quarta-feira, junho 17, 2009

A Garota Ideal


Desde pequenos convivemos com bichos do mato. Você conhece o tipo. Tinha aquele menino estranho aos nossos olhos encolhido no canto da sala de aula, que vivia sozinho e no mundo da lua. Ou aquela menina descabelada e mal vestida, que exagerava nas piscadelas violentas para exercitar seu tique irritante. Todos já conheceram gente assim. E confesse: O difícil é segurar a risada ou a vontade de caçoar do outro só para que possamos sentir uma leve, inútil e involuntária superioridade em relação a quem apresenta um mínimo de fraqueza. Anormal seria se todos nós tratássemos aquela pessoa como... normal.

Infelizmente, um gesto coletivo de solidariedade e a manifestação da bondade humana nas pequenas coisas são raridades vistas como utopias nos dias de hoje. E com uma surpreendente honestidade, A Garota Ideal (Lars and the Real Girl, 2007), acima de tudo, fala sobre isso. É um pequeno grande filme, que marca a estreia do diretor Craig Gillespie.

A sensibilidade do ótimo roteiro de Nancy Oliver, responsável por episódios das séries Six Feet Under e True Blood, não seria extraída de forma tão sincera para a tela somente pela interpretação do diretor. O compromisso e a seriedade do elenco (e que elenco!) foram fundamentais para o belo resultado final, até porque o script é tentador para ser explorado como uma comédia de mau gosto estrelada por Adam Sandler. Mas não. A Garota Ideal pode ter um discreto e envolvente senso de humor, mas é um drama sério sobre uma situação, digamos, atípica.

Numa clássica cidadezinha do interior americano, o solitário Lars (Ryan Gosling) vive na casa dos fundos do irmão, Gus (Paul Schneider), e da cunhada, Karin (Emily Mortimer). Num belo dia, Lars resolve apresentá-los a sua nova namorada, Bianca.
Só que, para a surpresa do casal, a moça é uma daquelas bonecas de plástico assustadoramente reais constantemente consumidas por tarados de plantão. Se Lars sabe que ela não é real, isso não interessa. O importante é que todo mundo passa a tratar Bianca como uma mulher de verdade para que o desiludido Lars não tenha um piripaque. A amizade e o amor de toda a cidade pelo jovem é maior do que tudo. Agindo assim, eles acreditam que o próprio Lars acordará. E é quase inacreditável que uma boneca de plástico seja capaz de unir não somente Lars e seu irmão, mas uma comunidade inteira. Aí está a magia do filme.

A roteirista Nancy Oliver e o diretor Craig Gillespie nunca julgam os estados e as atitudes das personagens. Você pode achar loucura ou discutível e polêmico. Mas também pode simplesmente se deixar levar pelo clima, que lembra um pouquinho os filmes de Frank Capra. O julgamento fica por conta do público, mas acho que A Garota Ideal funciona muito mais como um libelo ao respeito, ao amor, à amizade e à compreensão das diferenças existentes em cada um de nós. Antes de julgar as decisões tomadas por Nancy e Gillespie, tente apenas observar e fazer um esforço para entender um lado que é tão pouco explorado pela humanidade. Assim, tenho certeza de que você se encantará pelo filme. Pode demorar um pouco, mas quando chegar a linda sequência do boliche ou os 10 minutos finais, você também acreditará em Bianca. Ou no que ela representa.


Ryan Gosling, este jovem ator de Diário de uma Paixão, tem um talento curioso. Sua performance como o incompreendido Lars Lindstrom é única. Ao mesmo tempo, sua criação é enigmática, encantadora e perturbadora. Algo difícil de ser explicado com palavras. É uma atuação que, obviamente, torna-se mais intensa e completa com a colaboração do elenco - especialmente Paul Schneider, Emily Mortimer (extraordinária) e Kelli Garner - focado na redescoberta da bondade escondida em algum lugar da alma.

A Garota Ideal (Lars and the Real Girl, 2007)
Direção: Craig Gillespie
Roteiro: Nancy Oliver
Elenco: Ryan Gosling, Emily Mortimer, Paul Schneider, Patricia Clarkson, R.D. Reid e Kelli Garner

11 Comments:

At 7:18 PM, junho 17, 2009, Anonymous Denis Torres said...

Um filme delicado e surpreendente! Esse eu aprovo!!! E o texto está, as usual, ótimo!

 
At 8:33 PM, junho 17, 2009, Anonymous Kamila said...

Eu acho o Ryan Gosling o melhor ator da geração dele. Ainda não vi "A Garota Ideal", mas tenho muita curiosidade em conferir o filme, até porque acho a premissa interessantíssima e diferente.

Beijos!

 
At 9:12 PM, junho 17, 2009, Blogger Flávia said...

Quero ver! Gosto bastante do Ryan Gosling também. Bjs!

 
At 12:33 AM, junho 18, 2009, Anonymous Vinícius P. said...

Como você já definiu, "A Garota Ideal" é mesmo um pequeno grande filme. Fiquei completamente envolvido pela trama e por isso mesmo o longa é a grande surpresa do ano na minha opinião. Melhor que meia-dúzia de filmes que concorreram ao Oscar naquele ano (inclusive "No Country"), merecia uma indicação para o Gosling.

Depois preciso falar com você, assuntos importantes.

 
At 11:06 AM, junho 18, 2009, Blogger João Vicente Nascimento Lins said...

Não conhecia o filme, vlw pela dica, se sobrar tempo (e dinheiro esse final de semana vou tentar alugar-lo)
Abraços

 
At 11:29 AM, junho 18, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

DENIS
Valeu! E obrigado pela dica! Abs!

KAMILA
O Ryan Gosling é um ótimo ator. E engraçado... Ainda não vi A MULHER INVISÍVEL, mas será que os caras viram LARS AND THE REAL GIRL? Bjs!

FLAVIA
EEEEEE... Viva o Ryan Gosling! Bjs!

VINICIUS
Vamos falar sim. Mas por qual "mídia social"? Abs!

JOÃO
Ainda não está nas locadoras. Entrou em cartaz em São Paulo. Mesmo depois de dois anos. Abs!

 
At 2:43 PM, junho 18, 2009, Blogger Dewonny said...

Olá Otavio!
Esse é muito bom msm, super sensível e brilhante!
Uma ótima e agradável surpresa esse filme!
Ryan Gosling perfeito na atuação, baita ator!
E parabéns pelo blog, muito bacana, adorei a imagem da sala de cinema, ficou show!
Já te vi comentando em outros blogs q participo, mas ñ me sobrava tempo de lhe visitar,finalmente pude passar aqui, gostei do q vi, e já indiquei seu blog no meu blz?
http://www.cinedewonny.blogspot.com
Se der, faça o msm!
Estarei participando mais vezes por aqui..flw..sorry, se escrevi demais..abs! Diego!

 
At 11:17 PM, junho 18, 2009, Blogger Bruno Soares said...

Tõ babando pra ver. Infelizmente a distribuição não me ajudou: por aqui tem meia dúzia de salas exibindo Uma Noite no Museu, meia dúzia passando O Exterminador do Futuro mas uma salinha pra passar esse não tem. :(

 
At 1:57 AM, junho 20, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

DIEGO
Muito obrigado pela visita. Já linkei seu blog aqui. Abs!

BRUNO
É uma pena que os exibidores e as distribuidoras ainda cometam esses pecados. Enfim, tudo em nome do lucro, né? Abs!

 
At 10:03 PM, junho 20, 2009, Anonymous Gustavo H.R. said...

Um argumento curioso e um elenco acima de quaisquer suspeitas. Não perderei!

 
At 7:17 PM, junho 21, 2009, Blogger Mayara Bastos said...

Desde a indicação supreendente que o filme teve ao Oscar de roteiro, já tinha me despertado o interesse nele e também pela atuação de Ryan Gosling, gosto muito dele. ;)

 

Postar um comentário

<< Home