segunda-feira, março 19, 2007

Ponte Para Terabítia

Ou os filmes infantis andam muito bobos ou a adaptação de Ponte Para Terabítia (Bridge to Terabithia, 2007) é a melhor coisa do gênero em muito tempo. Seu segredo é não ser exatamente um filme para crianças, mas sobre crianças.

Nessa época cínica, Ponte Para Terabítia surge como um alívio. É aquele tipo de filme que a minha geração poderá mostrar aos filhos sem medo. Não li o livro de Katherine Paterson, mas parece que o cineasta Gabor Csupo, de Rugrats - Os Anjinhos, direcionou o filme ao público adulto. É sobre a importância de viver a infância, o prazer de brincar e explorar a imaginação ao máximo antes que deixemos de ser oficialmente crianças.

Mas para embarcar nessa história, é melhor esquecer as comparações com As Crônicas de Nárnia (2005). Não é uma fantasia, mas um drama pé no chão sobre crianças sendo apenas crianças. O conceito de Ponte Para Terabítia lembra muito o de Em Busca da Terra do Nunca (2004). Só que o filme estrelado por Johnny Depp se prendeu demais no compromisso com a vida do autor de Peter Pan, J.M. Barrie, e a proposta de valorizar a imaginação das crianças ficou um tanto confusa. Nesse ponto, o filme de Gabor Csupo vai mais longe. Sem se preocupar com nenhuma personagem real, Ponte Para Terabítia utiliza esse tema para tratar de assuntos bem mais "sérios".

As aventuras de Jesse (Josh Hutcherson, de Zathura) e Leslie (AnnaSophia Robb, de A Fantástica Fábrica de Chocolate) não representam uma fuga da dura realidade, mas um segmento obrigatório da infância. Enquanto brincam, Jesse e Leslie até esquecem os problemas com a falta de popularidade na escola e a natural insistência dos adultos em não levar as crianças a sério. Mas a idéia aqui é brincar até a passagem ao mundo adulto e transmiti-la aos mais novos. Mas não pense que Ponte Para Terabítia é só um "filme de mensagem".

O mais impressionante é que a produção se revela triste nesse ritual da perda da inocência. Aliás, muito triste. Tem gente que vai deixar a sala de cinema com o rosto inchado de tanto chorar. Tudo isso porque Ponte Para Terabítia questiona religião, educação e a inevitabilidade da morte com muita sinceridade. É um filme muito bonito sobre crianças, mas sobretudo para os adultos entenderem que elas precisam viver intensamente antes de crescer.

Ponte Para Terabítia
(Bridge to Terabithia, 2007)
Direção: Gabor Csupo
Elenco: Josh Hutcherson, AnnaSophia Robb, Zooey Deschanel e Robert Patrick

11 Comments:

At 7:48 PM, março 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Cara, nunca achei os filmes de fantasia necessariamente "para crianças". Como você bem disse, são filmes, na maioria das vezes, SOBRE crianças. Nos anos 80 tivemos Ladyhawke, Willow e A História Sem Fim. Agora, Ponte para Terabítia, Stardust e A Bússula Dourada... São filmes preciosos que não podem receber o termo preconceituoso de "infantis", como muitos críticos profissionais sempre escrevem.

Parabéns pela resenha! Abs!

 
At 10:16 PM, março 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu também adorei o filme. O livro é melhor mas me apaixonei pela sensibilidade do filme e a importância dele.

Também dou 3 estrelas.

 
At 8:51 AM, março 20, 2007, Blogger Kamila said...

E eu pensava que esse filme era uma droga....

 
At 10:29 AM, março 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Oi Tulio! Parece que foi vendido como "infantil". E nem é bem uma fantasia... E O SENHOR DOS ANÉIS está aí para provar que o gênero "fantasia" não é necessariamente infantil. Mas pode ser... como MARY POPPINS, por exemplo. Tb não acho WILLOW infantil ou UMA CILADA PARA ROGER RABBIT ou LADYHAWKE. Mas tem razão. Muita gente acha que "fantasia" é sinônimo de filme infantil.

Tem gente que já me disse que PONTE PARA TERABÍTIA não é bom pq não é para criança... Eu já acho que tem que analisar um filme pelo que ele é ou representa. Não pelo que ele poderia ter sido.

Para mim, PONTE PARA TERABÍTIA pode ser comparado a EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA. Não a filmes como AS CRÔNICAS DE NÁRNIA ou HARRY POTTER. E EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA não é fantasia, certo?

Wally e Kamila, fiquei surpreso com o filme. Não é extraordinário, mas às vezes precisamos de bons filmes assim.

Abs!

 
At 10:49 AM, março 20, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, talvez eu tenha me expressado mal, rsrsrsrs

Não tenho nada contra os filmes notadamente infantis, como vários dos clássicos da Disney ou aqueles maravilhosos filmes dos anos 80 que hoje (ainda bem) passam na Sessão da Tarde. Acho que o problema é em algumas pessoas diminuírem a importância desse chamado filme "infantil", como se ele necessariamente fosse restrito a crianças.

Ficou melhor explicado?! rsrsrs

abração!

 
At 10:56 AM, março 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Hmm... mas eu havia entendido... eu concordei com vc... ;-)

Abs1

 
At 11:01 AM, março 20, 2007, Anonymous Anônimo said...

ops! tô meio lesado hoje...

:p

Cara, saca só que evento genial tá acontecendo em Goiânia:

Cinema nas madrugadas de sábado para domingo no Cine Ouro!
Filmes raros e escandalosamente imperdíveis


As Sessões OITO PRAS ONZE estão de volta!

Sexta SESSÃO TRIPLA

Dia: 24 de março, sábado
Horário: 22h:52
Local: Cine Goiânia Ouro (Rua 3, nº 1016, Centro)
Classificação: 18 anos
Ingresso: R$ 5,00 Reais, preço único para toda a Sessão Tripla

FILMES:

O GOSTO DO CHÁ - acompanhe a surrealidade da família Hanuro

ERASERHEAD - primeiro longa de David Lynch e um dos maiores sucessos da Oito Pras Onze

NAKED LUNCH - o estilo animalesco de Cronenberg adapta a deliciosa insanidade beat de William Burroughs


Realização: Os Três Reis Magos
Secretaria Municipal de Cultura

Apoio:
- T2 Videolocadora
- Burlesque Body Clinic - Tatuagens e piercings

demais, né?!

 
At 11:29 AM, março 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Que show, Tulio!

Aí vc está bem melhor do que eu... aqui tb temos filmes raros em Mostras, mas os cinemas são sempre muito longe da minha casa ou do trabalho.

Abs!

 
At 11:07 AM, março 21, 2007, Anonymous Anônimo said...

Vi esse filme ontem e achei tão, tão triste! Teve gente que chorou pacas, mas eu resisti... Na verdade, estava um pouco chateado com esse filme até o momento de tristeza (parecia mais um filme infantil besta). É incrível como de uma hora pra outra mudei totalmente minha opinião em relação ao filme. Mesmo sendo um filme forte, acho que as crianças maiores devem vê-lo.

 
At 3:15 PM, julho 17, 2008, Anonymous Anônimo said...

Ponte para Terabítia é um filme mais que espetacular, mais que perfeito ele é maravilhoso, um explendor !!
Adorei mesmo.Ponte para Terabítia mexe com nossos sentimentos, além de ser uma ótima aventura é também um filme que nos faz chorar, AMEI !
Os atores e atrizas, são maravilhos, atuam muito bem !! Estão todos de parabéns. Espero que tenha Ponte para Terabítia 2. Parabéns novamente.

 
At 4:51 PM, novembro 22, 2008, Anonymous Anônimo said...

Acabei de ver o filme, simplesmente demais. ameeeei, muito lindo, vou recomendar à todos que conheço, realmente vale a pena ver, choreei horrores aqui!
ameeeei, ameeeei!

 

Postar um comentário

<< Home