quarta-feira, março 28, 2007

Louco e Visionário

Para quem acha que o cinema não sabe mais fazer ficção científica, a espera por 2009 será angustiante. Todo mundo já sabe que James Cameron está desenvolvendo o misterioso Avatar com extrema paciência para que seu filme chegue às telas exatamente como sonhou.

O diretor de Titanic escreveu 80 páginas do roteiro de Avatar em 1996, mas teimou em esperar pelo avanço tecnológico para voltar ao filme. Graças aos resultados recentes da Weta, do colega Peter Jackson, com o Gollum, de O Senhor dos Anéis, e o gorila, de King Kong, Cameron embarcou em mais um projeto gigantesco. Avatar será rodado diante do chroma key, como Sin City e 300, e mais tarde ganhará retoques por computador. Isso não é tudo: além de usar uma câmera nova, ele planeja lançar Avatar em cerca de 1500 salas com projeção digital em 3-D. Será que podemos sonhar em assisti-lo nesse formato aqui no Brasil?

O anúncio de que James Cameron retornaria com um ambicioso projeto de ficção científica agitou os fãs do gênero (e do cineasta). “Ótimo! Eu sabia que ainda havia cinco ou seis fãs espalhados por aí. Na verdade, eu voltei a trabalhar em meados de 2005. Sinto que esse filme representa algo comparado ao Projeto Manhattan e, agora, isso se tornou público.”, revelou Cameron em entrevista para a Entertainment Weekly. Logicamente, a comparação de Avatar a famosa bomba foi no bom sentido.

Perto do que Cameron prepara em termos de tecnologia, o enredo de Avatar ainda pouco importa: Jake (Sam Worthington) é um veterano de guerra paraplégico. Ele é levado a outro planeta, Pandora, habitado pelos Navi, uma raça humanóide com sua própria língua e cultura. Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Peter Mensah, Joel David Moore, C.C.H. Pounder e Laz Alonso são outros nomes confirmados para o elenco. As filmagens começam em abril.

Hollywood esqueceu a ficção científica como arte?

James Cameron é o cara que fez O Exterminador do Futuro, O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final, Aliens – O Resgate e O Segredo do Abismo. É um craque em ficção científica. Será que chegou a hora de lavar a alma dos fãs do gênero? Matrix decepcionou, Star Wars é fantasia (não necessariamente ficção científica), e só Steven Spielberg soube utilizar os recursos de nossa época para lançar ótimos exemplares como A.I., Minority Report e Guerra dos Mundos – ele ainda promete outra incursão pelo gênero em 2009: Interestellar.

Mas é pouco se fizermos uma comparação à criatividade dos anos 30, 40 e 50, quando o cinema se arriscava mais pelo gênero. Hollywood usava e abusava da tecnologia de cada época (e sem vergonha) para lançar pérolas como O Dia em que a Terra Parou. Desde Blade Runner, o gênero tem se saído bem melhor com produções menores (ou mais modestas), mas com roteiros criativos como o excelente Filhos da Esperança, de Alfonso Cuarón.

O que acontece com essa década? Parece que só James Cameron entendeu o que Peter Jackson fez em O Senhor dos Anéis e não tentou imitá-lo. Chega de épicos romanos, gregos ou fantasias com cenas que trazem mais do mesmo! Um dos problemas de Hollywood é a tendência – se deu certo, os estúdios fazem outros mil. Por exemplo, o recente 300 pode ser muito bem feito, mas não tem nada de revolucionário como alguns disseram. Em várias cenas do filme de Zack Snyder, a sensação de déjà vu vem à mente e lembramos de O Senhor dos Anéis ou Gladiador. Existem outros gêneros para explorar a tecnologia.

Não estou pedindo outro 2001 – Uma Odisséia no Espaço, claro. Mas Hollywood poderia tentar se aproximar do que Ridley Scott fez em Blade Runner. E para isso, não significa adaptar todos os contos de Philip K. Dick. Como disse, o problema é a tendência.

11 Comments:

At 5:18 PM, março 28, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Não sou fã de ficção cientifica, mas sei reconhecer os clássicos. Acho dificil um novo projeto se igualar a esses outros (2001, ou Blade Runner que vc citou), mas como sou ignorante no assunto, esperemos para ver.

 
At 7:39 PM, março 28, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, assumidamente Blade Runner é meu filme preferido (ver fotinha aqui do lado>>>>). Sinceramente, dos filmes que já vi até hoje, é, pra mim, o melhor de todos os tempos (bem à frente de Cidadão Kane). Scott é o autor de dois dos maiores clássicos do gênero. Cameron, da mesma geração, deixou pelo menos três grandes obras. A essa turma, soma-se Kubrick, Spielberg e Lucas, os grandes do gênero. Se tivermos uma grande ficção científica de novo (lembrando que a última que realmente me agradou foi Minority Report, antes Jurassic Park - não, a lista não tem Matrix), grandes chances dela sair com a assinatura de Cameron.

abs!

 
At 11:55 PM, março 28, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sou fã do gênero e esse parece ser um projeto bastante ambicioso, ou seja, provavelmente será um clássico daqui a alguns anos. Primeiramente, acho que não veremos o filme em 3-D aqui no Brasil (quem dera, esse formato ainda está longe de ser muito conhecido por aqui). Do elenco só conheço a Sigourney Weaver, que pra mim teve uma das melhores atuações entre ficções científicas (com "Alien"). Quem sabe agora com "Avatar" e "Interestellar" a ficção científica volte a ser o gênero "da vez".

 
At 10:21 AM, março 29, 2007, Blogger Kamila said...

Não sou muito fã do gênero de ficção científica. Também não sou a fã número 01 de James Cameron. Vamos ver como ele se sai depois de tanto tempo longe das telonas.

 
At 10:52 AM, março 29, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Eu gosto muito de TITANIC. Mas para mim, T2 é o melhor de Jim Cameron! Pouco atrás, coloco O EXTERMINADOR DO FUTURO e ALIENS - O RESGATE (Sigourney Weaver foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz).

Tulio, vc fala de ALIEN e BLADE RUNNER, não? Para mim, BLADE RUNNER foi o último grande filme do gênero, embora eu goste muito dos últimos filmes de Spielberg pelo gênero.

Abs!

 
At 8:05 PM, março 29, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Isso, Otavio! Se um e.t. viesse aqui pra Terra querendo assistir um pouco mais de ficção científica, os quatro filmes obrigatórios para ele certamente seriam (por ordem de data): Metropolis, 2001, Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Blade Runner. Ainda comento esses filmes em ordem no cinema-kabuki dias desses! \o/

abs!

 
At 9:06 PM, março 29, 2007, Blogger João Micuansky said...

Não acho que o novo longa de Cameron venha vingar, mas espero que esteja errado, afinal faz um tempo que não temos um novo classico da ficção cintifica.

Até mais.

 
At 11:06 AM, março 30, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Hehehe, é verdade, do jeito que tá indo teremos toda biografia do Dick no cinema. Muito boa a notícia, o gênero precisa de um fôlego novo. Abs

 
At 11:15 AM, março 30, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Acho que vc citou os filmes obrigatórios (ou melhores?) do gênero, Tulio! A proposta do texto do blog é realmente essa: chorar por mais um ótimo representante da ficção científica! Que seja AVATAR! Ou INTERESTELLAR!

Abs a todos!

 
At 11:44 PM, abril 01, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Não sou nenhum pouco fã do diretor James Cameron, mas sua habilidade de fazer ficção científica de qualidade é inegável. Espera-se que ao menos todos estes anos de trabalho e esforço para realizar Avatar tenham um resultado ao menos acima da média. Creio também que é um gênero que deveria ser mais utilizado em Hollywood, mestre em termos tecnológicos.

 
At 3:27 PM, março 09, 2016, Blogger Rod Mag said...

Caros, permitam-me corrigir uma coisa nesse ótimo texto (desse ótimo blog rs). SW é sci-fi e não fantasia. Calma, que tudo tem seu argumento rs... não se trata de achismo ou de querer ou não que seja sci-fi. Ela "é" sci-fi. Isso pq é um space opera, um subgênero sci-fi que é soft (e não hard) e que aceita elementos de fantasia. É o mesmo subgênero de clássicos históricos sci-fi como Duna e Fundação. Dizer que SW portanto é fantasia é relegar 2 pilares básicos do sci-fi (Duna e Fundação, além de Buck Rogers, Flash Gordon, etc), reenquadrando-os como fantasia. Se quiser ler mais a respeito, recomendo muito esse artigo aqui (pra quem tem a mente aberta e considere a possibilidade de mudar de idéia diante de argumentos sólidos e fundamentados): http://maxiverso.com.br/blog/2016/01/26/star-wars-e-ficcao-cientifica-sim/

 

Postar um comentário

<< Home