sábado, janeiro 10, 2009

Os filmes mais esperados (por mim) em 2009

Tirando os indicados ao Oscar, claro, eis os filmes que mais quero ver em 2009 com celular desligado e na companhia da boa educação que o público pode apresentar numa sala de cinema:



1) Avatar, de James Cameron
Estréia prometida para dezembro

Já repararam que Hollywood tem medo dos grandes contos de ficção científica? Quando pegam um Isaac Asimov ou Philip K. Dick, geralmente, os estúdios diluem seus conceitos e transformam suas obras em filmes de ação. E onde estão as histórias de Arthur C. Clarke adaptadas para o cinema? Você sabe o motivo. Hollywood quer grana. Nada de ficção científica cabeça, pois a maioria consumidora da sétima arte é adolescente. Ninguém quer pensar. Mas, de tempos em tempos, surge um representante do gênero ousado que marca seu nome na História. É por isso que confio em James Cameron, que retorna depois de 12 anos ao superar Titanic em terapia. Avatar pode até ter ação, mas também tem tudo para revolucionar o gênero e o cinema.




2) Star Trek, de J.J. Abrams
Estréia prometida para 8 de maio

Kirk, Spock, McCoy & Cia. embarcam pela primeira vez na USS Enterprise rumo onde nenhum homem jamais foi. A direção desse Star Trek - Episódio I ou Star Trek Begins é de J.J. Abrams, o criador da série Lost. O trailer abre com uma seqüência antológica. Ficou extraordinário. Mas vamos ver no que dá essa brincadeira.


3) Public Enemies, de Michael Mann
Estréia prometida para julho

É filme de máfia dirigido por Michael Mann, de Fogo Contra Fogo, O Informante e Colateral, logo, merece minha atenção e meu respeito. Christian Bale é Melvin Purvis, o lendário agente do FBI que lidera a caçada ao mafioso desgraçado John Dillinger (Johnny Depp). Deve ser demais.


4) Watchmen - O Filme, de Zack Snyder
Estréia prometida para março

A cultuada HQ de Alan Moore e Dave Gibbons ganha as telas do cinema numa versão caprichada e estilosa visualmente. Uniformes ridículos, muita ação e bichice do diretor Zack Snyder, de 300. Se você não sabe, trata-se de um grupo de ex-super-heróis que se reúne para investigar a morte de um de seus colegas. Depois deste filme, você vai entender que a série Heroes jamais foi original. Longe disso.



5) Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino
Estréia prometida para agosto

O filme de guerra de Tarantino estrelado por Brad Pitt deve ser a coisa mais louca de 2009. Na Alemanha Nazista, Shosanna (!) Dreyfus (Mélanie Laurent) vê sua família ser assassinada diante de seus olhos numa ação comandada pelo coronel Hans Lada (Christoph Waltz). Shosanna foge e se esconde em Paris, onde passa a administrar um cinema local - somente para planejar sua vingança. Enquanto isso, o Tenente Aldo Raine (Pitt) leva um pelotão de soldados judeus para um ataque surpresa a Adolph Hitler. Você quer ver muito sangue? Calma, isso é normal, eu também quero.


6) Shutter Island, de Martin Scorsese
Estréia prometida para setembro
Martin Scorsese dirige novamente Leonardo DiCaprio, seu novo Robert De Niro, nesta adaptação do livro de Dennis Lehane, o autor de Mystic River (Sobre Meninos e Lobos) e Gone Baby Gone (Medo da Verdade). A trama se passa em meados da década de 50 e acompanha a caçada de dois agentes federais (DiCaprio e Mark Ruffalo) a um serial killer, que escapou de um hospital psiquiátrico. Em Martin Scorsese eu confio.


7) Up, de Pete Docter
Estréia prometida para setembro

Um velhinho rabugento amarra centenas de milhares de bexigas em sua casa e sai voando para o infinito e além. Up é o próximo filme da Pixar. E será em 3D. Preciso dizer algo mais?




8) Sherlock Holmes, de Guy Ritchie
Estréia prometida para novembro

O melhor filme que eu já vi sobre Sherlock Holmes foi O Enigma da Pirâmide, uma imaginação de Barry Levinson e Steven Spielberg para a juventude do personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle. Tudo bem, desta vez, o diretor é Guy Ritchie, mas acho que o cara pode acertar. Ainda mais porque depois da reviravolta na carreira de Robert Downey Jr., graças a Homem de Ferro e Trovão Tropical, não acho que o ator escalado para viver o novo Sherlock Holmes tenha aceitado entrar numa roubada. Se der certo, o filme será sensacional. Nova franquia à vista? Ah, Jude Law é o Sr. Watson.


9) Brüno - Delicious Journeys Through America for the Purpose of Making Heterosexual Males Visibly Uncomfortable in the Presence of a Gay Foreigner in a Mesh T-Shirt, Com Sacha Baron Cohen
Estréia prometida para maio

Depois de Borat, Sacha Baron Cohen retorna para um "documentário" estrelado por outro personagem de sua autoria: Brüno, o jornalista fashion austríaco que se prepara para constranger gays e homofóbicos americanos em sua jornada pelos EUA vestindo uma camiseta coladinha. Vou chorar de rir, eu sei...



10) Onde Vivem os Monstros, de Spike Jonze
Estréia prometida para outubro

Um dos livros infantis mais bacanas que existem caiu nas mãos de Spike Jonze, que volta à direção após sete anos, quando lançou Adaptação. O filme acompanha Max, um garoto levado da breca, que é colocado de castigo em seu quarto. Lá, ele imagina um mundo dominado por criaturas bizarras, que o recebem como seu rei. Eu juro que gosto disso e estou esperando. Pode acreditar.

12 Comments:

At 1:50 PM, janeiro 11, 2009, Blogger Pedro Henrique Gomes said...

Tá boa demais a lista de espera. Avatar pode entrar para história. Inglourious Bastards deve ser demais. Shutter Island é Scorsese. De Sherlock Holmes eu espero mais o filme que será roteirizado pelo Ethan Coen e produzido pelo Apatow. E Public Enemies vai ser tão bom quanto Fogo Contra Fogo.

 
At 1:51 PM, janeiro 11, 2009, Anonymous Anônimo said...

Ótima seleção, Octavius. Essa imagem de Onde Vivem os Monstros é demais e cativa a imaginação de qualquer um. Também espero que o novo da Pixar seja bom mesmo, pois o trailer dele não me encheu os olhos. Abs.

 
At 1:53 PM, janeiro 11, 2009, Blogger Kau Oliveira said...

Que lista, meu amigo! Bom, acho que vc e a torcida do Paraná Clube (pra não falar do Flamengo) esperam Inglourious Basterds. Acho que será um grande filme! Senti falta de três aí: The Young Victoria, Nine e The Lovelly Bones.

Abração!

 
At 4:44 PM, janeiro 11, 2009, Blogger Hugo Leonardo said...

Grandes filmes neste ano ...

 
At 4:57 PM, janeiro 11, 2009, Blogger Roberto Simões said...

Vai ser um ano de grandes esperanças. AVATAR, do James Cameron, faz parte da minha rúbrica «Anticipated» à meses.

BRÜNO eu desconhecia. Uma coisa é certa vou rir muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito =D

Parabens pelo bloG!

Roberto F. A. Simõs
cineroad.blogspot.com

 
At 5:09 PM, janeiro 11, 2009, Anonymous Anônimo said...

De todos, o mais aguardado por mim é "Up". Nunca espero tanto das animações da Pixar, até para não me decepcionar, mas após tantas maravilhas, não há como não ficar ansioso. Mas "Avatar" tem tudo para marcar 2009, veremos...

 
At 11:37 AM, janeiro 12, 2009, Blogger Robson Saldanha said...

boa lista, espero por alguns, outros nem tanto!

 
At 1:52 PM, janeiro 12, 2009, Anonymous Anônimo said...

Adorei a lista.
Watchmen como hiper-fã (considero uma das melhores obras ficionais do século XX) e pesquisador não perco por nada embora credito que ficará anos-luz da obra original pelo simples fato de ser uma obra feita pura e exclusivamente pra linguagem das HQs(logo logo um especial no meu blog).
Star Trek não perco por nada também.
E Scorcese só vi no cinema até hoje O Aviador, mesmo sendo fãnzaço do trabalho dele, esse não perco. E o Tarantino é outro.
Esses têm meu ingresso garantido.

 
At 1:22 PM, janeiro 13, 2009, Blogger Hélio Flores said...

Este ano está um absurdo: Tarantino, Scorsese, Mann, Cameron. Eu ainda acrescentaria James Gray, Almodovar e McG (sim! esse cara é bom).

O Up é a versão Pixar daquele padre brasileiro, ne?

Abraços!

 
At 3:45 PM, janeiro 13, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

McG sucks! Mas achei a menção ao Padre engraçadíssima! Isso que eu chamo de timing!

 
At 3:58 PM, janeiro 13, 2009, Blogger Marcus Vinícius Freitas said...

Em Mann e Cameron nós confiamos! Ah, no titio Marty também, claro. E o que o Denis falou é verdade mesmo, a foto que mais chama atenção é a do filme do Spike Jonze.

Abraço!

 
At 5:45 PM, janeiro 13, 2009, Anonymous Anônimo said...

Boa lista!
De todos os que mais espero são Inglourious Basterds e UP. Mas fiquei muito curioso com relação a Onde Vivem os Monstros. Só em outubro, tá longe!

 

Postar um comentário

<< Home