terça-feira, março 13, 2007

O último grande filme de terror

Em Poltergeist – O Fenômeno (1982), uma série de acontecimentos sobrenaturais abate a casa da família Freeling. A caçula Carol Anne (Heather O'Rourke) percebe forças ocultas que emanam da tela da TV e, em uma noite horripilante, desaparece misteriosamente. Seus pais (interpretados por Jobeth Williams e Craig T. Nelson) decidem contratar os serviços de especialistas em parapsicologia na tentativa de recuperar a filha.

Muito já foi dito sobre Poltergeist, mas lembro que quando eu assisti ao filme pela primeira vez, não consegui dormir direito. Achei que os espíritos me puxariam para a TV ou que os brinquedos no meu quarto ganhariam vida e me arrastariam para debaixo da cama. Acho que o cinema nunca mais acertou ao abordar uma casa mal-assombrada ou mesmo no gênero de terror. Estou falando de terror sobrenatural.

Poltergeist foi dirigido por Tobe Hooper, mas sei que ele se desentendeu com o produtor Steven Spielberg. No fim das contas, parece que Steven assumiu o controle da produção e ainda acrescentou um final alternativo. Mesmo com tanta briga no set, Poltergeist impressionou e marcou época. Steven filmou E.T. no mesmo ano. Sempre penso que a vizinhança mostrada em Poltergeist é a mesma de E.T., mas não tenho certeza. Para o cineasta, é mais um filme centrado em crianças e ainda dialoga com Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977). Certa vez, Stanley Kubrick disse que filmes de terror com espíritos ou assombrações significam otimismo, afinal é uma esperança de que há vida após a morte. Steven parece compartilhar dessa idéia na comparação de Contatos Imediatos a Poltergeist – é a descoberta do Homem de que existe algo maior do que ele. E nada melhor do que a inocência de uma criança para guiá-lo.

Poltergeist é um clássico moderno e talvez não seja exagero citá-lo como “o último grande filme de terror”. Pode ser inferior a outros sensacionais representantes do gênero como O Exorcista (1973), de William Friedkin, A Profecia (1976), de Richard Donner, e O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick, mas é superior a tudo o que veio depois. Será que revelei todos os meus favoritos? Até acho que O Sexto Sentido (1999), de M. Night Shyamalan, poderia entrar nessa classificação, mas o filme é muito dramático e não se aproxima da “marca da maldade” inserida nesses outros clássicos.

Há 25 anos, Poltergeist aterrorizou o público dentro e fora das salas de cinema. Vários filmes do gênero carregam histórias amaldiçoadas sobre suas filmagens, mas, muitas vezes, são boatos que desafiam a imaginação dos fãs. Infelizmente, o elenco de Poltergeist foi vítima de tragédias reais. A atriz mirim Heather O'Rourke, que representava uma promessa em Hollywood, morreu em circunstâncias assustadoras. Como uma complicação pulmonar poderia ter matado uma criança de 12 anos em plenos anos 80? A atriz Dominique Dunne, que interpretou Dana, a filha mais velha dos Freeling foi assassinada pelo namorado no ano do lançamento do filme. Vá de retro!

13 Comments:

At 5:50 PM, março 13, 2007, Blogger Flávia said...

MEDO! Muito medo...

 
At 10:16 PM, março 13, 2007, Anonymous Anônimo said...

Lembro que vi esse filme há muito tempo (mesmo!) na tv a cabo de madrugada...juro que não consegui terminar de ver, afinal eu devia ter uns 10 ou 11 anos no máximo.
Aterrorizante.
Um dia vou pegar para ver por completo.

 
At 9:57 AM, março 14, 2007, Blogger Kamila said...

Odeio filmes de terror. Não gosto. Se puder, evito. Não assisti a este "Poltergeist", mas vi uma das continuações...

 
At 12:47 PM, março 14, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Realmente, Otavio, O Sexto Sentido está longe do enfoque de Poltergeist. Sei lá, quem sabe o "último filme de terror" verdadeiramente bom que eu assisti tenha sido Jogos Mortais, não?

abs!

 
At 1:28 PM, março 14, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Sim Túlio, mas não consideraria Jogos Mortais um terror, e sim um suspense.

Terror dos clássicos: A Casa do Espanto, adorava esse filme.

 
At 1:50 PM, março 14, 2007, Anonymous Anônimo said...

É, Cassiano, sempre confundo os gêneros - aliás, dois dos meus preferidos.

ab!

 
At 2:39 PM, março 14, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Não sou muito fã de terror também, mas clássicos sempre merecem atenção. Ainda não vi 'Poltergeist', mas agora fiquei curioso. Abs!

 
At 2:52 PM, março 14, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Puxa! Faz tempo que eu vi A CASA DO ESPANTO... Mas lembro que era muito bom... hj eu não sei ;-)

Mas prefiro A HORA DO ESPANTO (o do vizinho vampiro)

Mas... vcs gostam de JOGOS MORTAIS?

E quem não viu POLTERGEIST I deve alugar o DVD agora mesmo!!!! Esqueçam as seqüências ridículas (foram duas)!!! Mas é um filmão! Os efeitos estão ultrapassados, mas vale a pena!

Abs!

 
At 7:59 PM, março 14, 2007, Anonymous Anônimo said...

Já faz um tempinho que vi esse filme pela primeira vez. Devo confessar que também fiquei assustado (eu ainda era muito jovem), quase não consigo dormir. Mas no ano passado revi o filme e achei algumas cenas até engraçadas (sem falar dos efeitos toscos, que para época deviam ser ótimos).

Não sei se foi o último grande filme de terror (já tivemos "A Bruxa de Blair", que não é tão bom quanto, mas me assustou bastante, além dos "suspense" "Os Outros"). Se fosse um filme totalmente do Spielberg, estaria no meu top 10 do diretor.

 
At 10:52 AM, março 15, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Filmão, Vinicius! Vi pela primeira vez no SUPERCINE qdo tinha uns... sete, oito anos... macabro...

Abs!

 
At 12:19 AM, maio 30, 2007, Blogger Ricardo said...

eu fiquei muito sentido com a morte da pequena loirinha carol anne que deus a tenha...

 
At 2:05 PM, junho 01, 2007, Anonymous Anônimo said...

Quando fiquei sabendo desses acontecimentos, procurei de todas as formas possiveis pesquisar na internet esses fatos sobreo filme. Consegui saber que a moca que faz com que a jovem atriz volte da televisao tambem morreu vitima de uma doena nos rins, se nao me falta a memoria. Entao pesquisei, pesquisei, ate que comecei a ter sonhos com jovem Heather, eu lia jornais e resvistas e o nome Poltergeist sempre estava presente !
Logo parei de pesquisar e os sonhos acabaram. Ha um misterio sobre este filme.

 
At 1:47 PM, agosto 13, 2007, Anonymous Anônimo said...

Este filme é uma valente merda!!!

 

Postar um comentário

<< Home