quinta-feira, março 15, 2007

Maria Antonieta


Por Flavia Costa (Especial para HOLLYWOODIANO)

Maria Antonieta, a última rainha da França, entrou para a história como símbolo da decadência da monarquia francesa. Seu nome é associado à futilidade, frivolidade, devassidão, desrespeito ao povo... e à célebre frase sobre os brioches (que ela nunca disse). Talvez tenha sido a mulher mais incompreendida da História, difamada pela ira do povo francês, que projetou nela todo o descontentamento com o sistema vigente.

O grande mérito de Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006), novo filme de Sofia Coppola, é humanizar um personagem tão controverso, mostrando um retrato introspectivo de uma menina oprimida pelo mundo em que vive. "Não me interessava fazer um drama histórico. Eu queria ver a garota atrás do mito e dos clichês", revela a diretora. Pode parecer chato para alguns, mas o resultado é um filme de alma feminina e adolescente, com estética pop e trilha sonora moderninha.

Aos 14 anos, Maria Antonieta (Kirsten Dunst) deixa a Áustria para se casar com o príncipe francês Luis XVI (Jason Schwartzman). Na corte de Versalhes, ela tem que lidar com o desinteresse do marido, as cobranças da mãe, a pressão por um herdeiro, as rígidas regras de etiqueta, as disputas familiares, as fofocas, a solidão.

Cansada de tentar agradar, ela cria seu próprio universo, refugiando-se em festas, roupas, sapatos, penteados e champagne. Esse momento de ruptura é marcado pela trilha sonora indie, com Gang of Four, New Order, Strokes, Siouxsie and The Banshees. É um recurso interessante, que dá charme ao filme e, somado à bela fotografia, rende cenas esteticamente irretocáveis.

Mas da metade em diante, as passagens de tempo entre os acontecimentos acabam perdendo ligação e o filme perde um pouco da unidade. Parece que Sofia quis dar seqüência ao clima de Encontros e Desencontros (2003) em Versalhes. É Lost in Translation de novo. Se explorar a rotina de personagens perdidos em um mundo cultural e social totalmente diferente funciona na cultuada produção com Bill Murray e Scarlett Johansson, isso não quer dizer que a fórmula tem que ser seguida em todos os trabalhos da diretora. Também senti falta de ver mais da rainha amadurecida, que enfrentou com dignidade a ira da revolução, mas não se pode ter tudo.

O filme não é perfeito, mas certamente não mereceu as vaias que recebeu no Festival de Cannes. Mas o que se podia esperar de uma platéia francesa diante de um filme americano sobre uma personagem de sua História?


Maria Antonieta (Marie Antoinette, 2006)
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Judy Davis, Rip Torn, Asia Argento, Molly Shannon, Danny Huston e Marianne Faithfull

35 Comments:

At 11:55 AM, março 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

Que inveja de vc, Otavio. Quando eu cheguei aqui este filme jah tinha saido de cartaz, agora vou ter que esperar pra ver em dvd:( Mesmo com as criticas nao muito positivas que o filme recebeu, tenho muita curiosidade em ve-lo (gosto do estilo da Sofia Coppola, e adorei os seus dois filmes anteriores). Abs!

 
At 12:03 PM, março 15, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hmm... uma correção, Romeika. A crítica é da Flavia.

Eu achei o filme da Coppolinha intragável e daria "meia estrela" como em MOTOQUEIRO FANTASMA... Não agüentei MARIA ANTONIETA até o fim.

Bjs!

 
At 12:03 PM, março 15, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Na verdade, é a primeira crítica dela para o blog. Mas ela já postou antes sobre GREY'S ANATOMY e a entrevista com o Ben Affleck.

Bjs!

 
At 1:20 PM, março 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

Que pena quw vc não gostou Otavio. Sugiro que veja denovo para entender as intenções de Coppola melhor. Não sei se vc leu minha resenha no blog (que vou repostar com a estreia do filme), mas eu amei completamente. Coppola nunca decepcionou e Maria Antonieta é um belíssimo filme na estética, na performance e na narração tour de force.

3 estrelas e meia.

 
At 4:09 PM, março 15, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É, Wally... existem coisas nessa vida que não têm explicação... Como o Roberto Carlos ajeitando o meião naquele lance do gol da França, por exemplo...

Abs!

 
At 5:34 PM, março 15, 2007, Blogger Kamila said...

Acho a Sofia Coppola muito superestimada como diretora.

Parabéns pelo texto, Flávia. Você me fez ter vontade de assistir a este filme.

 
At 5:54 PM, março 15, 2007, Blogger Flávia said...

Tks, Kamila! Assiste sim, é um filme muito bonito visualmente, uma visão bem pessoal da diretora sobre o personagem. Muita gente vai achar chato (é realmente um pouco parado), mas vale a pena assitir. Acho que as mulheres vão se identificar mais. Espero que goste!

Bjs

 
At 7:47 PM, março 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

Foi mal! Eh que sempre estou acostumada a ler textos seus que nem prestei atencao a assinatura dela. Bom texto, Flavia!

Abs aos dois,

 
At 10:46 PM, março 15, 2007, Blogger Flávia said...

Obrigada Romeika! Mas o Otavio tb me ajudou no texto. Quando puder, assista o filme sim, não é perfeito, mas vale a pena, ainda mais se você gosta da Coppola.

Bjs!

 
At 11:34 PM, março 15, 2007, Blogger gustavo said...

eu particularmente acho o filme muito LINDO !!!
adoro o modo como a Sofia filma o cotidiano...
gosto da ausência de fala para expressar sentimentos íntimos...
gosto de todo o clima que ela cria em cima de músicas pops....
é um filme incompreendido.
à frente da nossa época.
belo.

 
At 9:48 AM, março 16, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Eu gosto muito da Sofia Coppola, acho ela uma atriz horrorosa, mas uma cineasta competente, seus dois primeiros filmes são sensacionais, torço para que esse tb o seja.

abs,

Parabéns a Flávia pela bela crítica.

 
At 11:01 AM, março 16, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Engraçado como eu gosto da Coppolinha! Como o Cassiano bem lembrou, não como atriz, mas a acho uma diretora muito estilosa. Não é segredo pra ninguém que gosto muito de Perdidos na Tradução e As Virgens Suicidas, e sinceramente o trailer de Maria Antonieta foi uma das coisas mais bonitas que já vi na telona - agora é aguardar pelo filme.

Mas Flávia, gostei muito quando você escreveu que "certamente não mereceu as vaias que recebeu no Festival de Cannes". Poxa, quero muito mesmo ver esse filme!

Abs!

 
At 12:25 PM, março 16, 2007, Blogger Flávia said...

Obrigada, Cassiano!

Túlio, eu achei importante falar do que aconteceu em Cannes, porque as notícias de que o filme foi vaiado saíram meio fora de contexto, dando a impressão de que o filme é muito ruim. O que aconteceu foi que os franceses não gostaram de uma americana metendo o bedelho na História deles. Ainda mais humanizando uma personagem que para eles é uma vilã. As vaias foram por isso, e não pelo filme em si.

Bjs!

 
At 1:36 PM, março 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

É, Flavinha (posso te chamar assim?)

Acho que um pouco foi também pelo modo como Coppola filmou a história, muito longe do convencional - a começar pela trilha (demais!). Quem tava esperando um filme mais classicão, ao estilo de Elisabeth, se surpreendeu.

bjo!

 
At 2:46 PM, março 16, 2007, Blogger Flávia said...

É, verdade Túlio... De repente as pessoas esperavam uma coisa e viram outra. O caminho que a Coppola escolheu foi bem inusitado mesmo. E claro que pode me chamar de Flavinha!

Bjs

 
At 3:21 PM, março 16, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Eu gosto de ENCONTROS E DESENCONTROS, viu, gente? Só não gostei de MARIA ANTONIETA...

Abs!

 
At 4:59 PM, março 16, 2007, Blogger Carla Martins said...

Flavinhaaaaaaa,

Sua crítica tá ótima, amiga! Eu, que já tinha lido críticas duras ao filme, fiquei ainda com menos vontade ainda de ver.

Bjs

 
At 5:03 PM, março 16, 2007, Blogger Flávia said...

Ah Carlinha, mas não é ruim não. Só não é assim, o máximo. Mas vale a pena ver. Espera o DVD então, mas vê sim.

Bjs!

 
At 3:44 PM, março 17, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Semana q vem espero eu poder falar de Maria Antonieta.Em minha cidade ainda naum estreou por um problema com um dos cinemas daqui e pagamentos de direitos autorais.

 
At 4:35 PM, março 18, 2007, Anonymous Anônimo said...

Flavia e Otavio, nao aguentei de curiosidade e baixei o filme, visto que depois de "Little Children" esse era o meu outro filme mais esperado do ano de 2006:) Bom, eu gostei muito do filme, Flavia, como vc disse, eh um filme imperfeito (concordo), mas as pessoas que gostam do estilo pessoal da Sofia dificilmente irao se decepcionar.

O filme eh imperfeito e ateh agora talvez seja um dos trabalhos mais idiossincraticos da cineasta, mas tem muita beleza escondida nele. Eu adoro o jeito que a Sofia extrai de coisas simples beleza e emocoes fortes, nao-ditas, escondidas atraves de um olhar perdido ou de um sorriso melancolico, adoro essas peculiaridades. Acho que a maioria dos criticos que torceram o nariz para o filme simplesmente nao o compreenderam.

Sofia usou livremente uma personagem iconica da Historia para retratar o perfil de mais uma adolescente, algo que ateh agora ela fez tao bem. A Antonieta da Sofia dialoga com as virgens confinadas dentro de seu proprio lar, com a Charlotte entendiada num quarto de hotel, enfim, eh mais uma vez uma menina deslocada num mundo o qual nao lhe pertence, sonhadora e escapista.

Se eu gostei do pano de fundo do filme, me empolguei ainda mais com a trilha sonora nao-original, os cenarios, o figurino (em tons pasteis, que remetem a juventude), a fotografia. E a Kirsten Dunst? Nao gosto muito dela como atriz, mas nas maos da Sofia ela rende muito bem. Abs!

 
At 7:09 PM, março 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Trouble rears its ugly head in the film's last quarter when, seemingly out of nowhere, Coppola starts searching for Antoinette's soul on the physical plane. The brilliant cinematographer Lance Acord (Lost in Translation, Adaptation) keeps the imagery wondrously whimsical, but with the death of her child and the French people forcing Antoinette and Louis to leave their palace brashly drag the film into a fake sense of reality. Coppola's second-guessing of her treatment turns the end of this otherwise breathtaking pastel wonderland into a shockingly uninvolved dramatic stab at insincere integrity, and it becomes almost impossible to give into the featherbed that Coppola lays out for us. Call me a softy.

 
At 6:10 PM, março 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hey, Anonimous! Welcome to the blog!!

Well, I think the words in my mind about the movie are "irritating" and "boring"... But I didn't expect much from Sofia Coppola. LOST IN TRANSLATION is a good movie, but not great... Too much noise for the wrong Coppola.

Regards!

 
At 6:17 PM, março 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

Nossa, o blog tah ficando internacional. E com relacao ao meu comentario? Otavio, vc nao precisa dizer nada (nao gostou e pronto rsrsrs..)Mas e a Flavia? Afinal, ela escreveu a resenha. Mais alguem que assistiu o filme e gostaria de dividir sua opiniao?

Abs,

 
At 6:28 PM, março 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hahahhahaha... pois é, Romeika. Não gostei mesmo... Não acho a Sofia Coppola tudo isso. Gosto de ENCONTROS E DESENCONTROS, mas só... gosto. Parece que ela filmou em Tóquio enquanto passeava por lá... e resolveu fazer um filme... Mas enquanto eu acho que a idéia funcionou lá, a mesma coisa não me convenceu em MARIA ANTONIETA. Ela pode ser autora sem se repetir desta forma...

Mas falando em filme de verdade ;-)
Vc viu o trailer de PIRATAS DO CARIBE? Gostas?

Abs!

 
At 9:23 AM, março 21, 2007, Blogger Flávia said...

Oi Romeika,

Desculpa a demora pra te responder. Eu concordo com o que você escreveu. O filme é muito bonito visualmente e uma visão muito pessoal da Coppola sobre o personagem. Ela transformou a Maria Antonieta num personagem dos seus filmes, perdida num mundo que não lhe pertence. Acho que por isso mesmo muita gente não vai gostar, porque esperam ver mais da história dela, ou mais do contexto político em que ela estava inserida.

Eu li muitos comentários de que é um filme que ou você ama, ou odeia. Eu nem amei, nem odiei.

Mesmo concordando com as falhas, acho que vc gostou bastante, né? Uma pergunta: vc conseguiu ver o tênis no filme? Eu não lembro de ter visto...

Bjs!

 
At 10:31 AM, março 21, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 10:55 AM, março 21, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otavio, eu sei que vc odiou "Maria Antonieta", mas "falando em filme de verdade" eh sacanagem hehehe.. Depois vou ver o trailer:)

Flavia, tb vi gente dizendo que eh um filme pra amar ou odiar, e ateh agora acho que vc foi a unica pessoa que ficou num meio-termo hehehe Quem sabe se vc rever o filme no futuro nao acabe adicionando mais uma estrelinha?;) Eu vi algumas falhas no filme, sim, mas essas ficaram esquecidas em meio a varias outras coisas que eu gostei.

Eu nao consegui ver o tenis da primeira vez, daih fui procurar no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=cLJ1vuUWprA

Eh logo no inicio (00:10 segundos), conseguiu achar? Eh um converse allstar azul.

Abs,

 
At 11:08 AM, março 21, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Sabe o que eu não gosto? De diálogos nesse filme como quando logo no início, ela diz: "Já chegamos?". Aí um cara fala pra ela: "Sim, Alteza! Vc chegou aqui para conhecer seu futuro esposo, o Príncipe Luis XVI"... UGH! ECA! Ela não sabia para onde estava indo? Que didático!!!!! Que artifício pífio para situar o espectador... ;-))))))

 
At 11:24 AM, março 21, 2007, Blogger Flávia said...

Hahahaha! Achei! Essa cena é bem legal. Os sapatos são todos Manolo Blahnik! E eu queria dar mais meia estrela, mas Otavio não deixou...
Bjs!

 
At 11:30 AM, março 21, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Vixi! Me entregou...

 
At 2:48 PM, março 21, 2007, Anonymous Anônimo said...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Otavio, que maldade!:-o hehehe Ainda estou rindo aqui...

E sim, os sapatos foram todos criacoes do Manolo Blahnik, Flavia;) Falando em sapatos, se tem uma coisa que todo mundo aqui deve concordar eh que o figurino vencedor do Oscar eh maravilhoso.

Otavio, eu jah sei que vc DETESTOU o filme;)

hehehe

 
At 3:19 PM, março 21, 2007, Blogger Flávia said...

É, Romeika, o figurino é lindo mesmo. E a arte gráfica dos pôsteres também é linda! O visual do filme em geral é impecável.

Mas eu preferia que O Diabo Veste Prada tivesse levado o prêmio de melhor figurino... Acho mais difícil se destacar com um trabalho como aquele do que com um filme de época.

 
At 1:43 PM, março 22, 2007, Anonymous Anônimo said...

"O Diabo veste Prada" era o meu favorito ateh eu assistir "Maria Antonieta", Flavia;) Mas concordo, se destacar com um filme contemporaneo eh bem mais dificil.

Abs,

 
At 6:14 PM, março 22, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi pessoal!

Amanhã, o post de MARIA ANTONIETA sai da página, mas continua ali ao lado do blog, em ÚLTIMAS CRÍTICAS. É só clicar lá pra conversar com a gente sobre o filme!

Abs a todos!

 
At 1:16 PM, maio 07, 2007, Anonymous Anônimo said...

es 1 merda

 

Postar um comentário

<< Home