segunda-feira, novembro 19, 2007

Tá Dando Onda


Alguém aí sabe me dizer se Hollywood continuará a explorar o universo dos pingüins nos próximos anos? A tendência é um problema nessa indústria. Quando os franceses fizeram o documentário A Marcha dos Pingüins, os americanos não poderiam ficar atrás. Partiram para a animação e aprontaram Happy Feet, que é maravilhoso. Mas será que todo ano tem que ter uma aventura estrelada por pingüins?

Acho que os executivos devem pensar no projeto assim: "Se o Mumble de Happy Feet pode dançar, os nossos pingüins podem surfar". Não sei se a idéia para Tá Dando Onda (Surf's Up, 2007) surgiu antes do vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2006, mas o sistema funciona mais ou menos dessa forma. Só pode ser.

Ainda bem que toda regra tem uma exceção. E não é que esse desenho é bem legal? Está certo que Tá Dando Onda não é nenhum Ratatouille e nem carrega a genialidade de qualquer outra produção da Pixar (também não é uma grande surpresa quanto Happy Feet), mas tem charme suficiente para divertir e emocionar adultos e crianças sem jamais deixar o ritmo cair.

E é impressionante testemunhar o avanço da tecnologia de um filme para outro. Há uns anos atrás, eu sabia que um dos efeitos mais difíceis (e ainda irreais) de criar era a água ou, pior, as ondas do mar. É uma vitória dos magos digitais de Hollywood, que contribuiram diretamente para gerar uma simpatia pelos pequenos protagonistas dessa animação, que praticamente flutuam ou deslizam no oceano.

A saga do pingüim Cody Maverick (voz de Shia LaBeouf), que sonha se tornar um surfista de primeira como seu ídolo Big Z (um Jeff Bridges meio Grande Lebowski) está para esse esporte radical sob pranchas assim como Karate Kid está para o... karatê. Maverick é Daniel-san e Big Z é o Sr. Miyagi. É uma história de amizade e superação como Hollywood adora contar volta e meia, mas acima de tudo, a animação de Ash Brannon e Chris Buck é uma declaração de amor ao surfe. Principalmente pela opção de narrar a trama como se fosse um documentário. E as ondas jamais foram tão bonitas numa sala escura quanto nesse filme.

É engraçado, visualmente deslumbrante, mas esquecível. Nunca ruim. E a sessão de Tá Dando Onda funciona muito mais com uma platéia cheia de crianças. Dessa vez, passa. Só que da próxima vez, por favor, nada de pingüins.

Tá Dando Onda (Surf's Up, 2007)
Direção: Ash Brannon e Chris Buck
Roteiro: Don Rhymer e Ash Brannon
Com as vozes de Shia LaBeouf, Jeff Bridges, Zooey Deschanel, Jon Heder, James Woods, Diedrich Bader, Mario Cantone, Mikey Abromowitz e Kelly Slater

4 Comments:

At 10:34 PM, novembro 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Esse negócio de tendência sempre existiu. O genial Procurando Nemo teve o regular O Espanta Tubarões; O bom Madagascar teve o mediocre Selvagem e por aí vai...Happy Feet foi maravilhoso e dúvido muito que Ta Dando Onda possa chegar ao seu nível, mas a verdade é que nunca sabemos ao certo qual filme surgiu antes, mas sei que, de uma maneira ou de outra, a produção é impulsionada pelo sucesso da outra.

Enfim, pelo jeito vale a pena ver e tentarei ainda conferir nos cinemas.

Ciao!

 
At 11:18 PM, novembro 19, 2007, Blogger Kamila said...

Eu acho que "Tá Dando Onda" é uma animação para adultos. A trilha sonora é fantástica e a animação excelente, especialmente nas cenas de surf. A Sony Animation se destaca como uma das produtoras mais criativas do gênero.

 
At 11:37 PM, novembro 19, 2007, Anonymous Anônimo said...

Errr... realmente essa 'onda' dos pingüins tá rendendo, hein? Adorei todos os filmes, incluindo esse "Tá Dando Onda", que tem um visual fantástico mesmo.

Abraço!

 
At 2:46 PM, novembro 20, 2007, Blogger Otavio Almeida said...

Eu achei TÁ DANDO ONDA legal. Duas estrelas e meia foi elogio...;-)

Adorei o visual e me diverti bastante... mas sei que vou esquecer logo do filme.

Abs!

 

Postar um comentário

<< Home