terça-feira, junho 09, 2009

Nada de novo no front


É como estar cercado por aquelas meninas clonadas de franjinhas emo ou indie - não sei ao certo a definição, embora eu tenha certeza que você já viu uma delas. Mas reparou como os cinemas estão cheios de continuações, prequels, "reinvenções" e adaptações de best sellers, desenhos, séries, games, HQs e... bonequinhos? Você observa o circuitão e só vê Watchmen, X-Men Origens - Wolverine, Star Trek, Anjos e Demônios, Uma Noite no Museu 2, O Exterminador do Futuro - A Salvação e Velozes e Furiosos 4 (QUATRO!). Até o cinema nacional descobriu o mapa da mina com Se Eu Fosse Você 2. E ainda neste ano teremos Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Lua Nova, A Era do Gelo 3, Transformers 2 (desculpe-me, Transformers - A Vingança dos Derrotados), G.I. JOE e... o que mais? Playmobil? Lego? Alguém? Alguém?

Em 2010, além de mais um presidente e uma Copa do Mundo, teremos Carnaval, Big Brother, novela das oito, acidentes aéreos, testes nucleares e muito trânsito nas ruas de São Paulo. Uma saída para a mesmice da vida real é o cinemão escapista. Mas bem que os estúdios poderiam oferecer algo de novo para essa gente que rala diariamente.

A tendência do cinema pop é apostar no lucro certo. E se você concorda com a minha indignação, a vaca está indo pro brejo. Por exemplo, Homem de Ferro 2 é um dos filmes mais esperados de 2010. Uma das produções mais cobiçadas pelo público é a sequência de O Cavaleiro das Trevas, que ainda nem ganhou um ok de seu diretor. As Relíquias da Morte, a última aventura de Harry Potter, será dividido em dois filmes - é como se Hollywood não aceitasse o fim inevitável da série. Sem falar nos remakes e reboots planejados para filmes como Fúria de Titãs, Alien e Predador.

Gente, não quero ser hipócrita e fingir que não irei ao cinema para ver todos esses filmes, mas será que é demais pedir um pouquinho de novidade? Aliás, o que você acha? A criatividade hollywoodiana chegou ao fundo do poço? Ou os estúdios descobriram que o povo está interessado em mais do mesmo?

Nem faz tanto tempo assim que a gente (eu, pelo menos, jovem leitor) ia ao cinema pra ver diversão boa e inédita. Um material novo, exclusivo para a sétima arte. Coisas como Alien - O Oitavo Passageiro, O Predador, Star Wars, Os Goonies, Gremlins, De Volta Para o Futuro, O Feitiço de Áquila, Curtindo a Vida Adoidado, O Exterminador do Futuro, Os Caça-Fantasmas, Os Caçadores da Arca Perdida, Uma Cilada Para Roger Rabbit, Tron, Máquina Mortífera e Duro de Matar. A grande maioria desta lista teve continuações, claro, afinal isso é Hollywood. Mas o que começou como um exercício já virou a casa da Mãe Joana.

É por isso que espero muito de Avatar, roteiro original de James Cameron, um diretor que costuma olhar para o futuro e apostar em novas histórias, mesmo que baseadas em fatos reais, como Titanic. É um cara que não costuma adaptar livros, games etc. E Avatar, que estreia em dezembro, promete calar a minha boca a respeito da flagelação deste post aos blockbusters. Até lá, prometo não tocar mais neste assunto e frequentar um pouco mais o modesto, mas intelectual circuito dos bichos grilos. Pode ser que eu aprenda alguma coisa.

9 Comments:

At 6:44 PM, junho 09, 2009, Anonymous Roberto Queiroz said...

Só falam de crise, crise, crise. Apostar somente no lucro certo. O problema é que a maioria desses filmes que você bem assinalou custam fortunas. E onde ficam produções como Boa Noite, Boa Sorte e Quem quer ser um Milionário? que custaram módicos 15 milhões de dólares? Realmente, é aguardar Avatar. Se bem que eu também estou esperando Nine, do Rob Marshall, e o The Road, do John Hillcoat (aquele que fez A Proposta). É esperar pra ver!

 
At 7:00 PM, junho 09, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

Pois é, Roberto. NINE vem de um musical, que por sua vez é inspirado em OITO E MEIO, enquanto THE ROAD vem do livro do mesmo autor de ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, mas a minha fúria não recai sob esses filmes. Agora, tá dose aguentar essa falta de opção entre os blockbusters... E não dá pra pedir por filmes como QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ou BOA NOITE E BOA SORTE nesta época do ano. Hollywood separa suas estreias em diferentes partes do ano... Mas quem ganha e quem sofre com isso?

Abs!

 
At 10:31 PM, junho 09, 2009, Blogger Flávia said...

Também acho que falta criatividade em Hollywood. Além das continuações, parece que todo livro agora tem obrigação de virar filme. Mas a gente vai ver mesmo assim...

 
At 12:07 AM, junho 10, 2009, Anonymous Anônimo said...

é... os caras precisam fazer grana de alguma forma e nada melhor do que explorar os fãs de certas franquias com continuações ou adaptações de HQS... ou remakes, reboots... enfim!

mas o fato é que muita coisa boa sai dai, como spider man 2, poderoso chefão 2... mas certamente, a maioria eh lixo

quanto a Avatar... James Cameron demorou mais de 10 anos pra fazer um filme (q nao seja documentario) dps de Titanic, provavelmente por medo de não ter o mesmo sucesso

eu não tô botando muita fé no filme, mas o homem merece respeito, isso é inegável e serei um dos primeiros a conferir!

abraço

 
At 12:19 AM, junho 10, 2009, Anonymous Denis Torres said...

Vai ver Departures, pô!!!

 
At 3:21 PM, junho 10, 2009, Blogger Daniel Sanchez said...

Liga o video game e desencana. Eu faço isso sempre e funciona.

 
At 3:31 PM, junho 10, 2009, Blogger João Vicente Nascimento Lins said...

Depois da notícia do filme de "onde está o wally" eu praticamente desisti de Hollywood, a única empresa que faz roteiros novos é a pixar, e ainda sim até ela vai apostar em continuações no próximo ano, atualmente virei adepto de não ir ao cinema e ficar em casa assistindo a um temporada de uma série, muito mais criativa do que os filmes atuais.

 
At 12:58 PM, junho 11, 2009, Blogger Mayara Bastos said...

Sei como é isso. Mas o Hollywood anda precisando é de muitas ideias bem originais. ;)

 
At 3:59 PM, junho 11, 2009, Blogger Otavio Almeida said...

FLÁVIA, a gente não aprende mesmo.

NITZOMBIES, na verdade, James Cameron demorou 12 anos para fazer AVATAR porque estava alucinado pela experiência própria em TITANIC. Além disso, ele observou e estudou a evolução da tecnologa durante esses anos. Depois de ver o Gollum de O SENHOR DOS ANÉIS e o KING KONG nos filmes de Peter Jackson, ele decidiu que já estava na hora de fazer AVATAR.

DENIS, vou ver A PARTIDA na semana que vem.

DANIEL, estou fazendo isso neste momento com BATTLEFIELD: BAD COMPANY, do Xbox 360.

JOÃO VICENTE, é sério? ONDE ESTÁ WALLY? Como vão fazer isso? Será que veremos o primeiro reality show da história do cinema? Imagine o Pedro Bial dizendo: "Vamos dar aquela espiadinha pra ver quem vai encontrar o Wally?"

MAYARA, Hollywood precisa seguir o exemplo da TV americana.

 

Postar um comentário

<< Home