sexta-feira, novembro 24, 2006

Volver

Nunca fui fã de Pedro Almodóvar. Dito isso, posso começar a falar sobre Volver (2006), seu mais novo e, para variar, elogiado trabalho. Sempre me incomodou o fato do idolatrado diretor espanhol tratar suas mulheres sem sensualidade alguma e com o eterno papel de “mãezonas”. Já os homens são canalhas ou totalmente sensíveis. Tudo isso sempre com cenários coloridos e muita gritaria.

Ou seja, não consigo levar seus filmes a sério. Então por que o diretor de Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988) não decide retornar de vez às comédias? Com exceção do ótimo Fale Com Ela (2002) - Isso mesmo! Eu gosto muito de Fale Com Ela -, seus dramas se perdem no meio de tanta cor e com a repetição dos mesmos conceitos que ele tem como verdade do universo feminino. Admiro autores e Almodóvar merece o rótulo, mas não tenho mais paciência para ver sempre a mesma coisa. Se ainda fossem suas comédias...

Almodóvar bate sempre na mesma tecla: ele fala para as mulheres. O cineasta dialoga com as mulheres como elas falam em um local onde só existem... mulheres. Como homem, não sou entendedor da alma feminina, mas sei o que é uma mulher bonita e sensual. E não é ver a bela Penélope Cruz fazendo suas necessidades no banheiro em todos os detalhes.

Minha criação cinematográfica vem dos olhares impactantes de Ingrid Bergman, em Casablanca (1942), ou de Julie Christie, em Dr. Jivago (1965), ou até mesmo o andar de Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo (1961).

Vendo Almodóvar desta forma, reconhecer (e se emocionar) com a bela história que há por trás de Volver fica difícil. Ainda assim é interessante perceber como o cineasta arranca de Penélope Cruz, que andava perdida em produções americanas esquecíveis, a grande atuação de sua carreira. Por não ser uma obra do calibre de Fale Com Ela, Volver deve agradar somente aos fãs do cineasta.

8 Comments:

At 6:58 PM, novembro 27, 2006, Anonymous Anônimo said...

Juro que não é brincadeira: EU AMO OS FILMES DE ALMODÓVAR.

Hahaahahaha. Não vi Volver ainda, mas estou louca para ver. Para mim, até agora, a obra-prima dele é Tudo Sobre Minha Mãe, você já viu?

Considero muito melhor que Fale com Ela (que também é ótimo, por sinal).

Abraço. =)

 
At 7:24 PM, dezembro 21, 2006, Anonymous Anônimo said...

Otávio,
acontece que a Espanha -- desconfio que nem a Europa -- já não faz bichonas tão inteligentes quanto alguém como Juan Goytisolo. Você já leu "Reivindicação do Conde Julião"? Aí você pode perceber o quanto é diferente a inteligência de um Goytisolo, de um Pasolini, de um Visconti, e a de um viadinho feito Almodóvar.
Romane

 
At 3:54 PM, janeiro 01, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Olá Romane!

Não foi bem isso o que eu quis dizer, mas... Bem, entendi o que vc disse.

E, na verdade, acho que o Almodóvar é supervalorizado. Parece que nunca viram Fellini, por exemplo, para exaltar o cinema europeu como se Almodóvar fosse a única referência...

Abs, e feliz 2007!

 
At 4:56 AM, abril 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Voce gosta de mulheres??? Eu acho que não! Essas mulheres de que fala realmente não fazem necessidades... Nem arrotam, nem gritam... São artificiais, estupidas, esqueléticas... Hummm... Acho que vc n gosta é de mulheres mesmo! Não será um gay escondido? Um Gay homofóbico? Cheira-me que sim... Gostar de algo é gostar do que se chama de "imperfeiçoes"! Já agora tb ama a Maria do "the sound of music"... ÓOOO pena que não exista tal pessoa. Era como eu, sendo hetero, se gostasse apenas de Leo Di Caprios, sem barba e afeminados... Acharia entao que gosto de homens? I don't think so my dear. A piece of advice: saia do armário.

 
At 10:58 AM, abril 05, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:04 AM, abril 05, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Olha, Ts Ts, vc viu meu comentário de forma superficial...

Mas vamos lá: Torço pela legalização do casamento entre gays e por mais direitos para as mulheres! Tb quero que o filme da MULHER-MARAVILHA fique logo pronto! Só fazem filmes sobre heróis masculinos, não? Que mundo machista!! Que vergonha!

Sugestão: Mande e-mails para os estúdios pedindo para que façam mais filmes do verão americano com mulheres como protagonistas. Ou uma versão gay de JAMES BOND, tipo JANE BOND... seria legal, não? Vai lotar os cinemas - tenho certeza.

Mas continuo não gostando da filmografia de Almodóvar, mas sei que ele fez FALE COM ELA, que eu gosto muito. Ah! Do Ang Lee, adoro BROKEBACK MOUNTAIN. E gostei de 300! Putz! Devo ser gay, não? Tb acho o personagem Jack Sparrow de PIRATAS DO CARIBE muito legal... Nossa! Tem razão! Preciso sair do armário... ou seja, que visão superficial...

Se vc tem idéias tão definidas e sábias e pensa que gostar de arte implica diretamente com suas opções sexuais, eu acho que vc deveria ter assinado esse comentário(sendo homem o suficiente pra isso - ou mulher).

Com essa, fecho a conta desta mesa! Garçom, aceita cartão de crédito?

 
At 7:32 PM, maio 30, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio,

Não sei se os filmes de Almodóvar são feitos somente para as mulheres. Acho que a gente sabe que o Pedro entende muito bem a alma feminina e faz filmes que dialogam muito com as mulheres. As questões que ele trata são muito comuns às mulheres.

O que eu gosto, talvez, na obra do Almodóvar é que os filmes dele tratam de temas densos, mas são cheios de vida.

 
At 7:32 PM, maio 30, 2007, Blogger Kamila said...

Para terminar: acho que "Volver" é um ótimo filme, que faz com que Almodóvar volte à sua velha forma.

Beijo!!

 

Postar um comentário

<< Home