segunda-feira, novembro 13, 2006

Jack Palance morre aos 87 anos

Sinceramente, achei que era piada quando li que Jack Palance havia morrido. Eu pensei que o veterano ator já tinha passado dessa para uma melhor há alguns anos. Okay! Peço desculpas por isso.

Mas na última sexta-feira, o vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela comédia Amigos, Sempre Amigos morreu de causas naturais aos 87 anos em sua casa em Montecito, Califórnia.

Nascido em 1919 na Pensilvânia, Palance foi mais do que um ótimo e carismático ator. Poucos sabem que ele se arriscou nos ringues como boxeador, mas uma lesão na garganta fez com que abandonasse a carreira – daí a sua enigmática voz rouca. Além disso, Palance teve o rosto queimado durante a Segunda Guerra Mundial.

Ainda assim, essas marcas o levaram ao caminho dos grandes vilões do cinema, como o terrível Jack Wilson, de Os Brutos Também Amam (uma de suas melhores performances). Sim! Aquele pistoleiro malvado que tenta acabar com o mocinho Alan Ladd (ou Shane, claro). Ele também esteve em Batman, de Tim Burton, e em Bagdá Café.

Na cerimônia do Oscar de 1992, quando recebeu sua estatueta tardia, Palance demonstrou sua força física ao fazer flexões no palco com uma só mão aos 72 anos.

Jack Palance ainda ganhou fama no Brasil ao apresentar o cultuado (e bizarro) programa de TV Acredite Se Quiser! (Ripley's Believe It or Not!).