quarta-feira, abril 04, 2007

Fernando Meirelles e o papel da crítica

Ontem no programa Irritando Fernanda Young, do GNT, a apresentadora entrevistou o cineasta Fernando Meirelles. Pensei o dia inteiro em algo que ele disse: o diretor revelou não gostar de críticos que apontam "erros" em seus filmes.

Para Fernando, um diretor passa de um a três anos trabalhando em uma produção, enquanto um crítico parece saber tudo sobre um filme depois de apenas duas horas de exibição. Ele admitiu seus descontentamento com observações da crítica como "faltou um pouco disso", "poderia ter 20 minutos a menos" ou "o final decepciona". Coisas assim.

Ele não deixa de ter razão, mas sempre vi a crítica (ao menos deste blog) como um ponto de vista. É somente uma opinião. Nunca tive a pretensão de estar certo sobre um filme, afinal não sou dono da verdade. É mais fácil o Fernando Meirelles entender mais sobre um de seus filmes do que eu. Gostaria de pensar que a crítica em geral está lá para dar uma opinião a quem ainda não viu algum filme. Acho que essas resenhas deveriam ser sempre pessoais, porque defendo que a arte não atinge duas mentes (ou dois corações) da mesma forma. Mas infelizmente, também sei que alguns profissionais realmente se consideram donos da verdade.

Certa vez, Steven Spielberg disse algo assim: "Como um crítico pode saber tudo sobre um filme assistindo-o apenas uma vez?". Por seu conhecimento, Martin Scorsese já foi questionado se um dia seria crítico de cinema, após encerrar sua carreira por trás das câmeras. A resposta? "Eu nunca seria um crítico. Gosto muito de cinema para isso". São opiniões, como as críticas deveriam ser. Nada mais.

No momento, Fernando Meirelles trabalha em Blindness.Trata-se da adaptação do romance Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. Responsável pelos ótimos Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel, Fernando ainda não tem motivos para ficar chateado com este blog, que confia em suas decisões cinematográficas. Mas como ninguém é perfeito e cada um tem sua opinião...

12 Comments:

At 9:32 PM, abril 04, 2007, Blogger Túlio Moreira said...

Otavio, achei sua lista legal, bem diferente. hehehehe, é a primeira vez que vejo Titanic numa lista dos melhores... Mas O Silêncio dos Inocentes merecia uma posição melhor! Nem de longe acho Forrest Gump ou A Lista de Schindler superiores.

abs e bom feriadão!

 
At 10:09 PM, abril 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

Espero ansiosamente qualquer filme desse cara.
Ele fez o melhor filme brasileiro de todos os tempos e ainda um excelente envolvendo uma intriga interessantísisma.

Não vejo a hora de ver esse próximo.

ps: vi o enquete sim :)

 
At 11:00 PM, abril 04, 2007, Blogger Flávia said...

Concordo plenamente. Como já disse nosso amigo Ben Affleck, a arte é uma coisa subjetiva e o que é o máximo para mim pode ser uma porcaria pra vc. O que não impede que as pessoas expressem suas opiniões, discordem e discutam idéias. O importante é respeitar os diversos pontos de vista, mesmo discordando.

Bjs!

 
At 11:47 PM, abril 04, 2007, Anonymous Anônimo said...

"Blindness" é o filme mais esperado nesse ano por mim (tirando filmes mais comerciais, como "Homem-Aranha 3"). Como comentei agora há pouco no blog do Felipe (que comentou essa entrevista), o Fernando é um dos melhores diretores da atualidade, afinal não é qualquer um que consegue fazer dois filmes excelentes em seqüência (seria ótimo, então, fechar a trilogia com mais um grande trabalho).

Acho que concordo, aliás, entendo o diretor. Puxa, muita gente criticou "O Jardineiro Fiel" sem necessidade alguma. Lógico que é um ponto de vista, mas às vezes falta um pouco de respeito em algumas críticas (não de profissionais sérios, claro). Por exemplo, eu posso não gostar muito de "Oldboy", mas não vou sair por aí dizendo que o filme é uma porcaria (reservo esse tipo de comentário para filmes que mereçam mesmo, tipo "Motoqueiro Fantasma", hehehehe). Enfim, continuo sendo fã do Meirelles, mas essa opinião não é totalmente certa - ele já havia dito antes que ficou bem chateado com a recepção de alguns críticos em relação a "O Jardineiro Fiel", mas também é impossível agradar a todos...

Adorei o sistema de enquetes. Meu voto foi pro De Niro, sem dúvidas...

Té mais e bom feriado!

 
At 10:42 AM, abril 05, 2007, Blogger Kamila said...

Que texto interessante, Otávio.

Não vejo o crítico como um julgador de obras. Acho que o papel principal do crítico é tentar enxergar algo, nos filmes/livros/discos/, que passa despercebido pelo espectador comum.

 
At 10:42 AM, abril 05, 2007, Blogger Kamila said...

Me esqueci de lhe desejar um bom feriado!!

 
At 3:11 PM, abril 05, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Bom feriado, amigos!

Até!

 
At 7:23 PM, abril 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

hahaha Eu lembro dessa declaracao do Scorcese, achei o maximo na epoca.. Mas o pior eh que tem muito critico arrogante mesmo, nao sao todos, mas que tem, tem... Continue assim, Otavio! Afinal, uma resenha eh como vc disse, uma opiniao, um ponto de vista, nao a verdade absoluta, tanto que vc pode odiar algo que eu amei ou vice-versa.

 
At 7:25 PM, abril 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ah, e concordo com Kamila, acho que a coisa deveria caminhar por aih mesmo. Mas o que mata eh esse dever de dar notas aos filmes e afins.

 
At 11:23 PM, abril 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Eu sou da opinião de que se tá na chuva é pra se molhar, dono da verdade ninguém é. Opinião todos temos, assim como o direito de expressá-la, mas sim, tem muito crítico chato mesmo.

Otávio, to jogando o GOW 2, é absurdamente e ignorantemente espetacular! Conseguiu ser melhor que o 1.

Boa páscoa! Abs!

 
At 2:25 AM, abril 06, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Bom, esse é um assunto polêmico, mas eu penso mais ou menos como o Meirelles, nosso maior nome do cinema, não me considero crítico, sou um cinéfilo que gosto de comentar sobre filmes que adoro, procuro sempre resenhar sobre filmes que gostei, "pulando" os que não gostei, até para não perder meu tempo, mas é complicado mesmo, tem filmes que são ruins de doer e é dificil não falar mal.

 
At 11:43 PM, abril 08, 2007, Blogger Alex Gonçalves said...

Sempre fiquei intrigado com este tema, só que do modo como as pessoas se comportam ao ler uma crítica qualquer. Para mim, é apenas uma opinião/comentário de todos os pontos fortes e fracos que foram perceptíveis em uma obra vista, só que no modo subjetivo. Nada mais. Vejo muitos cinéfilos que condenam críticos especializados e até mesmo nós, blogueiros, mas ambos escrevem textos como um ponto de vista, e ponto de vista é algo que todos possuem. Acho uma injustiça toda a ira que as pessoas usam contra indivíduos que tem essa dedicação em mostrar uma análise, e os diretores de cinema deveriam estar cientes disto.

 

Postar um comentário

<< Home