quarta-feira, agosto 15, 2007

Escorregando para a Glória


Por Denis Torres Ferreira

Will Ferrell e Jon Heder conseguem extrair boas risadas em Escorregando para a Glória (Blades of Glory, 2007), uma comédia despretensiosa e leve, no melhor estilo besteirol que só os norte-americanos conseguem fazer. É aquele tipo de filme saudável para quem deseja ir ao cinema sem esperar muita coisa e ver algo livre de tramas complexas. A história é cheia de clichês, porém o que importa aqui é a química entre a dupla principal, Ferrell e Heder, que acaba dando certo. Tente não dar risada se você for capaz.

Jon Heder interpreta Jimmy MacElroy, um dos dançarinos “top” de patinação artística, órfão adotado por um milionário, que enxergou seu potencial e aptidão desde criança. Will Ferrell é Chazz Michael Michaels, o “grande” rival de MacElroy, que possui um estilo de patinação “sexy”, totalmente diferente do jeito certinho e clássico de seu oponente. A confusão começa quando ambos empatam num concurso e ficam em primeiro lugar, divindo a medalha de ouro. Não conformados com a situação, eles brigam em pleno pódio com conseqüências desastrosas e, por isso, são banidos de competições para sempre! Após alguns anos em empregos insatisfatórios, ambos acham uma brecha na lei e descobrem que podem competir em duplas. Adivinha quem será o par de quem. É aí que a história fica engraçada - um precisa se adaptar ao estilo de dança do outro e, principalmente, tentam aprender a conviver juntos.

Além disso, Escorregando para a Glória tem bons momentos ao retratar o personagem de Ferrell como viciado em sexo. Chazz Michael Michaels freqüenta reuniões de sexólatras anônimos para superar seu “pequeno” problema. Até nisso, eles são diferentes: Jimmy MacElroy é iniciante na arte do amor e se apaixona por uma garota, que pode estar na cama de ... quem será?

O final do filme é bacana e a dupla se despede em “grand style”. Para quem não se lembra, Jon Heder ficou famoso ao interpretar o personagem Napoleon Dynamite, filme indie que se tornou um grande sucesso nos EUA, mas foi direto para as locadoras no Brasil. Quem não assistiu a Napoleon Dynamite não sabe o que está perdendo, pois é uma das melhores comédias feitas no início dessa década. É aquele filme para se “amar ou odiar”, mas que não deixa ninguém indiferente.

PS: Não tente imitar o movimento “Lótus de Ferro”, a menos que queira ficar sem a cabeça.

Escorregando para a Glória (Blades of Glory, 2007)

Direção: Josh Gordon e Will Speck
Elenco: Will Ferrell, Jon Heder, Will Arnett, Amy Poehler, Jenna Fischer, William Fichtner, Craig T. Nelson e Romany Malco

3 Comments:

At 12:28 PM, agosto 15, 2007, Blogger Flávia said...

Deve ser muito engraçado...

Bjs!

 
At 4:51 PM, agosto 15, 2007, Blogger Kamila said...

Quero muito assistir a este filme, mas dependo da estréia dele na minha cidade. Aposto que deve ser muito engraçado. Além disso, quero ver o Jon Heder e Will Ferrell fazendo aquelas rotinas no gelo!

 
At 5:38 PM, agosto 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

Sem dúvida um dos filmes mais divertidos do ano! Quase nunca gosto desse tipo de comédia, mas como foi dito, é imposssível não dar risada em certos momentos. Ainda não vi "Napoleon Dynamite", mas o Heder está muito bem aqui. E que movimento pergigoso é esse "Lótus de Ferro", hein? Jamais faria aquilo, hehehehe...

Bela crítica, Denis.

 

Postar um comentário

<< Home