terça-feira, agosto 14, 2007

O papelão de quem pensa que é ÃO

Olha, gente... vocês sabem que o assunto aqui no blog é 90% voltado para cinema, enquanto 10% do espaço é reservado para séries de TV, certo? Mas neste post, quero manifestar minha indignação para uma campanha equivocada de um grande, respeitado e admirado veículo do "estado de São Paulo".

Tenho amigos lá e, no momento, eu não quero citar o nome do jornal, mas a agência Talent lançou uma campanha deste veículo "contra" blogs.

O tema é "Por onde você tem clicado, hein?". O ataque (não vejo outro nome) chama os blogueiros de fracassados e macacos. Você leu corretamente: macacos! E tudo isso acontece na hora em que muitos já reconhecem ser possível encontrar bons conteúdos em blogs. Eles estão com medo dos blogueiros? Só pode ser. Aliás, eles estão generalizando - o que já significa um erro. Na opinião deles, um blog sobre moda pode ser feito por alguém que se veste mal. Na cabeça dos responsáveis pelo ataque, um blogueiro que escreve sobre cinema não tem credibilidade nenhuma e possui conhecimento cinematográfico "nota zero". Mas eles esquecem, que muitos de seus jornalistas têm blogs. E muitos deles não escrevem tão bem (e com tanta paixão) quanto muitos blogueiros com talento e vontade de crescer. E sei de jornalistas que não têm nada disso. Mas eles estão lá.

Gosto de cinema desde os nove anos de idade, graças a uma VHS copiada por meu tio de Os Caçadores da Arca Perdida. Na seqüência, vi Guerra nas Estrelas, O Império Contra-Ataca e... pronto! Eu estava fisgado. Nunca vi um filme por obrigação como muitos críticos, que choram esse gravíssimo stress proporcionado pelo ingrato ganha-pão deles. Faço isso por pura paixão. O blog HOLLYWOODIANO não segue o "copiar e colar". Alguns posts são notícias retiradas de veículos de total confiança. Óbvio. "Tudo" está em "todo lugar". Mas os posts deste blog expressam opiniões próprias. Cada post recebe uma avaliação justa - seja notícia ou crítica.

As reações dos blogueiros ao ataque e as peças da campanha, estão no Brainstorm 9.

16 Comments:

At 1:17 PM, agosto 14, 2007, Anonymous Anônimo said...

E que ataque hein...
também acredito que estejam com medo, afinal, já li muitos blogs (principalmente o seu) que superam a crítica especializada em conteúdo, crítica e artigos. Será que eles não tem coisa melhor para fazer não? Como, por exemplo, assistir filme e falar mal deles...

 
At 2:43 PM, agosto 14, 2007, Blogger Flávia said...

Lamentável a campanha do Estadão. O que eles ganham atacando os blogs? Será que estão com medo do público perceber que pode produzir e ler informações sem os filtros de editores e donos de jornal que defendem seus próprios interesses e os dos anunciantes?

Claro que existe muito blog mal escrito por aí e a internet, justamente por não ter esses filtros, é terreno propício para conteúdos dispensáveis e sem credibilidade. Mas também há muito jornal mal escrito e qualquer leitor mais atento consegue separar o joio do trigo.

Acho que os blogs são um fenômeno de comunicação fascinante, que têm potencial para contribuir com informação de qualidade e interatividade. A internet dá oportunidade que as pessoas se tornem emissoras de conteúdo, em vez de simples receptoras.

É preocupante a atitude de um veículo conceituado como o Estadão de estereotipar os blogueiros. A campanha só desinforma. Se não tinham nada de bom a acrescentar, perderam uma boa oportunidade de ficar calados.

 
At 4:03 PM, agosto 14, 2007, Blogger Marcus Vinícius said...

Como sou do RS não leio o Estadão, somente a Folha de vez enquando , além dos jornais locais, claro. Mas enfim, e por essas e outra que eles sempre serão a pequena e simpática (aquela coisa querida, que não incomoda ninguém) sombra da Folha de SP. E tenho dito. =]

 
At 5:03 PM, agosto 14, 2007, Blogger Kamila said...

Não tenho o costume de ler o Estadão (prefiro a Folha de São Paulo), mas lamentável esse tipo de campanha. Até porque tem muito blog que é muito melhor do que muita matéria que a gente lê nesses jornais sobre o mesmo tema.

 
At 5:04 PM, agosto 14, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Kamila, não recebi seu e-mail.

Bjs!

 
At 5:34 PM, agosto 14, 2007, Anonymous Anônimo said...

Ridículo.
É nítida a preocupação de um grupo elitista, algo típico de boa parte da área (repare que, como um sábio macaco, não estou generalizando). Pior que de certa forma há até uma verdade nisso, mas o que realmente preocupa é o tom ofensivo de uma camapnha desesperada em resgatar o valor de um jornalista graduado, pós-graduado, mestre, doutor...

Hoje em dia o diploma ainda conta, mas se sustentar no mercado de forma eficiente, ainda mais num ramo onde o que conta é saber se expressar de forma atraente, é tarefa para aquele que sabe usar o talento que tem, que se aprefeiçoa e que tenta fazer algo realmente diferente, colocando acima te todas as suas ambições o respeito por quem acompanha o seu trabalho.

Esta campanha é não apenas um ataque aberto a nós, blogueiros, quanto àqueles que nos lêem todos os dias e acham nossos textos dignos de comentários e discussões. É chamar quem está do outro lado do monitor de macaco, tanto quanto quem se dedica a escrever.

Fiquei indignado e vou aderir a campanha!!!

 
At 6:11 PM, agosto 14, 2007, Blogger Kamila said...

Otávio, acabei de re-enviar o e-mail que eu tinha mandado.

Me avisa se recebeu, por favor?

Beijos.

 
At 6:44 PM, agosto 14, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Recebi, Kamila! Obrigado!

Bjs!

 
At 9:39 AM, agosto 15, 2007, Blogger Museu do Cinema said...

Olha Otávio, não vi esse ataque, quer dizer não li, mas sobre seu post, é isso mesmo que escreveste, só pode tar doendo em algum lugar para essa gratuidade de violência.

Vc foi brilhante quando disse que assiste filmes por prazer, ao contrário de muitos desses críticos. Essa é a grande diferenciação.

 
At 11:34 AM, agosto 15, 2007, Anonymous Anônimo said...

É triste ver essa campanha anti-democrática que o Estadinho faz. Sempre gostei mais da Folha e a coisa mais legal da internet são os blogs e o You tube, pois eles permitem uma "conversa" mais saúdavel e não são presos por convenções, o que torna a leitura de muitas revistas e jornais chata. Sem contar que os blogueiros fazem isso por paixão, pois a maioria deles não ganha dinheiro com isso. Existe coisa mais bonita? E tudo que é feito com essa vontade já sai na frente dos chamados veículos "oficiais" de informação. Abaixo a mentalidade tacanha!!!

 
At 11:58 AM, agosto 16, 2007, Anonymous Anônimo said...

É por uma coisa dessas que continuo preferindo pensar "inho".
Só frequento este blog pq as opiniões aqui postadas são verdadeiras,tenho prazer em ler os textos postados e tbm poder dar a minha opinião.
Na verdade, prefiro ver a cotação dos filmes aqui no blog não as dadas por um crítico que vai ao cinema (de graça) por obrigação, fica o filme inteiro se revirando na cadeira,sem se deixar levar pelo filme. No dia seguinte sua resenha detona o filme (que na sua maioria agrada ao público).
Infantil e estúpida, é como resumo a atitude do ESTADÃO.
Não deixo de visitar o Hollywoodiano nem um dia sequer e, vou continuar agindo assim.
Abaixo quem pensa "ÃO".

 
At 12:06 PM, agosto 16, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Muito obrigado, Áurea! Todos vcs!

Abs a abs!

 
At 9:25 AM, agosto 17, 2007, Blogger Romeika said...

Meu Deus do céu, que coisa triste e absurda essa "campanha"... É claro que estão com medo dos blogs, com medo de perder seus leitores para os blogs etc. Eu sou uma das leitoras que já migrou para os blogs em busca de notícias, críticas, novidades, etc há muito tempo. Ainda frequento alguns poucos sites de cinema casualmente, além de alguns blogs escritos por jornalistas, mas raramente leio críticas de revistas e jornais, e revistas de moda, compro uma vez por ano e olhe lá... Prefiro as publicações mais alternativas de moda, além de alguns blogs.

Uma vergonha essa campanha. Um ultraje aos que se empenham em disseminar cultura a um país como o nosso. Os blogueiros deveriam ser parabenizados e não tratados dessa maneira.

 
At 2:39 PM, agosto 17, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

É Romeika... Isso é lamentável mesmo... Só nos resta rezar por eles...
;)

Bjs!

 
At 6:08 PM, agosto 17, 2007, Anonymous Anônimo said...

Otávio,

Parabéns pela sua coragem e eplos argumentos para criticar a acampanha do Estadão que é de extremo mau gosto e sem razão.

Fabiana

 
At 8:28 PM, agosto 17, 2007, Blogger Wanderley Teixeira said...

Até ler os posts de alguns de vcs nunca tinha visto essa campanha publicitária.Ela generaliza demais quem escreve blog.Está certíssimo.Ataque desnecessário,tem espaço para todos.

 

Postar um comentário

<< Home