o público ao cinema pra ver uma jóia rara assim. Foi o caso nos anos anteriores de Pequena Miss Sunshine e Juno. Mas, enfim, não quero julgar antes de conferir os filmes de Danny Boyle e David Fincher. Ambos estarão na lista do Oscar, que sai dia 22, e esse parágrafo foi só para acalmar os fãs de Fincher, o genial diretor de Seven e Clube da Luta.

Um emocionado Martin Scorsese entregou a Steven Spielberg um prêmio pelo conjunto de sua extraordinária obra. Rever as cenas dos filmes de Steven foi de encher os olhos. Para mim, o ponto alto da festa, claro. Não consegui me conter diante da influência emocional que levei para toda a vida deste mestre. A transmissão mostrou cenas e músicas de E.T., A Lista de Schindler, A Cor Púrpura, as aventuras de Indiana Jones, De Volta Para o Futuro, entre tantos outros filmes assinados por Steven como diretor e produtor. O mestre ainda comentou suas origens como cinéfilo (e cineasta), quando seu pai o levou para ver O Maior Espetáculo da Terra, em 1952. Naquela época, Steven entrou no cinema à tarde e saiu à noite. Impressionado, pensou que os filmes fossem capazes de transformar o dia em noite. Fantástico! Isso é Steven Spielberg!

Mas, continuando, a eterna figuraça chapada do Mickey Rourke ganhou como Melhor Ator Dramático, por O Lutador. Meu amigo de Coração Satânico andava por baixo, mas como ninguém se leva a sério mesmo, não faz mal algum dar um Globo de Ouro para reconhecer o esforço de um ídolo dos anos 80 em dar a volta por cima. Se Gwyneth Paltrow tem um Globo, Mickey Rourke também merece.

Em 2007, Daniel Day-Lewis entregou a maior atuação masculina, por Sangue Negro, e foi premiado com o Globo e o Oscar. Para mim, Heath Ledger (vivo ou morto) não poderia deixar de ganhar pelo melhor trabalho de um ator em 2008. Justiça foi feita. Esteja onde estiver, essa estatueta é sua, meu amigo. O Coringa de Batman - O Cavaleiro das Trevas levou o Globo de Ouro de Ator Coadjuvante, mas quem subiu ao palco para receber a honra em nome de Heath Ledger foi o diretor Christopher Nolan, estupidamente ignorado em sua categoria.

Agora, a noite foi mesmo de Kate Winslet. Indicada e derrotada desde sempre, Kate foi à forra. Disputou duas indicações: Melhor Atriz Dramática, por Apenas um Sonho, do maridão Sam Mendes, e Melhor Atriz Coadjuvante, por O Leitor, novo filme do diretor Stephen Daldry, de As Horas. E não é que a guria levou as duas? Emocionada, ela ainda pediu desculpas a Meryl Streep por derrotá-la. Quer saber? Meryl nem ligou e tenho certeza de que ela está muito feliz por ver Kate Winslet brilhando, ainda jovem com seus 33 aninhos. Meryl deve saber que Kate é uma de suas sucessoras. Isso é um alívio. É sinal de que estamos em boas mãos. Ainda não vi Apenas um Sonho e O Leitor, mas ela mereceu. E xingo quem discordar.

No mais, destaque para a vitória de WALL-E como Melhor Animação, mas essa até nossas vovós sabiam. Imaginem só se WALL-E perde o Globo de Ouro? Cara, eu saio nas ruas como homem-bomba. Também gostei muito de ver o grande Bruce Springsteen levando o prêmio de Melhor Canção. Fora Jonas Brothers! Crianças, ouçam Bruce Springsteen!


Confira os vencedores de cinema abaixo:

Melhor Filme (Drama)
Slumdog Millionaire

Melhor Filme (Comédia/Musical)
Vicky Cristina Barcelona

Melhor Diretor
Danny Boyle • Slumdog Millionaire

Melhor Roteiro
Slumdog Millionaire

Melhor Filme Estrangeiro
Waltz with Bashir • Israel

Melhor Ator (Drama)
Mickey Rourke • O Lutador

Melhor Atriz (Drama)
Kate Winslet • Apenas um Sonho

Melhor Ator (Comédia/Musical)
Colin Farrell • Na Mira do Chefe

Melhor Atriz (Comédia/Musical)
Sally Hawkins • Simplesmente Feliz

Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger • Batman - O Cavaleiro das Trevas

Melhor Atriz Coadjuvante
Kate Winslet • O Leitor

Melhor Trilha Sonora
Slumdog Millionaire

Melhor Canção
The Wrestler, de Bruce Springsteen • O Lutador

Melhor Animação
WALL-E


Clique
aqui para ver a lista completa com os vencedores de TV.

12 Comments:

At 8:01 PM, janeiro 12, 2009, Anonymous Anônimo said...

Otávio, de todas os vencedores na categoria filmes, a única que eu contesto é Vicky Cristina Barcelona ganhar como melhor comédia. Putz, se essa for a melhor comédia, eu não quero ver nem as outras! Se Trovão Tropical soltasse um peido derrubaria Vicky e aquela maldita mariposa, rsrs!

 
At 8:07 PM, janeiro 12, 2009, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito de "Slumdog Millionaire" e adorei as vitórias do filme, acho que será muito estranho se perder o Oscar agora. Gostei da apresentação do Scorsese, fiquei emocionado, mas o discurso do Spielberg foi mesmo boring.

Mas, claro, nada tirou a atenção da deusa Kate Winslet, finalmente recebendo o reconhecimento merecido!

 
At 8:18 PM, janeiro 12, 2009, Anonymous Anônimo said...

O discurso do Spielberg entediante? Vc deve tá de brincadeira...

 
At 9:24 PM, janeiro 12, 2009, Blogger Diego Midlej said...

Parabéns Otávio.
Gostei muito do seu blog
abços

 
At 9:34 PM, janeiro 12, 2009, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Gostei de ver o Mickey Rourke ganhando, apesar de só ter visto o trabalho do Brad Pitt (muito bom) em Benjamin Button. E, por favor, quando que a TNT vai demitir o Rubens Ewald Filho. O cara é uma ameba, só fala besteira e não sabe nem o que é desenvolvimento de personagens. O que tem a ver uma coisa com a outra (Laura Dern é boa, bem feia, mas boa(?)).

Bom, foi legal ver a Kate ganhando, mas por enquanto a melhor é a Jolie (e eu torcia por ela justamente por só ter visto A Troca e O Casamento de Rachel e não consigo torcer por algum trabalho que ainda não vi), já que não vimos os filmes em que a Kate está. Na verdade, ela deve estar fantástica (assim como as demais indicadas) mesmo porque não indicaram a Cate Blanchett, que, diga-se, está ótima em Benjamin Button.

O Colin Farrel mereceu e Queime Depois de Ler é levemente melhor que Vicky Cristina Barcelona. E já até desisti de torcer pelo House que é de longe o melhor ator e a melhor série.

 
At 12:48 AM, janeiro 13, 2009, Anonymous Anônimo said...

Gostei quando o Mickey Rourke agradeceu a todos os seus cachorros (vivos e mortos) e disse que foram os poucos que ficaram ao seu lado nos momentos difíceis!

 
At 3:55 AM, janeiro 13, 2009, Anonymous Anônimo said...

Perfeito o texto, Otavio. Kate foi o primor da festa mesmo, ao lado de Ledger e Spielberg.

Ciao!

 
At 1:35 PM, janeiro 13, 2009, Blogger Hélio Flores said...

Cara, Slumdog Millionaire é o suco do fundo do saco de lixo. Ruim demais. Sua vitoria nao é garantia que leve o Oscar, mas é de dar medo...

De resto, concordo que Winslet mereça todos os premios do mundo. Mas se o criterio fosse qualidade da atuação concorrente, a Anne Hathaway está MUITO melhor. Mas esse quase nunca é o criterio, entao ta ok.

E na falta de Trovao Tropical, Segurando as Pontas e Ressaca de Amor, acho que o premio pra Vicky Cristina Barcelona foi super merecido.

Abraços!

 
At 5:54 PM, janeiro 13, 2009, Anonymous Anônimo said...

Adorei o texto! E vai dizer, foi uma edição muito bacana do Globo de Ouro. Kate realmente é uma deusa e sucessora de Meryl Streep, outra deusa!

 
At 4:40 PM, janeiro 14, 2009, Blogger Kau Oliveira said...

É... bom...

Eu tenho uns problemas com a Kate em cena. Mas achei seus discurssos muito generosos e humildes; a moça me conquistou. Verei Foi Apenas Um Sonho por esses dias e veremos se mereceu.

Slumdog é extremamente diferente. Assisti ontem e achei tudo muito bonito visualmente, além de a direção de Boyle ser uma das mais impressionantes que vi nestes último anos.

Abração!

 
At 4:57 PM, janeiro 14, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

Caracoles! Onde vcs estão vendo SLUMDOG MILLIONAIRE?

 
At 7:50 PM, janeiro 14, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

Galera, obrigado pelos comentários! Voltarei a responder todo mundo. Ok?

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home