terça-feira, março 25, 2008

Akira vem aí e o bicho vai pegar


Senhoras e senhores, isso sim é um lançamento para deixar os nerds de plantão em estado absoluto de euforia. Marque esta data: 23 de abril. Não. Não é um livro do Harry Potter, mas o DVD de Akira, a obra-prima de Katsuhiro Otomo, que completa duas décadas neste ano.

Quem nunca viu, não sabe o que está perdendo. É um analgésico e tanto para o marasmo de Hollywood. Akira é um clássico animê baseado no mangá do próprio Otomo, que influenciou uma geração inteira. A animação jamais foi a mesma em matéria de movimento e definição de imagem.

Mas o que é Akira? Ficção científica ou fantasia? Sei que é resultado da imaginação de Otomo, algo que jamais sairia de um cérebro ocidental. Quando vi Akira, eu era bem pequeno e enfrentei
conceitos de uma obra de arte oriental pela primeira vez - tirando, claro, desenhos e séries de TV como Spectreman e Ultraman. Mas fiquei fascinado pelo outro lado. Já revi algumas vezes e sempre tem uma coisa nova a ser descoberta neste universo único e arrebatador. Explicar Akira pode deixar uma mente pura meio confusa. É preciso ver para crer.

Acho que Akira foi uma obra fundamental para o atual cinema de Hollywood, que utiliza muita computação gráfica. Não somente para criar (ou recriar) personagens e mundos fantásticos, mas também para simular movimentos que substituem o trabalho das câmeras. Essa influência não ficou restrita a técnicas, mas cada detalhe nos cenários e locais onde a história se passa mexeu com a cabeça de muita gente, assim como a própria trama. Por exemplo, os Irmãos Wachowski, de Matrix e Speed Racer, não são fãs apenas de O Exterminador do Futuro e Metrópolis.

A notícia ruim em torno de Akira é que a Warner confirmou uma versão live action para 2009. Parece que será em duas partes - é a nova e infeliz mania de Hollywood, que já atingiu O Hobbit e Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Mas esqueça o filme. O DVD de Akira chegará em duas versões no dia 23 de abril. Uma delas é edição para colecionador, que vem numa lata bacana com a arte ao lado.

5 Comments:

At 10:24 PM, março 25, 2008, Anonymous Anônimo said...

Não vi. Pior que este seu post me deixou tão intrigado que vou acabar comprando quando sair, já que nenhuma locadora aqui vai comprar mesmo. Espero que valha a pena!

Ciao!

 
At 12:41 AM, março 26, 2008, Anonymous Anônimo said...

Também não vi, mas acredito saber o que estou perdendo - afinal, já me recomendaram "Akira" diversas vezes. Com esse lançamento, espero finalmente conferir esse clássico da animação. E não sabia que terá uma versão live action...

Abraço!

 
At 10:32 AM, março 26, 2008, Blogger Otavio Almeida said...

Sim. Teremos um filme de carne e osso. AKIRA é esquisitão, gente. É preciso embarcar nesse universo único para aproveitar todas as suas qualidades.

Se quiserem testar Katsuhiro Otomo, recomendo o aluguel do DVD de STEAMBOY, seu mais recente trabalho. Eu acho maravilhoso. Mas compreendo que não é para todos os gostos. No entanto, STEAMBOY é mais "fácil" que AKIRA.

Abs!

 
At 12:40 AM, março 27, 2008, Anonymous Anônimo said...

Otavio, eu assisti Steamboy. Tem um tempinho já, mas lembro que adorei a inventividade e a narrativa.

Ciao!

 
At 9:07 PM, março 27, 2008, Blogger Unknown said...

Bom, já ouvi falar de tudo sobre "Akira", mas conhecer, efetivamente o clássico, eu não conheço. Nunca é tarde para consertar os erros, não? :-) Pelo menos espero que seja um erro não conhecer o desenho...

 

Postar um comentário

<< Home